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Produtos digitais: o que são e como criar o seu 

Produtos digitais: o que são e como criar o seu 

A tecnologia e o mercado digital mudaram nossos hábitos de consumo. Um bom exemplo disso são os produtos digitais, itens digitais, e que podem ser criados, lançados e gerenciados sem que existam fisicamente.

Nos últimos anos, os produtos digitais têm se popularizado, atraindo a atenção de muitos como um modelo de negócios lucrativo. Entretanto, para ter algo de qualidade e que chame a atenção do público, é preciso se atentar a alguns pontos.

No artigo a seguir, você vai entender com mais detalhes o que é um produto digital e como é possível criar o seu. Confira!

O que são produtos digitais?

Os produtos digitais são todo tipo de material comercializado e consumido de forma digital. Eles podem ter diferentes formatos, como aplicações web, aplicativos, imagens, jogos, vídeos, textos, músicas, entre outros. Nessa categoria, se encaixam, por exemplo, aplicativos utilitários, e-books e audiobooks, cursos e aulas online e modelos de planilha.

homem usando produto digital pelo tablet
Um produto digital é consumido totalmente por meios digitais, e pode ter diversos formatos.

Esses itens são muito viáveis tanto para ambas as partes. De um lado, os usuários não precisam se preocupar com o recebimento do item, e podem consumi-lo logo após a aquisição. Já no caso dos criadores, os cursos com estoque, armazenamento e logística são muito menores, e o foco pode ser investido na qualidade do produto.

Além disso, com o advento do marketing digital, a divulgação também é simplificada, e pode ser feita inteiramente por meios digitais. 

Ao mesmo tempo, para desenvolvê-los e lançados, é preciso cumprir uma série de etapas, desde documentações e pesquisas de público-alvo e usabilidade, até a criação e o lançamento no mercado.

Como criar um produto digital do zero?

Assim como qualquer item, a construção de um produto digital deve seguir algumas etapas. Abaixo, explicamos passo a passo como funciona a criação desde o início.

1. Ideias e planejamento

Todo projeto começa com uma boa ideia. Essa primeira faísca servirá para que você defina o que o produto será assim que finalizado, e quais dores do público ele pretende resolver. Não é necessário ter muitos detalhes, mas sim um, norte para guiar suas decisões.

A partir dessas ideias, você e sua equipe devem fazer um planejamento sobre os próximos passos. Estipule datas para as pesquisas de mercado, para o desenvolvimento do produto, e uma estimativa para que ele esteja finalizado e lançado. Lembre-se de ser realista. 

Ainda nessa etapa inicial, é preciso definir bem os papéis de cada pessoa da equipe. É essencial que uma pessoa (que pode ser você) fique responsável por garantir o andamento do projeto e fiscalizar quais tarefas estão sendo realizadas, bem como quais são mais urgentes. Esse será o Product Owner ou o Product Manager.

2. Pesquisas de mercado

Uma boa ideia é essencial para que um produto tenha sucesso, mas ela não é o suficiente. Isso porque ele precisa estar ancorado em bases sólidas e que fazem sentido. Do contrário, ele pode não acabar tendo o sentido esperado. 

Portanto, o segundo passo é fazer pesquisas de mercado para identificar as oportunidades de mercado. Um dos pontos que deve ser verificado é a concorrência, e quais são os resultados de empresas e produtos similares, para buscar entender se há espaço para o seu projeto, como será a precificação, como deve ser a comunicação, entre outros tópicos. Esse processo costuma ser chamado de Product Market Fit

Assinatura Awari | Cursos Produtos
mulher fazendo pesquisa de mercado para produto digital
A etapa de Product Market Fit busca investigar características do mercado para desenvolver e lançar seu produto ou seviço.

Além disso, uma etapa imprescindível é entrevistar seu público-alvo. Faça pesquisas qualitativas e quantitativas para entender quais são as suas dores, se eles se identificam com a ideia do seu produto, entre outras características relacionadas ao perfil dessas pessoas.

3. Testagem, prototipação e MVP

Uma etapa contínua durante todo o processo de criação de um produto digital é a testagem. Isso porque, mesmo que você tenha se baseado em pesquisas para a criação do projeto, é somente na prática que ele se provará efetivo.

Nesse contexto, entra o MVP (mínimo produto viável). O intuito dessa prática é criar uma versão básica do produto para demonstrar a um grupo teste quais serão suas funcionalidades e medir sua aprovação. 

A criação desses protótipos é essencial para aumentar a velocidade do desenvolvimento e diminuir as chances de erros. Se algo não for aprovado, basta corrigir antes de avançar para as próximas etapas.

4. Desenvolvimento

A etapa é o resultado da junção entre todas as anteriores. Com as ideias bem documentadas, o planejamento definido e as hipóteses comprovadas, feitas as correções necessárias, é o momento de prosseguir com o desenvolvimento do produto.

Essa etapa costuma ser dividida em pequenas tarefas entre todo o time, assim, é possível focar em cada ponto separadamente e construindo o produto aos poucos. Também é durante esse processo que se deve tomar decisões sobre design, marca e experiência do usuário.

5. Lançamento e avaliação

De nada adianta ter um produto excelente em mãos se ele não impactar as pessoas certas. Por isso, nessa etapa final, chegou a hora de traçar estratégias de marketing para lançar seu produto no mercado. 

Baseado nos estudos já realizados, sua equipe de marketing deverá criar campanhas nas redes sociais e em mídias pagas direcionando o produto ao público. Lembre-se de caprichar na mensagem e pensar em algo que se destaque e chame a atenção.

Após as primeiras aquisições, naturalmente, os usuários começarão a fazer avaliações. A partir desses feedbacks, faça os ajustes necessários e aproveite para lançar versões aperfeiçoadas.

Vale ressaltar que todas essas etapas não são necessariamente lineares. Pode ser que você tenha que retroceder ou avançar, de acordo com o andamento do seu projeto. O mais importante é que você consiga debater com a sua equipe os próximos passos e avalie o que é mais importante para o momento atual. 

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Como você conferiu, a gestão de um produto digital não é algo simples, e exige atenção e dedicação. Por isso, se o seu objetivo é criar um próprio projeto e lançá-lo no mercado, é importante estudar e se especializar nesse assunto.

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