Conheça os principais termos  de UX/UI Design

Os jargões da indústria são utilizados com muita frequência. São termos que estão na ponta da língua de quem já trabalha na área, mas não são tão fáceis de entender pra quem está entrando no mercado.

Se refere ao quão fácil de usar é um produto. Se o usuário consegue utilizar o site ou aplicativo para alcançar seus objetivos (ex.: “Pedir comida”) sem fricção, de maneira eficiente.

Usabilidade

É o meio pelo qual o usuário interage com um sistema. Considerando sites e aplicativos, a UI são todas as páginas e elementos visuais (botões, ícones e links) com as quais o usuário consegue interagir.

UI (Interface do Usuário)

Representação visual do conteúdo e da funcionalidade de uma interface, usando um nível médio de fidelidade (tons de cinza, sem guidelines de marca e sem utilização de imagens curadas).

Wireframes

Representação visual de uma interface, usando um nível avançado de fidelidade (próximo do resultado final).

Mockups

A organização estrutural de sistemas (por exemplo, como estão arranjadas as páginas de um site) para facilitar sua utilização e resultar em uma boa experiência.

A.I. (Arquitetura  da Informação)

Refere-se a interação entre usuários e produtos digitais – sites, aplicativos ou serviços. Incorpora aspectos visuais (animações, por exemplo) e funcionais, com o objetivo de otimizar a experiência do usuário.

IxD (Design de Interação)

Disciplina acadêmica que estuda as interações entre humanos e sistemas de informação. Vários dos princípios identificados em IHC podem ser aplicados à UX para criar produtos melhores e experiências positivas

IHC (Interação  Humano-Computador)

São as pessoas relacionadas com um projeto. No geral, são as partes internas ou externas responsáveis por sua execução, gerenciamento, implementação, e posterior utilização do site ou aplicativo.

Stakeholders

Técnica de design em que organiza-se uma série de cartões contendo páginas ou seções de um site ou aplicativo. Tende a ser um exercício importante para o desenvolvimento de uma boa arquitetura da informação.

Card Sorting

Um protótipo próximo do produto final em termos de fidelidade visual. Possui uma grande quantidade de detalhes, e no geral é uma excelente representação de qual será a proposta final.

Protótipo de  Alta Fidelidade

Deriva do movimento Lean Startup (“Startup Enxuta”), é uma filosofia que foca em desenvolver experiências usando uma quantidade mínima de recursos e reduzindo o número de entregáveis formais e etapas do processo.

Lean UX

Representação da pessoa cliente ideal baseada em pesquisa com pessoas reais. Entre outros motivos, Personas são utilizadas para manter o usuário em foco ao longo do processo de design.

Personas

Filosofia de design onde o usuário está em foco durante o processo de criação. Significa reduzir ou repensar funcionalidades, capacidades técnicas ou objetivos do negócio, para que alinhá-las às necessidades e objetivos do usuário.

DCU (Design  Centrado no Usuário)

Refere-se às etapas e ações necessárias para o usuário atingir um determinado objetivo, do começo ao fim. 

User Journey (Jornada do Usuário)

Exercício utilizado para identificar problemas de usabilidade em um site ou aplicativo. Participantes utilizam um produto e tentam alcançar algumas tarefas determinadas previamente pelo moderador, que observa onde há maior grau de dificuldade para os usuários.

Usability Testing  (Teste de Usabilidade)

Flexibilidade de uma interface em diferentes tamanhos e orientações de tela, dispositivos e plataforma. Um site responsivo funciona bem tanto no Desktop quanto no celular. 

Responsive Web Design (Design Responsivo)

São links ou botões de uma página que incentivam os usuários a realizarem uma ação específica. Um exemplo de CTA é um formulário de email e um botão com o texto “Inscreva-se Para Receber Novidades”.

CTA (Call-to-Action)

Representação visual de todas as páginas em um produto (site ou aplicativo), que mapeia a arquitetura geral e identifica a relação entre as diferentes seções.

Sitemap

Conjuntos de componentes de interface que podem ser utilizados em diferentes combinações. São elementos reutilizáveis que permitem com que design em larga escala seja realizado de maneira eficiente e consistente.

Design System 

Um método de teste de design no qual duas ou mais variáveis (A e B, por exemplo) são comparadas, com o objetivo de determinar qual é a melhor para atingir um objetivo pré-determinado.

A/B Testing (Teste A/B)