UI/UX Design vs Product Design: entenda as diferenças

UI/UX Design vs Product Design: entenda as diferenças

A área de Design está muito relacionada com a de desenvolvimento de produtos e, por isso, os segmentos de Product Design, UX e UI vêm se tornando cada vez mais comuns em muitas empresas do mercado físico ou digital. 

Apesar de serem semelhantes, cada um deles apresenta características específicas que os diferenciam, pois tem aplicações diferentes dentro dos processos de criação. 

Entenda as principais diferenças entre Product Designer e UX/UI Designer!

Qual a diferença entre Product Designer e UX/UI designer?

A principal diferença entre um product designer e um UX/UI designer está na aplicação do seu trabalho, sendo que o primeiro geralmente participa do projeto de uma maneira geral enquanto o segundo trabalha focado em oferecer uma boa experiência para o usuário. 

Explicando melhor, o product designer é um profissional que participa de processos de criação de produtos físicos ou digitais, considerando todos os pontos dessa construção. 

Leva em consideração não apenas a experiência, mas também aproveitamento, segurança e outros pontos importantes na construção de um produto.

Já o UX/UI designer é um profissional focado em promover uma boa experiência do usuário (UX) a partir de uma boa interface (UI)

Assim, o UX/UI designer trabalha na construção de produtos digitais, como sites e aplicativos, e projeta a maneira como uma interface deve ser de acordo com boas práticas de usabilidade

O que significam as siglas UI e UX e o que são essas áreas?

User Interface (UI), em português, significa Interface do Usuário. Ou seja, é o que o usuário está vendo em uma interface. 

User Experience (UX), em português, significa Experiência do Usuário. O profissional que trabalha na criação gráfica para uma boa experiência é o UX designer.  

Um profissional de UX/UI Design tem como foco oferecer a melhor interface possível para o usuário consumidor do produto digital, considerando principalmente a usabilidade e sua experiência. 

Para construir um bom UI/UX design, é preciso considerar diversos pontos:

  • o público que utiliza aquela interface;
  • o principal objetivo da tela;
  • clareza e objetividade da tela;
  • construção do fluxo de acesso;
  • acessibilidade de telas;
  • definição de cores;
  • definição dos botões;
  • definição dos textos;
  • e muitos outros pontos relacionados com experiência e legibilidade de uma tela. 

Com o avanço dos produtos digitais, os profissionais de Design focados em UI e UX vêm se tornando cada vez mais procurados e valorizados, pois esse cuidado com a interface faz toda a diferença para o usuário. 

Assinatura Awari | Cursos Design

Uma interface bem construída é capaz de:

  • melhorar o fluxo de telas;
  • facilitar a usabilidade;
  • tornar os processos mais rápidos;
  • evitar dúvidas por parte dos clientes/consumidores;
  • aumentar a taxa de conversão;
  • melhorar a experiência como um todo, entre muitos outros pontos. 

O que faz o profissional Product Designer?

Enquanto o UX/UI designer trabalha focado na experiência do usuário e na usabilidade da interface, o product designer tem uma atuação mais ampla dentro da construção de um produto, seja ele físico ou digital.

O product designer pode trabalhar em qualquer etapa do processo de construção de um produto, desde sua ideia até pesquisas de mercado e desenvolvimento da interface ou do produto físico, se for o caso.

Por isso, suas funções estão voltadas não apenas ao Design, mas também ao mercado e todas as informações necessárias para apresentar um produto realmente relevante às pessoas. 

Além do Design em si, é possível citar outros conhecimentos necessários para ser product designer, como:

Assim, de maneira geral é possível entender que as diferenças entre um product designer e um UX/UI designer estão em suas funções dentro do projeto, apesar dos dois profissionais terem conhecimentos semelhantes. 

Quais cursos fazer para se tornar Product Designer ou UX/UI Designer?

A área de design de produtos e de UX/UI Design não é mais exclusividade dos designers formados em cursos superiores. Isso porque, hoje em dia, é possível aprender sobre design de produtos em cursos livres. 

Isso vale principalmente para quem quer focar nos produtos digitais, desde de sua concepção até o “desenho” de suas interfaces. 

Por isso, quem deseja trabalhar com a área de Produtos hoje em dia consegue aprender sobre Design, mercado, marketing, publicidade, gestão e muitos outros assuntos de maneira rápida, completa e focada. 

Assim, torna-se um profissional já preparado para as demandas do mercado digital e aproveita as oportunidades dessa área. 

Quem deseja trabalhar com Gestão de Projetos e Produtos em Design consegue aproveitar nossa Trilha de Gestão de Produtos ou de Design, para aprender mais sobre o desenvolvimento de novos produtos digitais, um dos ramos em maior crescimento atualmente. Veja nossa Trilha de Produtos!

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora