← Voltar para o blog

Autodesenvolvimento: O Guia Completo para colocar em prática

Autodesenvolvimento: O Guia Completo para colocar em prática

Todos nós estamos em busca de situações que nos motivem deem sentido às nossas vidas, seja no relacionamento com outras pessoas, com o trabalho, com o mundo ao nosso redor e até com nós mesmos. Um dos métodos mais utilizados para ajudar nessa procura é o autodesenvolvimento.

Esse é um processo que realizamos conscientemente e que é capaz de proporcionar muitos benefícios em diferentes âmbitos. Embora seja natural nos desenvolvermos, há uma série de técnicas que podem ser aplicadas para que possamos chegar mais perto dos nossos objetivos e da satisfação pessoal.

Nesse artigo, explicamos com mais detalhes do que se trata o autodesenvolvimento e como você pode adotar essa prática no seu dia a dia. Vamos conferir?

O que é autodesenvolvimento

Podemos definir autodesenvolvimento como o ato de se responsabilizar pelo nosso próprio progresso e aprimoramento enquanto pessoas. Ele ocorre por meio de decisões e atitudes diárias visando a evolução individual.

Essa prática pode variar de pessoa para pessoa, justamente por envolver questões pessoais e diferentes para cada um. É um processo que pode envolver o âmbito emocional, social, relacional, mental e físico, de acordo com o que é prioridade na sua vida.

mulher fazendo planejamento de autodesenvolvimento
Com o autodesenvolvimento, você pode assumir a responsabilidade pelo próprio progresso.

Dessa maneira, você pode desafiar-se a sair da sua zona de conforto, romper com crenças limitantes que podem estar lhe impedindo, aperfeiçoar seus pontos fortes, entender suas fraquezas e trabalhar sobre elas.

O autodesenvolvimento pode ocorrer diariamente em práticas que adotamos, já que diariamente aprendemos novas habilidades e conhecimentos. Entretanto, ele também pode ser sistematizado como forma de tornar essa busca constante e mais eficaz, e para que você possa observar o avanço diariamente.

Quais os benefícios do autodesenvolvimento?

O autodesenvolvimento pode trazer inúmeros benefícios. No que diz respeito ao âmbito pessoal, por meio do autodesenvolvimento, você pode se conhecer melhor para manter-se motivado e controlar melhor suas emoções e impulsos.

Também é uma forma de aprimorar o seu relacionamento com outras pessoas. Isso pode ocorrer ao melhorar suas habilidades de comunicação e persuasão, e até mesmo aperfeiçoando sua imagem pessoal, de forma que ela transpareça melhor quem você é.

Já no sentido profissional, essa é uma forma de agregar mais qualidade e agilidade em tudo o que você realiza, e dessa forma, almejar novas oportunidades ou cargos melhores, com remunerações mais altas. Além disso, como consequência, mais pessoas podem reconhecer seu trabalho.

Como colocar o autodesenvolvimento em prática?

O autodesenvolvimento deve ser uma prática diária, e existem práticas que você pode aplicar em seu dia a dia para que ele seja constante e você consiga observar os resultados. Abaixo, listamos algumas dicas valiosas!

Crie um planejamento e estabeleça metas

Em Alice no País das Maravilhas, o Gato diz à garota que “se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Esse ensinamento também se aplica às nossas vidas, e por isso, é essencial para o nosso crescimento que tenhamos um planejamento sobre onde queremos chegar.

Comece fazendo um panorama atual da sua vida. Em seguida, pense sobre seus objetivos para daqui alguns meses, um ano, dois anos, cinco anos, e assim sucessivamente. Tendo esses pontos bem definidos, chegou a hora de conectá-los.

homem fazendo planejamento para seu autodesenvolvimento
Ao criar um planejamento, você divide seu autodesenvolvimento em etapas para acompanhá-lo.

Considerando, por exemplo, que um dos seus objetivos é mudar de carreira. Pense o que você precisa estudar para alcançar essa nova profissão, quanto tempo você pode demorar para se estabelecer, e em quanto tempo você poderá realizar essa transição. Para isso, pesquise depoimentos de outras pessoas que já estiveram em uma situação parecida.

O mesmo vale para caso você queira aprender uma nova habilidade, mudar um hábito, ou planejar alguma transformação na sua vida pessoal ou profissional. Lembre-se de documentar esses processos, seja fisicamente ou virtualmente, da forma como preferir.

Faça autoanálise e busque feedbacks

Para que seu planejamento faça sentido, é importante que você acompanhe o próprio desenvolvimento. Por isso, de tempos em tempos, separe alguns minutos para fazer uma autoanálise sobre o que está sendo feito. Um parâmetro importante será a documentação que você tem mantido.

Além disso, quando fizer sentido, você pode pedir feedbacks de terceiros. Essa é uma forma de trazer outra visão ao seu autodesenvolvimento, que muitas vezes pode ser de uma pessoa especialista nas questões que estão sendo aperfeiçoadas.

Pegando o mesmo exemplo anterior sobre transição de carreira, você pode pedir a um amigo ou mentor para avaliar o que você tem feito, no que é possível melhor e quais os próximos passos.

Valorize os pequenos aprendizados

Nossas vidas não são feitas apenas de grandes saltos, mas sim de uma junção de pequenos passos. Portanto, além de focar em aprendizados massivos, dedique alguns minutos do seu dia aos aprendizados mais triviais.

Com a internet, podemos encontrar uma grande variedade de conteúdos edificantes que podem auxiliar em aprendizados diários, como podcasts, vídeos no YouTube, perfis nas redes sociais, blogs, livros e canais de notícias. 

Você mesmo pode fazer uma curadoria e buscar por profissionais ou criadores que falem sobre os assuntos que você tem interesse. Feito isso, separe um tempo para consumir esses materiais. — pode ser durante as refeições, ao fazer faxina ou até ao caminhar na rua, no caso de conteúdos em áudio. 

Outra atividade importante nesse sentido é a troca de experiências com outras pessoas. Participe de grupos e comunidades em que você possa conversar sobre assuntos diversos, e procure observar os novos conhecimentos que essas outras pessoas podem transmitir. 

Marque uma consultoria de carreira na Awari

Passamos boa parte dos nossos dias trabalhando, e isso torna a carreira um pilar importante do autodesenvolvimento. Porém, nem sempre é tão óbvia compreensão do momento profissional que vivemos e dos próximos passos que devemos tomar.

Na Awari, oferecemos consultorias de carreira como benefício para os membros da nossa comunidade. São encontros individuais feitos com profissionais em que você pode conversar sobre o momento que está vivendo e desenvolver os próximos passos a serem tomados.

Além disso, na nossa plataforma você também tem acesso a cursos completos com professores especialistas, aulas ao vivo e mentorias com grandes profissionais do mercado. Clique aqui e saiba mais sobre a Awari!

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora