← Voltar para o blog

Product Manager: O Guia Completo da Carreira em Gestão de Produtos

Product Manager: O Guia Completo da Carreira em Gestão de Produtos

O sucesso de um produto depende de uma série de fatores, e é essencial que eles estejam bem alinhados. Para administrar todos esses aspectos, a empresa pode utilizar um método chamado Gestão de Produtos, ou Product Management.

O profissional encarregado desse tipo de gerenciamento terá o desafio de fazer com que os setores da empresa trabalhem em conjunto e de forma concisa para entregar um produto rentável e que se comunique com o usuário.

Quer saber como funciona esse processo? Continue a leitura e entenda com mais detalhes o que é a Gestão de Produtos, o que faz esse profissional e o que é preciso para atuar na área!

O que é Gestão de Produtos?

Muitas vezes chamada de Product Management, a Gestão de Produtos é uma área de negócios focada no gerenciamento e no crescimento de um produto ou serviço em todo o seu ciclo de vida, desde a sua criação até o seu lançamento e operação no mercado. É utilizada em diversos tipos de negócios, mas difundida principalmente no meio tecnológico, para a construção de softwares, aplicações e produtos digitais.

O grande objetivo é que as expectativas da empresa estejam sempre alinhadas com as necessidades do usuário, de forma que o produto esteja baseado em hipóteses sólidas e possa gerar real valor para ambas as partes — ou seja, tanto uma experiência enriquecedora para o cliente quanto uma boa rentabilidade para a companhia.

o que é gestão de projetos
Com a Gestão de Produtos, as empresas gerenciam um produto ou serviço durante todo seu ciclo, e garante que as metas sejam cumpridas.

Muitas vezes, a Gestão de Produtos é descrita como uma intersecção entre Negócios, Tecnologia e UX. Entretanto, ela não se resume somente a isso, e é importante que o profissional tenha domínio sobre Business, Marketing, Finanças, Ciência de Dados, Customer Success, Vendas, Compliance, entre muitos assuntos. 

Justamente por essa multidisciplinaridade, essa metodologia é gerida por um Product Manager, mas conta com participação de outros profissionais da equipe, dependendo do tipo de projeto.

O que faz um Product Manager?

O Product Manager é um profissional estratégico. Sua principal função é gerir o desenvolvimento do produto de todas as suas perspectivas, e garantir que o time está trabalhando coletivamente para a construção de um bom projeto.

Para isso, é essencial que ele tenha um bom conhecimento a respeito do mercado, do comportamento dos usuários e do mercado em que ele está atuando. Isso será essencial na tomada de decisões, para entregar um produto realmente relevante.

Também é papel desse profissional lidar com stakeholders e gerenciar suas expectativas, cuidar de decisões pragmáticas e analíticas, atuar na resolução de problemas e liderar o time. Para isso, é necessário que ele esteja sempre fazendo reuniões e conversando com a equipe.

Além disso, de acordo com o projeto em que ele está inserido, pode ser que haja necessidades específicas. Em uma fase do desenvolvimento em que é necessário tomar decisões sobre UX, por exemplo, pode ser que o Product Manager precise estar mais próximo desse departamento; em outro momento, pode ser que ele tenha que se aproximar dos programadores, e assim sucessivamente.

Em tudo que o PM fizer, é essencial que ele documente o processo. Dessa forma, é possível manter um registro de tudo o que está sendo feito, e isso pode ser usado na tomada de decisões futuramente. Ele também deve estar atento às métricas do time, propondo melhorias para que os objetivos sejam cumpridos.

A principal ferramenta de trabalho utilizada é o Roadmap, um mapa visual que descreve as etapas de desenvolvimento em cada uma das equipes que facilita o entendimento a respeito de cada etapa do processo e também a demonstração do avanço para os stakeholders. Ele deve responder a três perguntas: “onde estamos?”, “ onde queremos chegar?” e “como chegaremos?”.

No vídeo abaixo, a Product Manager Fernanda Sozinho falou um pouco mais sobre as responsabilidades desses profissionais e sobre os conhecimentos que é preciso ter para atuar na área. Confira!

Qual a importância da Gestão de Produtos?

A Gestão de Produtos tem um papel estratégico nas empresas, em primeiro lugar, porque é ele que vai aproximar as equipes e garantir que todos no projeto estejam perfeitamente alinhados. Esse processo é essencial para evitar desentendimentos, e até mesmo economizar tempo e dinheiro.

Além disso, o profissional também é responsável por gerenciar os KPIs, e deve propor à equipe formas de alcançar as metas. Portanto, a Gestão de Produtos também é uma forma de garantir que o desenvolvimento esteja operando próximo das métricas e com objetivos consistentes.

Outro dos focos de um Product Manager é que o produto gere valor tanto ao consumidor quanto à própria empresa. Esse é um desafio, porque para cada uma dessas partes, isso terá significados diferentes.

Com relação aos usuários, a importância do PM é garantir que o produto atenda às necessidades deles, de acordo com o que pode ser observado em pesquisas de mercado, e garanta uma boa experiência e navegação.

Já no que diz respeito à empresa, será necessário atentar-se à rentabilidade e às expectativas dos stakeholders, como forma de tornar o produto viável. Essa será uma das tarefas mais importantes para um Product Manager.

Qual a diferença entre Product Manager e Product Owner?

Em algumas empresas, Product Manager e Product Owner são utilizados como sinônimos. Na teoria, ambos os cargos têm algumas diferenças, apesar das muitas semelhanças na prática.

Geralmente, quando se fala em Product Owner, trata-se do profissional responsável pelo time, que gerencia o backlog e as sprints das equipes de acordo com o andamento do projeto, e realiza reuniões constantemente para entender o que está sendo feito.

Já o Product Manager tem um olhar mais direcionado à relação do produto com o mercado. Trata-se um profissional com poder nas decisões, e que estará diretamente ligado à definição de KPIs, análise de dados, gerenciamento de stakeholders, e principalmente, com o sucesso do projeto como um todo.

Em empresas com ambos os profissionais, eles devem trabalhar unidos e cooperar para que a equipe esteja alinhada com as demandas e percepções externas do projeto. 

Qual o perfil de um profissional de Product Manager?

Em primeiro lugar, é importante que um PM tenha habilidades para lidar com pessoas. Nesse sentido, será necessário ser comunicativo, ter empatia e saber atuar em equipes diversificadas. 

Assinatura Awari | Cursos Produtos

Além disso, é importante que esse profissional seja organizado e analítico para poder lidar com dados, acompanhar KPIs, agendar reuniões e propor soluções. Também é desejável que se tenha conhecimento sobre metodologias ágeis e gestão de times.

Por fim, por se tratar de um perfil generalista, que lida com diferentes setores diariamente, o Product Manager precisa conhecer um pouco de cada uma das áreas com as quais vai trabalhar, especialmente Tecnologia, UX Design e Negócios.

Vale lembrar que esses pontos não são inerentes, e podem ser aperfeiçoados com o tempo e a prática.

Onde um Product Manager pode trabalhar?

Como mencionamos, a Gestão de Produtos não é uma estratégia voltada apenas para produtos digitais. Por isso, qualquer empresa que tenha que lançar um produto ou serviço pode contratar um Product Manager para isso.

Entretanto, as empresas que trabalham com tecnologia são as que mais demandam esse profissional. Entre elas, estão agências multidisciplinares, empresas de TI e desenvolvimento de sites e aplicativos, e startups.

Os Product Manager são profissionais essenciais em times de tecnologia, mas também podem atuar em outros modelos de empresas.

Outra opção é que o PM trabalhe como prestador de serviços, seja gerenciando o projeto de empresas terceiras, ou até mesmo oferecendo consultorias.

Quanto ganha um Product Manager?

Se você se interessa em atuar como Product Manager, saiba que a remuneração para o cargo está em alta, tanto no Brasil quanto no mundo, justamente por se tratar de um profissional bastante estratégico nas equipes.

Para se ter uma ideia, segundo o Glassdoor, o salário médio de um Product Manager é de R$ 11.000, baseado nos dados de mais de 6 mil usuários cadastrados no site. A variação parte de cerca de R$ 6.000, e pode ultrapassar os R$17.400 para profissionais com mais experiências ou atuando em grandes empresas.

Já para quem pretende atuar em empresas de outros países, seja presencialmente ou à distância, a média salarial também é animadora! Nos Estados Unidos, por exemplo, a média salarial é de US$ 10.300 mensais, podendo até mesmo ultrapassar a faixa de US$ 22.000, de acordo com dados do BuiltIn.

Como se tornar um Product Manager?

Agora que você já conhece bem a área de Gestão de Produtos, que tal se aprofundar mais em como se tornar um Product Manager? Com algumas dicas, você pode se desenvolver e se aproximar de uma carreira nessa área!

Estude metodologias e gestão

Algumas vezes, o PM é tratado como o “CEO do produto”. Embora essa seja uma brincadeira, o fato é que você terá que desenvolver muitas habilidades que são próprias de um executivo, e antes de começar a atuar na área, é importante que você as estude.

Comece entendendo o funcionamento de metodologias como Project Model Canvas, Kanban, Scrum e Waterfall, ou a melhor forma de fazer um Roadmap. Além disso, procure desenvolver suas habilidades voltadas para o gerenciamento, tanto de projetos quanto de pessoas.

Vale lembrar que você também precisa conhecer bem os principais processos relacionados às equipes de UX, Tecnologia e Negócios, que são as bases da Gestão de Produtos Digitais.

Desenvolva Soft Skills de Gestão de Produtos

Há pouco, mencionamos algumas das características desejáveis para um Product Manager. Essas Soft Skills serão determinantes para o seu sucesso enquanto profissional da área, e embora desenvolvê-las seja um processo natural, você pode trabalhar nesses pontos específicos para ficar mais próximo das exigências do mercado.

Com relação à comunicação, você pode participar de atividades como debates e rodas de conversas, como forma de se soltar e treinar formas de argumentação. Uma boa forma de fazer isso é por meio de webinars, lives e atividades online voltadas para o aprendizado.

soft skills de gestão de produtos
Desenvolva Soft Skills como a comunicação para atuar como Product Manager.

Já com relação ao perfil analítico e à organização, você pode começar por questões individuais e depois aplicar esses conceitos ao trabalho. As finanças pessoais costumam ser uma boa forma de treino e aprendizado, pois exigem que você seja organizado e seja capaz de fazer balanços e diagnósticos.

Comece trabalhando em outros cargos da área de produto

A Gestão de Produtos é muito importante para uma empresa, e há chances dos gestores não deixarem essa responsabilidade nas mãos de um profissional iniciante. Por isso, uma das formas de se aperfeiçoar e ganhar experiência é atuar em outros cargos da área de produto.

Em um primeiro momento, você pode buscar vagas em Product Leadership, Product Marketing e Product Discovery. Lembre-se que essas são outras áreas, e é necessário que você estude suas especificidades.

Faça um curso de Product Management

Por fim, a melhor forma de saber tudo o que é preciso para adentrar esse mercado e se destacar na área é fazer um curso de Product Management. Dessa forma, você tem acesso a todos os conteúdos de forma didática, que vai facilitar seu entendimento.

O Curso de Product Management da Awari é ideal para quem quer aprender a gerir produtos em todo o seu ciclo de vida. Ao todo, são oito módulos de aulas que você pode assistir como e quando quiser, além de materiais extras para contribuir nos estudos.

Além disso, o aluno também pode participar de turmas com aulas ao vivo ministradas por professores especialistas na área, e agendar mentorias individuais com profissionais com sólida experiência no mercado, tudo isso por meio da própria plataforma da Awari.

Confira algumas das aulas que estão em nossa grade curricular:

  • Definição e Metodologia de Gestão
  • Ciclo de Vida do Produto
  • Metodologias Agile, Waterfall, Scrum e Kanban
  • Product Discovery
  • Jobs to be Done
  • Análise de Mercado e Personas
  • Dados para produto
  • Métricas e KPIs
  • Product-Market Fit
  • Prototipação e testes de Usabilidade
  • Definição de Produto
  • Roadmap
  • Priorização e Tecnologia

Conheça a Awari

A Awari oferece uma plataforma completa para quem quer dar o próximo passo na carreira profissional! Além dos cursos, o aluno pode participar da nossa comunidade e fazer mentorias individuais para receber feedbacks e encontrar direcionamentos para a sua carreira.


O Curso de Product Management faz parte da Trilha de Gestão de Produtos, que também inclui cursos de Product Leadership, Product Marketing e Product Discovery. Com a assinatura da plataforma, você tem acesso ilimitado a aulas de todos os cursos! Quer saber mais? Clique aqui!

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora