A tecnologia e o mercado digital mudaram nossos hábitos de consumo. Um bom exemplo disso são os produtos digitais, que podem ser criados, lançados e gerenciados sem que existam fisicamente.
Nos últimos anos, os produtos digitais têm se popularizado, atraindo a atenção de muitos como um modelo de negócios lucrativo. Mas, para ter algo de qualidade e que chame a atenção do público, é preciso se atentar a alguns pontos.
Todo tipo de material comercializado e consumido de forma digital. Podem ter diferentes formatos, como apps, imagens, jogos, vídeos, textos, músicas, entre outros.
Esses itens são muito viáveis tanto para ambas as partes. Os usuários não precisam se preocupar com o recebimento do item, e podem consumi-lo logo após a aquisição. E para os criadores, os custos com estoque, armazenamento e logística são muito menores.
A construção precisa cumprir uma série de etapas, desde documentações e pesquisas de público-alvo e usabilidade, até a criação e o lançamento no mercado.
Todo projeto começa com uma boa ideia. Essa primeira faísca ajudará a definir o que o produto será assim que finalizado, e quais dores do público ele pretende resolver. A partir dessas ideias, você deve fazer um planejamento.
Também é preciso definir bem os papéis de cada pessoa da equipe. É essencial que alguém seja o Product Owner (ou Product Manager) - responsável por garantir o andamento do projeto.
Faça pesquisas para identificar as oportunidades de mercado. Verifique a concorrência e quais são os resultados de empresas e produtos similares para entender se há espaço para o seu projeto.
Faça pesquisas qualitativas e quantitativas para entender quais são as suas dores, se eles se identificam com a ideia do seu produto, entre outras características relacionadas ao perfil dessas pessoas.
Durante o processo de criação de um produto digital a testagem deve ser contínua. Mesmo que você tenha se baseado em pesquisas para a criação do projeto, é somente na prática que ele se provará efetivo.
O intuito dessa prática é criar uma versão básica do produto para demonstrar a um grupo teste quais serão suas funcionalidades e medir sua aprovação.
A criação desses protótipos é essencial para aumentar a velocidade do desenvolvimento e diminuir as chances de erros. Se algo não for aprovado, basta corrigir antes de avançar para as próximas etapas.
Com as ideias bem documentadas, o planejamento definido e as hipóteses comprovadas, feitas as correções necessárias, é o momento de prosseguir com o desenvolvimento do produto.
É durante esse processo que se deve tomar decisões sobre design, marca e experiência do usuário.
De nada adianta ter um produto excelente em mãos se ele não impactar as pessoas certas. Por isso, nessa etapa final, chegou a hora de traçar estratégias de marketing para lançar seu produto no mercado.
Após as primeiras aquisições, naturalmente, os usuários começarão a fazer avaliações. A partir desses feedbacks, faça os ajustes necessários e aproveite para lançar versões aperfeiçoadas.