Programação de jogos: como começar na carreira

Programação de jogos: como começar na carreira

O mercado de trabalho para profissionais da programação de jogos está em alta e super aquecido, então se você se interessa pela área, veio ao lugar certo!

Neste conteúdo vamos descobrir o que é programação de jogos, quais assuntos são importantes dominar para começar a trabalhar na área, quais são as características de um bom perfil de programador de games e quais são as principais linguagens de programação que você precisa aprender. No final tem dica especial, então vamos juntos! 

O que é programação de jogos

A programação de jogos nada mais é do que o desenvolvimento de sistemas voltado para a construção dos games. 

Você já deve ter brincado com algum jogo no computador, pelo celular ou utilizando consoles como Xbox ou Playstation, por exemplo.

Mas o que provavelmente não se deu conta é que existe muita engenharia de software por trás dos controles daqueles bonequinhos que saem numa jornada cheia de aventuras – e que nos deixam completamente viciados, dependendo do storytelling 😅.

E não é só isso: o desenvolvimento de games é um trabalho multidisciplinar, que conta com diversos profissionais, como game designers, roteiristas de jogos, designers gráficos, designers de áudio e testadores.

Neste texto vamos nos aprofundar na área da programação, ou seja, as pessoas que botam a mão na massa de códigos e fazem o game rodar de fato no dispositivo do usuário.

Quem pode ser um programador de jogos

Qualquer pessoa que gosta de aprender sobre programação e está disposta a trabalhar em equipe criando as fases de uma jornada de entretenimento para milhões de pessoas está apta para trabalhar na área.

A partir do momento que o game designer e o roteirista criam a história e mapeiam o formato do jogo, como será a interação com o usuário e outras características macro, então chega a vez do programador desenvolver no código a base para que o jogo possa ser executado nas diferentes plataformas, como PC, consoles ou smartphones.

O processo é muito delicado e cada etapa tem que ser feita com cuidado e atenção; afinal de contas, qualquer erro pode representar um bug para o usuário, afetando a sua experiência e, diretamente, na vontade de continuar jogando.

Por que o desenvolvimento de games é uma área relevante?

O Brasil é o 13º país no mundo em consumo de jogos, e movimenta por ano cerca de 1,5 bilhão de dólares.

E isso não é tudo: em todo o mundo a indústria de games é tão grande que chega a bater as indústrias cinematográfica e fonográfica juntas.

Os games movimentam cerca de 100 bilhões de dólares por ano no mundo, mais que o dobro do cinema, que gera 40 bilhões e muito mais que a música, 15 bilhões.

A maior parte da receita vem dos jogos de celular, por incrível que pareça. Essa é, portanto, a parte que mais rende financeiramente, devido à venda de recursos e licenças premium para jogar sem anúncios, por exemplo.

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Newzoo, existem 75 milhões de jogadores aqui no Brasil, e desses pelo menos 83% compraram algum jogo nos 6 meses anteriores ao levantamento.

Outro dado importante: a maioria das empresas brasileiras que são desenvolvedoras de games, as quais somam aproximadamente 400 no total, ficam na região sudeste do Brasil, principalmente no estado de São Paulo.

Mas isso não significa que existem apenas vagas fixas de trabalho; também há uma grande presença de profissionais autônomos, que prestam serviço para essas empresas, e também trabalhadores independentes, que criam seus próprios jogos sozinhos.

Características profissionais importantes

Já vimos como o mercado de games é relevante e está fervendo de oportunidades de trabalho, mas quais são as características de um perfil profissional ideal para atuar na área de programação? Vejamos a seguir.

Assinatura Awari | Cursos Programação

Trabalhar em equipe

Já mencionamos nos itens anteriores que saber trabalhar em equipe é essencial para um bom programador de jogos

Se você gosta de colaborar, contribuir e criar em conjunto, então programar games é uma ótima área para você, afinal de contas, você estará trabalhando junto com outros profissionais para desenvolver a experiência perfeita aos usuários.

Gerenciar projetos

Como a criação de um jogo é um processo com várias etapas, então é importante ter esse viés mais estratégico, uma visão do todo. 

Isso porque você não estará trabalhando sozinho, então as suas tarefas farão parte de um projeto imenso.

É importante ter a noção de que as suas ações impactam diretamente no trabalho dos colegas.

Gerenciar projetos também é fundamental para desenvolver mais gestão de tempo, organização, disciplina, empatia e até criatividade para encontrar soluções rápidas e eficientes.

Mindset de storyteller

Ao contrário de softwares que são ferramentas de trabalho, sites e aplicativos, os jogos sempre contam uma história, que é a alma do projeto inteiro. 

Mesmo que seja algo super simples, como salvar uma princesa, atirar em asteroides ou vencer os obstáculos de uma corrida, ela está presente em todo e qualquer game.

Por isso, mais do que dominar a programação, é importante ter em mente que você e sua equipe estão contando uma história, e os usuários têm um grande poder de decisão sobre ela, ou seja, eles estão participando da construção da narrativa junto com vocês.

Disciplina e organização

Ser uma pessoa disciplinada e organizada é importante em qualquer função, mas quando você trabalha em equipe, essas duas características são ainda mais fundamentais para o andamento das coisas.

Então desenvolva seus próprios formatos de organização e disciplina ou estude mais sobre processos que já existem e aplique isso ao dia a dia desde o início dos seus estudos. Faz toda a diferença.

Uma pitada de autodidata

Todo programador, seja ele de aplicativo, de site, de software ou de games, precisa ser um pouquinho autodidata, ou seja, correr atrás da aprendizagem sem o incentivo de um professor ou mentor.

Essa característica salva os profissionais de passar por perrengues de conhecimento e prática, uma vez que estão sempre buscando o autodesenvolvimento e capacitação.

Linguagens de programação de jogos

A linguagem de programação vai depender bastante do tipo de game, da plataforma onde ele é executado e também das características das linhas de código.

Veja abaixo algumas das linguagens mais utilizadas e suas características – que você vai precisar dominar – no desenvolvimento de jogos.

Python

  • Muito versátil;
  • Uma das mais fáceis de aprender;
  • Proporciona resultados sofisticados com muita simplicidade;
  • Código mais enxuto;
  • Tem sua base em código aberto.

Java

  • Orientada para objetos;
  • Vai bem para os sistemas operacionais Android e Windows;
  • Tem uma portabilidade excelente – se adapta a vários projetos;
  • Interessante para iniciar os estudos da área da programação de jogos;
  • Grande usabilidade.

Swift

  • A linguagem mais recente – lançada em 2014 pela Apple;
  • Tem mais estabilidade, rapidez e interatividade do que a Objective-C;
  • Código aberto.

C#

  • Excelente para Microsoft;
  • Orientada por objetos;
  • Interage com outras linguagens;
  • Tem uma biblioteca de códigos muito rica;
  • Ótima para jogos 2D.

C++

  • Uma das mais usadas pelos devs;
  • Muito próxima da linguagem C;
  • Orientada para objetos;
  • Grande flexibilidade e variedade em códigos;
  • Ótima opção para desenvolvimento de jogos;
  • Foi usada em jogos famosos, como God of War e Snake;
  • Tem bibliotecas de códigos voltadas para criação de games.

Objective-C

  • Ideal para jogos que rodam nos sistemas iOS e MacOS X;
  • Considerada nativa desses sistemas operacionais;
  • Suporta polimorfismo, posing, categorias e outros recursos;
  • Para usar essa linguagem, é importante ter um computador Mac. 

💻 Quer ingressar na área de Programação?

Se você chegou até aqui é porque realmente quer começar a trabalhar na área de desenvolvimento de games, e para isso é importante ter uma formação em programação.

A Awari é uma das plataformas de ensino mais completas, que conta com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira na área de Tecnologia.

Conheça nossos cursos de Programação, com intensivos de Front-End com React, Back-End com Javascript, DevOps, Desenvolvimento Web e React Native.

Saiba mais sobre a nossa jornada personalizada e materiais complementares feitos por especialistas no mercado.

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora