Paradigmas de Programação: guia completo para iniciantes

Paradigmas de Programação: guia completo para iniciantes

Se você está estudando sobre programação, deve ter se deparado com o termo “paradigmas de programação”. Num primeiro olhar pode parecer um pouco confusa a definição de paradigma, que se confunde um pouco com as linguagens de programação.

Então criamos esse super conteúdo, bem explicativo e cheio de informações importantes para você aprender de vez o que são os paradigmas e como eles diferem das linguagens de programação. Vamos lá?

O que é paradigma de programação

Paradigma de programação, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma linguagem de programação como C, Java, ou Python, mas sim uma maneira de classificar as linguagens, uma metodologia.

É como se as linguagens de programação fossem uma ferramenta e o paradigma a forma como você usa essa ferramenta.

Na sua jornada de desenvolvedor você vai descobrir que existem muitas linguagens diferentes para aprender, e todas elas têm uma característica em comum: todas precisam de regras, e essas regras são os paradigmas que estamos estudando neste conteúdo.

Por que preciso aprender sobre paradigmas de programação?

Nem todos os paradigmas servem para o desenvolvimento de qualquer sistema, mas conhecer a fundo cada um deles é importante porque faz de você um profissional diferenciado; nem todos conhecem as regras de cada linguagem de programação.

Partindo desse princípio, acaba que você leva uma vantagem competitiva e sai na frente nos processos seletivos para vagas na área da programação.

Além disso, cada paradigma resolve necessidades diferentes de sistemas diferentes, então cada um deles – veremos com detalhes a seguir – representa um conjunto de técnicas mais adequadas para aplicações específicas.

Ao saber aplicar cada tipo de paradigma nas situações corretas, a produtividade no trabalho aumenta consideravelmente, já que a metodologia de aplicação vai estar condizente com as necessidades do sistema.

Tipos de paradigma

Os principais tipos de paradigmas são: imperativo, declarativo, funcional, lógico, orientado a objetos e orientado a eventos.

Os paradigmas imperativo e declarativo foram os dois primeiros a serem desenvolvidos, e os outros vieram como derivações.

Paradigma imperativo

No paradigma imperativo, como o nome já revela, o desenvolvedor cria uma instrução para que a máquina processe as execuções de uma determinada maneira. Dentro dessa categoria existem:

Procedural

Perfeita para programação geral; consiste em uma lista de instruções para o computador executar as tarefas, uma de cada vez.

A maioria das linguagens de programação que um desenvolvedor aprende na faculdade são procedurais, como C, C++ e Java, por exemplo

Orienta-se o uso do paradigma procedural quando houver uma operação complexa, com dependências entre execuções e há necessidade de visibilidade.

Também é interessante usar esse paradigma quando o programa é singular e tem poucos elementos compartilhados.

Assinatura Awari | Cursos Programação

Se o sistema é estático e não tem previsão de mudanças ou apenas a inclusão de alguns recursos adicionais no futuro, também se recomenda o uso do paradigma procedural.

Orientado ao Objeto

Esse paradigma é um dos mais aplicados por conta das vantagens que ele traz para o processo, como a modularidade do código e a função de criar relações entre problemas reais dentro dos termos de código.

É comumente utilizado nas linguagens de PHP, Java, Ruby, Python e C#. Quando muitos desenvolvedores trabalham em conjunto e não precisam entender com profundidade sobre cada componente, existe abundância em código e muitas mudanças são previstas no projeto, então vale a pena investir neste paradigma.

Computação Paralela

Aqui as instruções são divididas entre diversos processadores, então a metodologia permite que eles trabalhem em conjunto executando um mesmo programa em menos tempo e sem exigir tanto de seus mecanismos.

Amplamente utilizado nas linguagens C e C++, a computação paralela é indicada quando o sistema tem mais de uma CPU, processadores com mais de um núcleo, ou quando a solução dos problemas pode levar dias para acontecer e também quando se trabalha com inteligência artificial, modelagem ou simulações.

Paradigma declarativo

Ao contrário do paradigma imperativo, o declarativo apenas declara as propriedades do resultado a ser obtido pela máquina, sem orientá-la acerca de como devem ser feitos os cálculos.

Lógica

Na lógica de programação todas as orientações são baseadas em fatos, então esse paradigma usa o que sabe para desenvolver um resultado onde todos os fatos são verdadeiros e criam um cenário final.

Por exemplo, toda instituição de ensino oferece cursos, a Awari é uma instituição de ensino, portanto pela lógica, a Awari oferece cursos.

Algumas linguagens de programação que seguem a lógica são: Absys, Ciao, Alice, entre outras. Esse paradigma é importante para projetos com sistemas de redução, sistemas de tipos etc.

Funcional

O paradigma de programação funcional se origina na matemática, tanto que a sua base é o processamento de diversas funções matemáticas.

Ao compor o programa com funções curtas, todo o código está inserido em uma função e todas as variáveis têm um significado definido.

As linguagens que se adaptam a este paradigma são Haskell, Scala, Racket e JavaScrip.

Paradigma orientado a eventos

O paradigma de orientação a eventos é um pouco diferente: normalmente, é usado por códigos que precisam do uso de recursos gráficos, como jogos, por exemplo.

Aqui a execução do programa se dá conforme determinados eventos vão sendo criados pelo usuário. Isso significa que quem usa o sistema é quem define o momento em que o programa é executado.

💻 Quer ingressar na área de Programação? Conheça a Awari!

A Awari é uma plataforma completa com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira na área de Tecnologia.

Conheça nossos cursos de Programação, com intensivos de Front-End com React, Back-End com Javascript, DevOps, Desenvolvimento Web e React Native.

Saiba mais sobre a nossa jornada personalizada e materiais complementares feitos por especialistas no mercado.

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora