Tudo sobre Design de Produto: o que é e como funciona

Tudo sobre Design de Produto: o que é e como funciona

Você sabe o que é design de produto e por que é uma área importante para o mercado?

Essa área do design tem como foco projetar diferentes tipos de produtos, tanto físicos quanto digitais.

O designer de produto sempre foi um profissional importante para a indústria, mas com a ascensão dos meios digitais, continuou com sua relevância. 

Isso porque atualmente é muito comum que os designers de produtos estejam envolvidos em projetos de produtos digitais, como sites e aplicativos. 

Ou seja, quem quer aprender Design conta com uma grande gama de possibilidades de atuação no mercado. Entenda melhor sobre a área e a profissão. 

O que é Design de Produto

Design de produto nada mais é do que o projeto de um produto, seja ele físico ou digital. Ou seja, é o “desenho”, a “estrutura” a ser seguida na construção do mesmo. 

Esse tipo de projeto é desenvolvido por um designer ou outros profissionais que tenham noções de artes e design, que têm o conhecimento necessário para o desenvolvimento dos produtos da melhor forma. 

Na hora de fazer o projeto de um produto, são diversos os pontos considerados, como: segurança, durabilidade, economia de material, redução de desperdício (material e imaterial), produção, usabilidade, conforto, entre outros.

Com a ascensão dos meios digitais, os profissionais da área de design também passaram a projetar produtos para internet. 

São os UI e UX Designers, responsáveis por desenhar e esquematizar os produtos digitais pensando na usabilidade e experiência do usuário, criando interfaces mais amigáveis e intuitivas. 

Ou seja, hoje em dia um Designer de Produtos tem a possibilidade de trabalhar com diferentes projetos, sendo uma área com grande aderência ao mercado. 

Como funciona o trabalho do Designer de Produto Digital

Um dos segmentos do Design em maior crescimento atualmente é o de produtos digitais. 

Designers de Interface são os profissionais responsáveis por desenhar a aparência de um produto digital, sendo que os sites e aplicativos são os exemplos mais claros disso. 

Para isso, é preciso entender tanto de Design quanto de usabilidade e outros pontos da experiência do usuário na internet. 

Assim, é uma área que exige conhecimentos vastos, mas específicos para a aplicação no mundo digital, para UI e UX Design

Assim, toda a construção do layout é feita a partir do que foi definido pelo projeto do designer. 

Assinatura Awari | Cursos Produtos

O design digital está muito relacionado com a de Product Management, o setor responsável pelo desenvolvimento de produtos digitais e um dos mais importantes em uma empresa de tecnologia. 

É essa área responsável por organizar e dar andamento ao projeto e o designer atua ativamente na construção do layout e interface dos produtos digitais. 

O que se estuda em Design de Produto

Um profissional que quer se tornar designer de produto precisa ter conhecimentos variados dentro da área do design e das artes, mas também entender sobre as necessidades do mercado. 

Para se tornar um Designer de Produto é preciso estudar:

Como é possível notar, esses conhecimentos estão voltados principalmente ao design, mas não só a ele. 

Um bom designer de produto é aquele que tem os conhecimentos necessários para projetar produtos que tenham necessidade do mercado, sejam eles físicos ou digitais.  

Além disso, também é interessante ter noções de gestão de projetos e de produtos, buscando ainda mais aderência à área de product management. 

Como se tornar Designer de Produto

Quem deseja trabalhar como Designer de Produtos, físicos ou digitais, tem diversos caminhos a seguir, desde cursar uma nova graduação até fazer cursos livres, voltados a isso. 

Os cursos livres são uma ótima opção para quem quer começar a trabalhar com produtos digitais, pois são voltados mais às necessidades do mercado atual. 

É comum também que designers de outros segmentos busquem se aprofundar na área de Designer de Produtos, UI ou UX e, nesses casos, cursos livres também acabam sendo as melhores opções. 

Outro caminho interessante seguido por designers é o de aprenderem mais sobre gestão de projetos e produtos. Isso porque conseguem utilizar tanto seu conhecimento sobre design quanto se aprofundarem na gestão. 

Como foi possível notar, o Design de Produto faz parte de importantes processos da construção de alto novo e, por isso, vem se tornando uma área de destaque no mercado. 

Aqui na Awari temos diferentes cursos para quem quer entrar para a área de Produto, considerando tanto o design quanto a gestão. Para quem quer ter diferenciais na carreira, aproveite nossa Trilha de Produtos para se aprofundar na área e se destacar como designer e gestor!

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora