Curso de UX Writing: 7 dicas para começar a carreira

Curso de UX Writing: 7 dicas para começar a carreira

Está pensando em começar na carreira de UX Writer? Então temos dicas valiosas para te dar nesse início.

Continue conosco e descubra o que é UX Writing, como começar na carreira, quanto ganha um profissional da área em média e obtenha várias dicas para começar essa jornada.

Boa leitura!

1. Conheça o UX Writing

Antes de te contar por que a carreira de UX pode ser interessante e recompensadora financeiramente, vamos explicar o que é UX Writing na prática.

O termo “UX Writing” em tradução livre do inglês significa “escrevendo para a experiência do usuário”. Portanto podemos concluir que os profissionais da área escrevem conteúdos textuais para proporcionar uma experiência melhor aos usuários de uma plataforma, ferramenta, aplicativo etc.

O texto é um dos elementos mais importantes do User Experience, porque é principalmente através dele que a interface de um software se comunica com seu usuário.

Ao entrar em um site, app ou ferramenta digital, o usuário precisa saber, de maneira intuitiva, onde clicar e como chegar onde quer sem maiores dificuldades.

É claro que existem outros conceitos do Design que influenciam nesta comunicação entre plataforma e usuário, mas o texto é um dos elementos mais estratégicos, então precisa ser construído de maneira eficiente, sempre pensando na experiência.

Escrever como um UX Writer significa escolher não apenas as palavras certas, mas também a localização ideal, além de definir outros fatores como:

  • Linguagem sinérgica com o público-alvo;
  • Tom de voz da marca;
  • Hierarquia de informações – quais textos se destacam e quais são secundários;
  • Gerenciamento de crise (em casos de experiência negativa).

O principal diferencial entre um UX Writer e um redator é basicamente o mindset, ou seja, o jeito de pensar. Enquanto um redator tem como objetivo apenas entregar uma informação, o UX Writer além de entregar a informação ainda precisa pensar nos seguintes fatores:

  • Objetividade;
  • Como o usuário vai se sentir ao ler aquele texto;
  • Estratégia e posicionamento das palavras;
  • Evitar má-interpretações e experiências ruins.

Em situações que demandem uma mensagem de erro, por exemplo, é importante que o conteúdo seja esclarecedor, simpático, empático e instrutivo para que o usuário entenda o que houve e possa corrigir sua jornada.

Dependendo do público-alvo, até mesmo pitadas de humor podem ser arriscadas para transformar um erro em motivos de sorriso e descontração, transformando algo negativo em positivo.

2. Onde estudar UX Writing

Dentro da trilha de Design aqui na Awari nós temos um curso especializante para redatores que desejam se aprofundar nos estudos de UX Writing. 

Aprender UX Writing é entender como criar textos objetivos e marcantes, utilizando as palavras e gatilhos certos, proporcionando uma boa experiência ao usuário e conduzindo-o a realizar seus objetivos em sites e aplicativos.

No curso da Awari você terá um total de 90 horas de carga horária, divididas em conteúdos teóricos e práticos, mentorias individuais com especialistas inseridos no mercado de trabalho, além é claro de um certificado amplamente reconhecido na área.

Terminando o melhor curso de UX Writing você estará apto para atuar na criação e manutenção de microcopies para aplicativos, sites e softwares, além de formular estratégias direcionadas aos objetivos do produto para gerar impactos positivos no seu usuário por meio do produto.

3. Como começar na área

O primeiro passo é gostar de escrever e ter um mindset voltado à tecnologia e desenvolvimento. Entender como funciona a interação entre o usuário e o software é um ótimo rumo para seguir.

Conte com a ajuda e com a opinião de UX/UI Designers, redatores comuns – para encontrar os pontos de diferença entre as carreiras – e leia mais sobre o assunto. Dessa maneira você vai descobrir se tem realmente a vocação e a tendência para ser um bom UX Writer.

Quanto ganha um UX Writer

Em 2021 as profissionais Camila Martins e Mayara Pillegi fizeram a segunda edição da pesquisa Raio-X dos UX Writers Brasileiros e publicaram seus resultados no UX Collective. 

Assinatura Awari | Cursos Design

Um total de 363 profissionais foram entrevistados e a média salarial de um UX Writer Junior fica em R$ 3.943,00, e um UX Writer Pleno sobe para R$ 6.203,00.

Outro dado interessante sobre essa pesquisa é que 35,3% dos profissionais vêm do Jornalismo, 27,3% se originam da Publicidade, Propaganda e Marketing e 18,2% estudaram Letras.

Inclusive, essa pesquisa é muito rica e traz mais dados sobre os profissionais além dos salários, como:

  • Onde moram;
  • Quem são eles;
  • Onde trabalham;
  • Dados sobre demissões e contratações durante a pandemia;

entre outros. Confira a pesquisa completa clicando aqui.

4. Faça mentoria

É fundamental conversar com pessoas que já estão no mercado de trabalho. Como dissemos nos itens anteriores, no curso de UW Writing da Awari você consegue conversar diretamente com quem já está atuando na área, tirar suas dúvidas e até pedir conselhos. Conte com esse recurso.

5. Mindset de UX

Outra coisa muito importante para começar a trabalhar na carreira de UX Writer é trabalhar o seu mindset. Mas como fazer isso?

Ao começar os seus estudos, deixe sempre a chavinha do UX ligada na sua mente. Dessa forma, ao interagir com sites, aplicativos e ferramentas digitais, você vai desenvolvendo um olhar analítico, estudando essas plataformas do ponto de vista de um UX.

Isso pode ser de grande ajuda na hora que você começar a trabalhar na área.

6. Desapego das palavras

Pelo menos no início do seu desenvolvimento, nem todos os seus textos serão ideais e é importante desapegar deles.

Sabemos que, enquanto redatores, jornalistas e produtores de conteúdo no geral, podemos ter algum apego com as nossas palavras.

Mas ter um texto reprovado não significa que você é um UX Writer ruim. Significa apenas que você está aprendendo e se desenvolvendo. 

E em breve estará escrevendo tudo “com o pé nas costas”. Não desista 🙂

7. Trabalhar em equipe

Enquanto UX Writer você vai precisar trabalhar em conjunto com outras pessoas, afinal nem só de texto vive um software. Ele também precisa de desenvolvimento, lançamento, venda, divulgação etc.

Portanto, outras pessoas estarão envolvidas no processo, todas elas com um mesmo objetivo: deixar a plataforma o mais amigável possível para o usuário. 

É importante saber trabalhar em equipe, receber e fornecer feedbacks construtivos, estudar muito e contribuir com seus conhecimentos prévios.

8. Dica bônus: cases de sucesso

No início é mais difícil conseguir cases de sucesso sendo um UX Writer, afinal de contas você está apenas começando.

Porém ainda é possível mostrar toda a sua criatividade, estratégia e competência criando cases através de análises de sites e aplicativos que você gosta – ou não gosta, justamente por não serem tão amigáveis ao usuário – e indicando o que poderia mudar, o que você faria para melhorar a User Experience.

Essa proatividade pode fazer a diferença na hora de uma entrevista para posição de UX Writer.

Desenvolva a sua carreira em UX Writing 

A Awari é uma plataforma completa com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira para você dar seu próximo passo profissional.

Dentro da nossa trilha de Design você encontra o melhor curso de UX Writing, com jornada personalizada e materiais complementares desenvolvidos por especialistas no mercado.

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora