Facebook pixel
>Blog>Programação
Programação

Rust: o que é, como usar e exemplos práticos de frameworks

Criada em 2010 pela Mozilla, a linguagem de programação Rust vem se tornando uma das mais populares nos últimos anos.

Criada em 2010 pela Mozilla, a linguagem de programação Rust vem se tornando uma das mais populares nos últimos anos. 

É também considerada a favorita dos desenvolvedores, de acordo com uma pesquisa realizada pela StackOverFlow.

Mas por que essa linguagem chama tanto a atenção das empresas e dos programadores? Entenda melhor sobre Rust e conheça suas possibilidades de uso e frameworks!

Conheça a linguagem Rust

A linguagem de programação Rust foi lançada pela Mozilla e é considerada moderna, por ter sido criada já seguindo parâmetros de computação mais recentes. 

É uma linguagem compilada e multiparadigma, sendo esses grandes diferenciais, como entenderemos melhor na explicação sobre seus princípios, a seguir. 

É utilizada para desenvolvimento back-end e foi criada para permitir uma boa performance tanto em sistemas de baixo nível quanto de alto nível. 

A linguagem de programação Rust foi criada com o intuito de substituir o C++ nos projetos da Mozilla, com o foco de tornar o desenvolvimento e a execução mais rápida, com menos falhas e mais seguros. 

A linguagem era, na verdade, um projeto pessoal de Graydon Hoare, um dos funcionários da Mozilla. Em 2009, a Mozilla começou a apoiar o projeto e lançou a linguagem de programação Rust em 2010, em código aberto (Open Source). 

Também começou a utilizar o Rust em seus produtos digitais, como os navegadores Mozilla Firefox. Porém, a primeira versão estável da linguagem só foi lançada em 2015, quando a linguagem começou a ganhar mais usos. 

Um ponto interessante sobre a linguagem de programação Rust é que, apesar de popular, não é considerada fácil pelos programadores. 

Na verdade, criar um projeto em Rust exige conhecimentos vastos em lógica de programação, construção em multiparadigma e atenção com sua sintaxe. 

Ou seja, quem deseja aprender a programar em Rust precisa ter em mente que o processo exigirá esforço e, principalmente, muito treino. 

Por outro lado, programadores que conhecem Rust acabam sendo muito mais valorizados pelas empresas que utilizam a linguagem, pois contam com conhecimentos específicos que fazem toda a diferença na hora do desenvolvimento. 

Para que serve a linguagem de programação Rust? 

O Rust é utilizado no desenvolvimento back-end de diversos tipos de aplicações, ferramentas e softwares. Também passou a ser utilizado para full-stack, principalmente com uso de frameworks. 

É possível aplicar a linguagem para Web, ferramentas de DevOps, aplicativos de Internet of Thing (IoT) e jogos. Também é muito utilizada para desenvolvimento de softwares diversos. 

Programação Back-End Desenvolva sistemas, APIs e aplicações web escaláveis e flexíveis com JavaScript e Node.js, aprendendo como utilizar bancos de dados SQL e NoSQL, implementar testes unitários, além de adotar boas práticas e design patterns em código.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Programação Back-End
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

É possível citar o Firefox, da própria Mozilla, Dropbox e na Firecracker, da Amazon, entre muitas outras. 

Além das big techs (as “gigantes” da tecnologia), é uma linguagem que vem se tornando popular também entre startups e empresas mais novas, por conta de suas possibilidades de uso. 

Outro ponto que a torna muito popular também são algumas das características citadas acima, como segurança e desempenho. 

Tudo isso é entregue graças aos princípios e conceitos que norteiam a linguagem de programação Rust.  

Princípios da linguagem de programação Rust

Antes de começar a estudar sobre Rust, é preciso entender os conceitos e princípios que estão por trás de seu funcionamento. 

Isso porque são essas características que tornam essa linguagem uma das mais versáteis e queridas pelas empresas. 

Assim, o primeiro passo é sempre entender, ao certo, quais as possibilidades da linguagem. Acompanhe!

Linguagem multiparadigma

O Rust é uma linguagem multiparadigma que permite utilizar diferentes métodos de desenvolvimento, sendo eles: funcional, imperativa e orientada a objetos. 

