← Voltar para o blog

User Interface Design: o que é e como funciona?

User Interface Design: o que é e como funciona?

Quando falamos em assuntos relacionados à tecnologia, o termo “interface” talvez seja um dos mais importantes. Ele é usado para definir a conexão entre o ser humano e o mundo virtual, e justamente por isso, deve ser estudado e planejado para proporcionar experiências enriquecedoras.

O campo que estuda esses elementos e atua ativamente em sua criação é chamado de User Interface Design, ou UI Design. Essa área está em pleno crescimento, oferecendo excelentes oportunidades e sendo cada vez mais valorizada pelas empresas.

Mas afinal, o que é User Interface Design? Como funciona o processo de criação de telas, páginas e dispositivos? Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre UI Design!

O que é User Interface Design?

O User Interface Design — ou simplesmente UI Design — é a área que tem como finalidade a criação e a organização de interfaces gráficas, buscando aliar a parte estética a uma boa usabilidade e experiência para o usuário.

Mas o que são interfaces? Nas ciências da computação, podemos chamar dessa forma tudo o que conecta dois sistemas diferentes, ou mais precisamente, o ser humano ao computador. Quando falamos em interfaces gráficas, esse termo pode ser substituído por Graphical User Interface, ou GUI. 

Elas estão presentes em sites, aplicativos, páginas, softwares ou dispositivos. Para que haja essa interação de forma clara, atrativa, intuitiva e eficiente, é necessário o uso de elementos visuais, textuais e sonoros. Dessa forma, o utilizador consegue navegar e realizar suas tarefas com facilidade e autonomia.

O User Interface Design é responsável pela criação de interfaces gráficas que ofereçam uma ótima experiência ao usuário.

Para entender bem como funciona o User Interface Design, imagine o aplicativo de música que você utiliza. Mesmo que os ícones não tenham legenda, você sabe como dar play, pular faixas, ativar a reprodução aleatória ou o repeat, e até mesmo acessar as configurações e a biblioteca de playlists. 

Isso acontece tanto porque esses estão claros, bem posicionados e têm a ver com o universo musical do aplicativo, quanto porque as cores, tamanhos e a tipografia são capazes de transmitir conforto, autonomia e uma experiência personalizada para você.

Se, pelo contrário, você não conseguir realizar algumas dessas tarefas, pode ser que a interface do seu aplicativo de música esteja com problemas com relação à experiência de usuário.

O que faz um UI Designer?

Como qualquer campo de conhecimento, a Interface de Usuário é baseada em uma série de estudos e testes para que a interface gere identificação com o usuário em específico do projeto e cumpra seus objetivos. 

O profissional responsável por colocar em prática a criação e a organização de interfaces é o UI Designer. Entre as suas responsabilidades estão a escolha de cores, estilos, tipografias, ícones, menus e botões para aquele produto.

Seu trabalho é baseado no briefing construído pelos demais profissionais da sua equipe, e também nas pesquisas, wireframes e esboços, geralmente desenvolvidas pelos UX Designers. Ele deve transformar essas informações iniciais, ainda em fase embrionária, em interfaces mais complexas.

Durante esse processo, também é seu dever revisar o trabalho que está sendo realizado e direcionar as entregas aos desenvolvedores, que vão transformar esses designs em produtos definitivos.

Banner da Campanha de Novos Cursos Gratuitos Awari UX Design

Os UI Designers costumam atuar lado a lado com UX Designers na criação de interfaces. Também podem fazer parte da sua equipe desenvolvedores Front-End, Back-End e Full Stack, e profissionais da área de produto como Product Managers e Product Leaders.

Confira a seguir como funciona o processo de criação de interfaces para mobile!

Veja como é o processo de Mobile Design

Qual a diferença entre UI Design e UX Design?

É muito difícil falar em UI Design sem mencionar o UX, afinal, ambas as áreas estão muito ligadas em um projeto. E apesar de às vezes serem tratados como sinônimos ou até funções únicas, há algumas diferenças entre ambos.

UX Design é a abreviação de User Experience Design, ou “design experiência do usuário”. Sua função costuma ocorrer um pouco antes da criação das interfaces, por meio das pesquisas de usuários, testes de usabilidade e criação de personas.

Também são esses profissionais que fazem os primeiros esboços de uma interface por meio dos wireframes, que são versões ainda embrionárias, mas que já dão uma ideia com relação à hierarquia dos elementos e ao layout da página.

Assim como ocorre com os UI Designers, o trabalho dos UX Designers é contínuo, e é realizado constantemente no decorrer do projeto. Por isso, ambos os setores devem atuar juntos e estar sempre em contato para poder entregar um produto de alta qualidade.

Como se tornar um UI Designer?

A primeira dica para se tornar um UI Designer é que você estude questões relacionadas. Isso vai contribuir para o seu entendimento a respeito dos projetos em que for participar, e até mesmo facilitar sua comunicação com os demais profissionais. 

Entre esses assuntos relacionados, podemos citar design gráfico, psicologia comportamental, UX Design e programação. Também é interessante aprender a utilizar programas como Figma, Adobe XD (e outros programas do pacote Adobe), Sketch e ProtoPie.

Além disso, é importante que você treine bastante para exercitar suas habilidades. Ao estar familiarizado com as atividades relacionadas ao UI Design, você facilita a fixação dos conteúdos estudados e sua entrada no mercado de trabalho, pois fica mais próximo da prática do dia a dia da profissão.

Para começar a atuar como UI Designer, estude áreas correlatas e exercite suas habilidades.

Dica importante: Lembre-se de registrar seu progresso e criar um portfólio com as atividades e projetos que você vem fazendo. Para alguém que ainda não atuou profissionalmente como UI Designer, essa é uma excelente forma de comprar as experiências que você já tem. 

Por fim, a melhor dica para quem está pensando em começar nessa carreira é fazer um curso de UI Design. Independentemente do nível de conhecimento que você já tenha sobre a área, uma formação pode ser muito agregadora e aproximar você da atuação como um profissional da área.

Conheça o Curso de UI Design da Awari

O curso de UI Design disponível na plataforma da Awari faz parte da Trilha de Aprendizado de Design. Com duração de oito semanas, ele reúne os principais conteúdos que você precisa aprender para atuar criando interfaces incríveis.

A formação inclui módulos com aulas gravadas para você assistir como preferir e turmas com aulas online ao vivo, mediadas por professores especialistas. O aluno ainda pode agendar mentorias com grandes profissionais do mercado para receber feedbacks e consultorias de carreira.

Nossa plataforma tem tudo o que é indispensável para o seu desenvolvimento profissional. Clique aqui e saiba mais!

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Inscreva-se