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Wireframe, mockup e protótipo: entenda qual é a diferença

Embora Wireframes, Mockups e Protótipos pareçam semelhantes entre si, todos eles desempenham um papel único em momentos distintos durante o ciclo de design e desenvolvimento de um produto.

Embora Wireframes, Mockups e Protótipos pareçam semelhantes entre si, todos eles desempenham um papel único em momentos distintos durante o ciclo de design e desenvolvimento de um produto.

Cada um é usado para ilustrar conceitos, coletar feedback e obter consenso para que UI designers possam projetar e criar interfaces exatamente o que os clientes desejam. 

Escolher o caminho certo em cada estágio garante que o nível correto de esforço seja investido para que você possa fornecer uma funcionalidade que resolva uma necessidade real e favoreça a experiência do usuário.  

Você vai descobrir neste artigo as principais diferenças entre cada uma dessas ferramentas, por que elas são importantes — e quando usá-las.

Porque wireframes, protótipos, e mockups são tão importantes?

Wireframes, Protótipos e Mockups consistem em três das etapas fundamentais que antecedem a sequência de desenvolvimento do produto. 

São eles que oferecem aos UI e UX designers a oportunidade de realizar rodadas de testes em cada estágio do processo de design. Em outras palavras, ajudam a certificar se o produto atende às expectativas e se ele faz jus a sua finalidade principal. 

É por meio dessas ferramentas que os designers avaliam se um produto é apropriado para os usuários-alvo, com base em quesitos como navegabilidade, fluidez e facilidade de uso. 

A realização de testes de usuário costuma ser feita em cada iteração do projeto, desde o wireframe mais antigo, e de baixa fidelidade, até o protótipo de alta fidelidade. Tudo isso para conseguir criar um design eficiente e completo, capaz de agregar valor aos usuários. 

Os wireframes ajudam a delinear ideias no papel, enquanto os mockups elevam essas ideias a um próximo nível, adicionando opções de design, como esquemas de cores, fontes e ícones. 

Já os protótipos permitem experimentar e ajustar elementos visuais e de navegação, além de fornecer uma representação mais sólida de como um design se comporta. 

O que é um wireframe?

Um wireframe é uma representação básica, geralmente de baixa fidelidade, do conceito inicial de um produto. Ele funciona como uma espécie de “rascunho” dos elementos essenciais que apareceriam, por exemplo, em uma página da Web ou aplicativo.

Essa ferramenta fornece um esboço claro da estrutura da página, layout, arquitetura de informações e direção geral. É também comum que os wireframes sejam apenas preto, branco e cinza, podendo ser desenhados à mão ou criados digitalmente.

imagem de wireframe desenhado em um papel
O wireframe fornece uma compreensão visual de um projeto antes que a fase de criação comece. Foto: simplilearn.com

Rápidos de criar, eles são frequentemente usados ​​em sessões de brainstorming, e servem como base para o design sobre o qual todo o restante do produto será construído. 

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Os wireframes devem ser usados ​​para chegar a um consenso sobre a funcionalidade central de um conceito. Uma curiosidade interessante sobre eles é que a ausência de elementos visuais como cores e logotipos é intencional.

Isso serve para direcionar as críticas para o layout ou arranjo proposto,  evitando desviar o foco para detalhes visuais. Ou seja, sem as distrações de cor e tipografia, os wireframes facilitam a entrada confiável e aberta do usuário.

Por exemplo, em wireframes digitais (para aplicativos móveis ou sites) , alguns designers usam Lorem Ipsum, um texto que atua como um espaço reservado para conteúdo futuro. 

Em seguida, eles solicitam aos usuários que respondam perguntas como “O que você esperaria que fosse escrito aqui?” 

Já para wireframes de papel, questões como “o que você esperaria que acontecesse se clicasse neste botão?” são igualmente esclarecedores.

O que é um Mockup de Interface do Usuário (UI)?

Um Mockup é uma simulação estática e de alta fidelidade do produto acabado. Ele apresenta a aparência visual do design, incluindo tipografia, iconografia, cor e estilo geral.

Enquanto um protótipo foca no design de interação, os mockups estabelecem como os usuários irão interpretar a marca por meio de sua identidade visual

Além disso, essa ferramenta oferece uma perspectiva mais realista às partes interessadas, podendo ajudar a revelar problemas que não eram tão aparentes nos estágios de wireframing e prototipagem, como conflitos de cores ou problemas de tipografia. 

imagem de mockups de alta fidelidade de aplicativos
Embora os mockups sejam designs de alta fidelidade, eles são estáticos e não têm funcionalidade como uma captura de tela. Foto: justinmind.com

Durante a fase de mockup, os UI Designers têm também o trabalho de criar uma continuidade estilística entre as interfaces desktop e móvel.

A comparação de mockups, por exemplo, pode ajudar a equipe a chegar em um acordo sobre a melhor direção para o design. Já sua natureza estática permite a fácil incorporação de quaisquer alterações ou solicitações.

Em suma, os mockups são a maneira mais eficaz de explorar a identidade visual da marca antes que as decisões de design se tornem permanentes com o código.

O que é um protótipo?

Um protótipo é um modelo funcional de um aplicativo ou página da web. Em geral, ele aparece como a próxima etapa no processo de design do produto após o wireframing.

Assim como um wireframe, ele pode ser de baixa ou alta fidelidade. Os protótipos de baixa fidelidade podem ser esboços de papel estáticos ou desenhos digitais ou páginas da Web interativas e clicáveis. 

desenho em papel simbolizando um protótipo
Exemplo de protótipo de baixa fidelidade. Foto: interaction-design.org

Os protótipos de alta fidelidade, por outro lado, incluirão cor, texto e outros elementos, e normalmente assumem a forma de um site ou aplicativo totalmente funcional e codificado. É mais provável que esse tipo seja usado nos estágios posteriores do processo de design

Ambas as versões permitem que o usuário avalie como o produto pode ser usado diariamente, sendo consideradas essenciais para refinar a usabilidade do produto e obter feedback.

imagem simbolizando uma tela de protótipo de ux ui design
Os protótipos são modelos experimentais simples do produto proposto e servem para verificar o quão bem ele corresponde ao que os usuários desejam por meio do feedback que eles fornecem. Foto: toptal.com

A prototipagem permite também que os UI e UX designers testem a jornada do usuário (User Journey), e reflitam sobre como o usuário pode se mover entre diferentes ações ou tarefas para alcançar determinados resultados, identificando possíveis problemas com o fluxo de interação.

Quando utilizar cada um deles?

Agora que você sabe o que são wireframes, mockups e protótipos, é hora de entender melhor quando cada uma dessas ferramentas pode ser usada:

Quando usar um wireframe

Considerando que a função dos wireframes é transformar ideias abstratas em conceitos tangíveis, eles são mais relevantes nos estágios iniciais do processo de design do produto. Em vez de focar na aparência do produto, podemos dizer que seu objetivo principal é a resolução de problemas.

Vamos dar uma olhada em alguns casos de uso dessa ferramenta:

  • Estrutura de comunicação: para compartilhar informações importantes sobre o design do produto.
  • Design rápido: para criar esboços simples e fáceis de modificar.
  • Descoberta do produto: pode ser usado para identificar requisitos de negócios, decidir o escopo do produto, entre outras ações.

Quando usar um mockup

Independentemente de como você os usa, os mockups ajudam a comunicar como você deseja que seu produto final seja. 

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  • Descoberta do produto: você pode usar mockups antes de iniciar um projeto e testar diferentes abordagens para um produto em potencial;
  • Apresentação para as partes interessadas: um mockup pode ajudar a manter todos alinhados com o produto final ao apresentá-lo, podendo servir até mesmo para impressionar potenciais investidores;
  • Etapa final do design: a criação de mockups geralmente ocorre após as etapas de wireframing e prototipagem de baixa fidelidade, e compõe a fase final no processo de design.

Quando usar um protótipo

  • Teste de usabilidade: os protótipos servem para colocar uma versão funcional do seu produto nas mãos dos usuários e verificar se o seu design é utilizável antes de ser enviado;
  • Validação de ideias: você pode usar designs de protótipos para compartilhar sua ideia o quanto antes no processo de design. Isso ajudará você e sua equipe a descobrir exatamente o que estão tentando alcançar;
  • Projetos colaborativos: como os protótipos ajudam a testar projetos, você pode envolver o maior número possível de interessados. Os UX Writers podem ajudar a validar a navegação, enquanto os desenvolvedores testam a funcionalidade e os Product Managers ajudam a se concentrar nos fluxos do usuário.
  • Convencer investidores e atualizar as partes interessadas: muitas vezes precisará de um protótipo para provar às partes interessadas que vale a pena levar sua ideia adiante.

Quais são as principais ferramentas para desenvolver cada um?

Listamos a seguir as principais ferramentas utilizadas por designers de UI nas diferentes etapas do processo de design, do Wireframing à Prototipagem. Confira:

Sketch

tela do sketch simbolizando wireframe mockup e protótipo
Foto: webflow

Qualquer um que esteja minimamente familiarizado com o trabalho em UI design já ouviu falar do Sketch

Trata-se de um programa de design vetorial exclusivo para Mac com foco na criação de protótipos interativos de designs da Web e de aplicativos. 

Devido à sua interface intuitiva, que inclui recursos de colaboração em tempo real e uma ferramenta de prototipagem, é considerado o favorito dos UI designers que estão começando.

Adobe XD

tela do adobe xd simbolizando wireframe mockup e protótipo
Fonte: maze.co

O Adobe XD é o software de design de interface do usuário da Adobe que foca na criação de protótipos de produtos, aplicativos móveis e sites. Ele conta com recursos de interface de usuário baseadas em vetor para a criação de protótipos e mockups.

Além disso, fornece aos designers os recursos necessários para criar protótipos completos, incluindo fluxos de trabalho, criação de elementos, transições animadas, elementos dinâmicos, entre outros.

Sem falar da interface familiar, outra vantagem dessa ferramenta é a sua fácil integração com os demais softwares da Adobe, como Photoshop e Illustrator.

InVision Studio

invision studio simbolizando wireframe mockup e protótipo
Foto: trustradius

O InVision Studio é uma ferramenta de prototipagem e animação que permite criar designs de tela avançados e baseados em vetor. 

Considerado o software mais completo para desenvolver protótipos, ele possui um ambiente de design de produto digital unificado, além de contar com recursos que potencializam a criação e a colaboração entre equipes.

Balsamiq

balsamiq simbolizando wireframe mockup e protótipo
Foto: creativebloq

Ferramenta de wireframing bastante popular, o Balsamiq  está entre as alternativas que englobam UI e UX.

Sua uma interface amigável facilita a criação de wireframes de baixa fidelidade. Já seus comandos de arrastar e soltar possibilitam que até mesmo UI designers iniciantes consigam desenvolver rapidamente estruturas e layouts para seus projetos com facilidade. 

Figma

figma sendo utilizado para criar wireframes mockups e protótipos
Foto: creativebloq

O Figma é outra ferramenta já conhecida no mercado. Baseada em nuvem, e na web, ele é usado para projetar e construir protótipos com recursos de design. 

Aplicável para a criação de wireframes e mood boards, também permite que designers criem protótipos e mockups dinâmicos, realizem testes de usabilidade e sincronizem todo o progresso. 

Seu ambiente colaborativo possibilita que várias pessoas possam trabalhar em um projeto ao mesmo tempo. É gratuito para uso individual.

Origami Studio

Foto: maze.co

O Origami Studio é uma ferramenta gratuita, originalmente construída para ser usada por UI designers do Facebook

Embora seja mais complexo em relação a outras opções do mercado, oferece aos designers todos os recursos necessários para criar protótipos de alta fidelidade.

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