Essa é a principal característica do Rust, sendo também um de seus maiores diferenciais no mercado. 

O paradigma de programação é, de maneira geral, o “estilo” seguido para que um código consiga ser executado. O paradigma da linguagem é o que define como o código deve ser escrito, como acontece sua execução e em que tipo de situações pode ser utilizada. 

Cada tipo de paradigma conta com suas regras para funcionamento. Sendo multiparadigma, o Rust consegue construir códigos seguindo diferentes “estilos” de programação. 

Por isso, a característica de multiparadigma torna o Rust atraente para o mercado, mas também um pouco mais complicado de trabalhar, pois sua sintaxe conta com muitos detalhes. 

Linguagem compilada

O fato do Rust ser uma linguagem compilada é o que torna possível deixar de lado o garbage collector e a necessidade de uma máquina virtual para rodar o código. as

Em uma linguagem compilada o código-fonte passa pelo compilador, que faz a tradução daquele código para a linguagem de máquina. Isso permite que a aplicação rode diretamente no processador. 

Para fins de curiosidade, existem também as linguagens interpretadas, em que o código-fonte para pelo interpretador, que o transforma em linguagem de baixo nível executável. 

Sem Garbage Collector

Outra característica marcante da linguagem de programação Rust é o fato da compilação não utilizar o garbage collector, ou coletor de lixo, em português. 

Esse mecanismo é utilizado para encontrar espaços de memória que já contam com um dado alocado, mas que não estão mais em utilização. Assim, esse dado é “jogado no lixo” e abre espaço para outros dados serem alocados. Em outras palavras, é uma maneira de gerenciar a memória do sistema.

No caso do Rust, esse gerenciamento de memória é feito durante o processo de compilação, tirando a necessidade de uso do garbage collector. 

Além de aumentar a agilidade (por não ter a necessidade de runtime rodando com a aplicação), também evita as falhas na compilação e execução, por isso se torna um diferencial. 

Compilador eficiente

Como vimos, a linguagem de programação Rust é compilada, assim, passa pelo compilador para que o código seja executado. 

Porém, um diferencial dessa linguagem é o fato de seu compilador ser mais eficiente se comparado com o de outras linguagens, pois consegue detectar erros que interfiram na aplicação já na compilação. 

Isso torna a execução muito mais segura e eficiente, o que, em sistemas de alto nível, é algo extremamente importante. 

Essa é uma característica relacionada com o garbage collector. Isso porque o compilador é o responsável por eliminar as variáveis não utilizadas automaticamente. Assim, tira a necessidade do coletor nessa linguagem. 

Programação Back-End Desenvolva sistemas, APIs e aplicações web escaláveis e flexíveis com JavaScript e Node.js, aprendendo como utilizar bancos de dados SQL e NoSQL, implementar testes unitários, além de adotar boas práticas e design patterns em código.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Programação Back-End
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Tipagem estática

Quando se diz que uma linguagem de programação usa tipagem estática significa que os tipos das variáveis de um programa são definidos no código, fazendo com que sejam checados durante a compilação.

Essa é uma característica que garante a confiabilidade da linguagem, sendo que esse era um dos principais objetivos em sua criação. 

Apesar dessa vantagem, a tipagem estática não agrada a todos os programadores, pois muitos preferem linguagens com tipagem dinâmica. 

Porém, no contexto de Rust, essa é uma característica essencial para o bom funcionamento de seu compilador, que faz o gerenciamento de erros em tempo de execução. 

Frameworks para Rust

Outro ponto que atrai cada vez mais programadores para aprenderem Rust é a quantidade de frameworks disponíveis para essa linguagem. 

Frameworks são estruturas de código, como “códigos padrão”, que podem ser utilizadas para acelerar o processo de escrita de um código, principalmente para funções mais simples da aplicação ou que já têm essa construção padrão. 

Essa estrutura conta não apenas com a sintaxe da linguagem em si, mas também já traz as ferramentas e bibliotecas necessárias para a construção, teste e execução do código. 

Sendo uma linguagem considerada mais complexa, é natural que, com o tempo, a própria comunidade crie frameworks para contribuir com o trabalho de outros desenvolvedores e também para a evolução da linguagem. 

Os principais frameworks de Rust 

  • Rocket: um dos mais conhecidos e completos, é muito utilizado para desenvolvimento full-stack, principalmente para Web. Conta com muitas funcionalidades, bibliotecas e ferramentas e serve não apenas para acelerar o processo de desenvolvimento como também para torná-lo mais seguro. 
  • Actix: é considerado um ótimo framework para web, pois auxilia na escrita do código e aumenta a velocidade de compilação e execução. Também é muito indicado para back-end, com estruturas de lógica bem definidas.
  • Yew: com inspiração na biblioteca React Native para JavaScript, conta com uma estrutura que auxilia na criação de aplicações para web de execução simultânea. Conta com vários pontos positivos, sendo um deles a possibilidade de reutilização de componentes no código de maneira organizada e que evita bugs na compilação; 
  • Nickel: framework para web, ainda não é tão popular, apesar de ter funcionalidades bastante interessantes. Foi inspirado em em frameworks de JavaScript, então pode ser mais amigável para quem já conhece essa linguagem.  

Documentação da linguagem de programação Rust

Uma das melhores maneiras de aprofundar seus conhecimentos em uma linguagem de programação é acompanhar sua documentação. A de Rust é bastante completa e pode ser encontrada no site oficial da linguagem. 

No site você acessa informações tanto sobre a linguagem em si como acesso aos guias de como cada coisa funciona, conhece a sintaxe e vê exemplos para poder aplicar. 

Existe inclusive uma aba chamada “Learn”, com um editor de código online que permite que você teste seus aprendizados diretamente no site. 

Essa é uma maneira de conseguir ter o conhecimento de base Rust e acompanhar seus estudos com a documentação oficial. 

Porque aprender Rust

Como vimos, o Rust é uma linguagem de programação adequada às necessidades atuais do mercado e conta com inúmeras vantagens bem vistas pelas principais empresas do mercado. 

Do lado do programador, aprender Rust precisa ser visto como um investimento para o futuro. 

Isso porque a linguagem de programação Rust já é utilizada para muitas aplicações e isso só tende a aumentar com o tempo. 

Além disso, o fato de ser uma linguagem multiparadigma faz com que o profissional tenha uma visão cada vez mais ampla da área de programação, o que também é algo bem visto pelos empregadores. 

Um ponto interessante que vale ser comentado é que Rust é considerada uma linguagem mais complexa, que já exige conhecimentos prévios em lógica de programação e diferentes paradigmas. 

Por isso, não é tão indicada para quem está entrando agora para a área, apesar de ser possível aprender com foco, estudo e bastante treino – assim como qualquer outro conhecimento na vida. 

Se você quer se destacar na sua carreira de programador e ter diferenciais importantes em seu currículo, conheça nossa Trilha de Programação para aprender mais sobre a linguagem de programação Rust e muitos outros conceitos!

Programação Back-End Desenvolva sistemas, APIs e aplicações web escaláveis e flexíveis com JavaScript e Node.js, aprendendo como utilizar bancos de dados SQL e NoSQL, implementar testes unitários, além de adotar boas práticas e design patterns em código.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Programação Back-End
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Curso Completo de
Programação Back-End

Desenvolva sistemas, APIs e aplicações web escaláveis e flexíveis com JavaScript e Node.js, aprendendo como utilizar bancos de dados SQL e NoSQL, implementar testes unitários, além de adotar boas práticas e design patterns em código.

Ao clicar no botão ”Entre na Lista de Espera”, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

CONHEÇA A AWARI

Compartilhe seus objetivos de carreira com a Awari

Nós queremos construir uma comunidade onde membros tenham objetivos compartilhados, e levamos essas respostas em consideração na hora de avaliar sua candidatura.

Sobre o autor

Dê um salto em sua carreira com nosso curso de Programação Back-End

Desenvolva sistemas, APIs e aplicações web escaláveis e flexíveis com JavaScript e Node.js, aprendendo como utilizar bancos de dados SQL e NoSQL, implementar testes unitários, além de adotar boas práticas e design patterns em código.