Mudança de Carreira: saiba como descobrir o momento certo

Mudança de Carreira: saiba como descobrir o momento certo

Estar insatisfeito com a carreira e a área de atuação é mais comum do que se imagina. De acordo com uma pesquisa realizada pelo aplicativo Survey Monkey, nove em cada dez brasileiros estão insatisfeitos com seu trabalho atual. Os motivos para o desejo de mudança de carreira são variados, mas geralmente estão relacionados ao descontentamento financeiro ou falta de oportunidades na área atual. 

Além disso, é também bastante comum a sensação de não estar usando toda a capacidade de trabalho ou querer desenvolver outras habilidades e se destacar mais na vida profissional. 

Com as mudanças do mundo, a carreira em tecnologia é uma das que mais atrai aqueles que estão descontentes com a carreira atual. 

Porém, a decisão de fazer a mudança de carreira nem sempre é fácil, mas algumas dicas podem ajudar você a avaliar se esse é o momento certo de mudar sua vida e trilhar um novo caminho profissional. Acompanhe. 

Como descobrir o momento de mudar de carreira 

De maneira geral, pode-se dizer que o momento certo de mudar de carreira é aquele em que você já conseguiu se planejar para isso, tanto mentalmente quanto financeiramente. 

A decisão de fazer uma transição ou mudança de carreira precisa ser feita com responsabilidade, pesquisando bem sobre a área que deseja seguir e se planejando para isso. 

Para isso, é preciso analisar diferentes fatores da sua vida atual e da que deseja seguir, para criar, então, seu plano de carreira. Acompanhe. 

Avalie sua situação atual na carreira

O primeiro ponto a ser analisado, claro, é sua situação atual de carreira. Assim, você consegue definir exatamente o que está incomodando: falta de oportunidade? Falta de retorno financeiro? Sem perspectiva de crescimento? 

Essa análise da carreira precisa passar por pontos como entender aonde você quer chegar e o que precisa para conquistar isso. 

É assim que, muitas vezes, percebe-se que a carreira atual não está alinhada com os planejamentos de trabalho e de vida.

Por isso, antes de buscar uma nova área, entenda primeiro qual é o “problema” com a atual. Se não, corre-se o risco de entrar em outra profissão que leve você à essa mesma situação no futuro. 

Faça uma autoavaliação

Autoconhecimento e autoavaliação são imprescindíveis no processo de decisão de mudança de carreira. Se a nova escolha não está alinhada com isso, há chances de também não ser acertada. 

É importante levar em conta:

  • seus valores de vida (o que deseja para o futuro, por exemplo);
  • o que está incomodando atualmente;
  • o que deseja mudar na sua vida atual;
  • o que está disposto a fazer;
  • em quanto tempo deseja ou precisa fazer a mudança de carreira;
  • porque, exatamente, você deseja enfrentar essa transição. 

Se está difícil encontrar respostas para todas essas perguntas, existem psicólogos e outros profissionais focados apenas em ajudar as pessoas nessa autoavaliação, para terem uma visão mais real daquilo que realmente desejam. 

Descubra suas habilidades

Um dos principais pontos de escolher uma carreira está em entender suas habilidades. É comum que sejamos melhor em algumas coisas do que em outros e você pode aproveitar suas skills para desenvolver sua carreira. 

Por exemplo, se você já tem habilidade no pensamento analítico, buscar parcerias que valorizem isso pode ser o ideal, pois você já tem essa skill com você. 

Aqui entra a importância do autoconhecimento, pois é a partir dele que você consegue descobrir quais são suas melhores habilidades. 

Por isso, antes de decidir, liste suas habilidades para entender qual seu perfil profissional. Existem também testes vocacionais para te ajudar nisso!

Fale com profissionais da nova área

Já tendo uma ideia de qual área deseja seguir, é uma ótima ideia conversar com outros profissionais que já trabalham nela ou que também fizeram transição. Assim, você equilibra suas expectativas e tem o relato de quem passou pelo mesmo que você. 

Também é interessante pesquisar sobre profissionais que você se inspira nessa nova área e ver o caminho que percorreu para chegar até ali. Dessa maneira você consegue entender os passos necessários para crescer em sua nova carreira. 

Passando por esses pontos é possível ter uma visão mais realista da mudança de carreira e decidir qual é o momento de fazer essa transição. 

Vale lembrar que decidir “o momento ideal” pode ser tão difícil quanto decidir a nova carreira, mas avaliando os pontos acima é possível tomar essa decisão de maneira mais fácil. 

Organizando a transição de carreira

Um dos pontos principais de fazer uma mudança de carreira é entender que é um processo de transição. 

Ou seja, não é algo que acontecerá de um dia para o outro, mas que exige esforço contínuo para que finalmente acabe a fase de transição e você, de fato, mude de carreira. 

Para isso, é preciso muita organização e disciplina para seguir o planejamento e não ficar adiando as oportunidades que surgirão para você. Para isso você precisa:

  • Listar o que precisa ser feito e monte uma estratégia: sua nova área precisa de outra graduação? É possível aprender sozinho? Quanto tempo precisará se dedicar diariamente a isso? 
  • Criar uma trilha de estudo e aprimoramento: pesquisar e listar tudo o que você precisar aprender ou desenvolver para entrar na nova área, considerando tanto hard skills quanto soft skills; 
  • Ter objetivos claros e com prazo: definir prazos é importante para que você tenha disciplina para seguir sua estratégia e não deixe os planos de mudança de lado quando surgir alguma dificuldade; 
  • Faça um planejamento financeiro: mudar de carreira pode significar, em alguns casos, começar ganhando menos do que o atual. Se esse for seu caso, é preciso ter uma reserva financeira para segurar os gastos da família nesse momento de transição. Por isso, considere isso em sua estratégia. 

Listamos aqui os principais pontos a serem avaliados para descobrir se é o momento de fazer sua mudança de carreira. Mas sabemos que tomar essa decisão não é algo simples e, por isso, que tal falar com os assessores de carreira da Awari? Assim você tira todas as suas dúvidas, principalmente se está pensando em entrar para a área da tecnologia.

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora