Produtos Digitais Como criar o seu  do zero

A tecnologia e o mercado digital mudaram nossos hábitos de consumo. Um bom exemplo disso são os produtos digitais, que podem ser criados, lançados e gerenciados sem que existam fisicamente.

Nos últimos anos, os produtos digitais têm se popularizado, atraindo a atenção de muitos como um modelo de negócios lucrativo. Mas, para ter algo de qualidade e que chame a atenção do público, é preciso se atentar a alguns pontos.

Todo tipo de material comercializado  e consumido de forma digital. Podem ter diferentes formatos, como apps, imagens, jogos, vídeos, textos, músicas, entre outros.

O que são  produtos digitais?

Esses itens são muito viáveis tanto para ambas as partes. Os usuários não precisam se preocupar com o recebimento do item, e podem consumi-lo logo após a aquisição. E para os criadores, os custos com estoque, armazenamento e logística são muito menores.

A construção precisa cumprir uma série de etapas, desde documentações e pesquisas de público-alvo e usabilidade, até a criação e o lançamento no mercado.

Como criar um produto digital do zero?

Todo projeto começa com uma boa ideia. Essa primeira faísca ajudará a definir o que o produto será assim que finalizado, e quais dores do público ele pretende resolver. A partir dessas ideias, você deve fazer um planejamento.

Ideias e planejamento

Também é preciso definir bem os papéis de cada pessoa da equipe. É essencial que alguém seja o Product Owner (ou Product Manager) - responsável por garantir o andamento do projeto.

Faça pesquisas para identificar as oportunidades de mercado. Verifique  a concorrência e quais são os resultados de empresas e produtos similares para entender se há espaço para o seu projeto.

Pesquisas de mercado

Faça pesquisas qualitativas e quantitativas para entender quais são as suas dores, se eles se identificam com a ideia do seu produto, entre outras características relacionadas ao perfil dessas pessoas.

Entreviste seu  público-alvo

Durante o processo de criação de um produto digital a testagem deve ser contínua. Mesmo que você tenha se baseado em pesquisas para a criação do projeto, é somente na prática que ele se provará efetivo.

Testagem, prototipação e MVP

O intuito dessa prática é criar uma versão básica do produto para demonstrar a um grupo teste quais serão suas funcionalidades e medir sua aprovação.

MVP (Mínimo produto viável)

A criação desses protótipos é essencial para aumentar a velocidade do desenvolvimento e diminuir as chances de erros. Se algo não for aprovado, basta corrigir antes de avançar para  as próximas etapas.

Com as ideias bem documentadas, o planejamento definido e as hipóteses comprovadas, feitas as correções necessárias, é o momento de prosseguir com o desenvolvimento do produto.

Desenvolvimento

É durante esse processo que se deve tomar decisões sobre design, marca e experiência do usuário.

De nada adianta ter um produto excelente em mãos se ele não impactar as pessoas certas. Por isso, nessa etapa final, chegou a hora de traçar estratégias de marketing para lançar seu produto no mercado.

Lançamento  e avaliação

Após as primeiras aquisições, naturalmente, os usuários começarão a fazer avaliações. A partir desses feedbacks, faça os ajustes necessários e aproveite para lançar versões aperfeiçoadas.