Facebook pixel
>Blog>Gestão de Produtos
Gestão de Produtos

Sprint Planning: como funciona e como planejar

A Sprint Planning é um momento de planejamento de ações dentro de um projeto e, por isso, é uma atividade recorrente na organização do trabalho nas empresas.

A Sprint Planning é um momento de planejamento de ações dentro de um projeto e, por isso, é uma atividade recorrente na organização do trabalho nas empresas. 

O formato faz parte da metodologia Scrum, uma das mais utilizadas no mercado atualmente, para tirar do papel tanto produtos físicos quanto digitais e torná-los realidade. 

A Sprint Planning geralmente acontece semanalmente e serve como um momento de entender os próximos passos de desenvolvimento, alinhando tudo o que precisa ser feito. 

Essa é uma tarefa de profissionais como Product Owner e Scrum Master, responsáveis por toda a gestão do produto. Essa é uma área em pleno crescimento, pois as empresas querem resultados cada vez mais rápidos e de qualidade. 

Entenda exatamente o que é Sprint Planning e conheça mais sobre as metodologias ágeis!

Mas, primeiro: o que é uma Sprint?

Sprint é o nome dado a um período de produção de tarefas de um projeto. Geralmente tem a duração de uma semana, em que todos os envolvidos no projeto precisam realizar suas entregas dentro desse período – ou, pelo menos, começar a desenvolvê-las. 

A Sprint é uma forma de organização de trabalho dentro de um tempo pré-determinado e funciona dentro de outras práticas organizacionais chamadas de metodologias ágeis. 

Nesse caso, a Sprint faz parte da Metodologia Scrum, uma das mais utilizadas atualmente pelo mercado por focar em entregas mais rápidas e melhorias ao longo do tempo. 

Esse formato de trabalho é muito comum em empresas de tecnologia, mas já vêm sendo utilizadas também no contexto de outros mercados, focados em apresentar ideias inovadoras de maneira mais rápida no mercado (go-to-market). 

Todo profissional que deseja trabalhar com gestão de projetos e desenvolvimento de produtos (digitais ou não) precisa conhecer sobre as metodologias ágeis, pois além de serem as mais comuns, também são as que mais se encaixam com as necessidades do mercado atualmente. 

Entendendo as metodologias ágeis

Como vimos, a Sprint é um ciclo de trabalho da metodologia Scrum. Mas esse não é o único tipo de metodologia ágil existente, sendo que outras também podem ser aplicadas em diferentes setores.

As metodologias ágeis, na verdade, referem-se a formatos de trabalho e de organização que visam entregas mais ágeis de projetos, como o nome sugere. 

Dessa forma, não estão relacionadas a uma técnica específica e vários formatos surgiram desde que essa ideia tomou conta do mercado. 

As ideias das metodologias ágeis surgiram a partir do Manifesto Ágil, um documento assinado em 2011 por 17 pessoas envolvidas no mercado da tecnologia que estavam propondo novas maneiras de desenvolver novos projetos, visando trazer mais agilidade para o mercado. 

São 12 princípios de agilidade propostos por esses profissionais, mas 4 são os mais importantes:

Product Management Aprenda a gerenciar todo o ciclo de vida de produtos, descobrir problemas e oportunidades com usuários, definir a visão e o roadmap do produto para a equipe e stakeholders e entregar soluções eficientes e inovadoras ao mercado.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Product Management
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais
  • “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”
  • “Software em funcionamento mais que documentação abrangente”
  • “Colaboração com clientes mais que negociação de contratos”
  • “Responder a mudanças mais que seguir um plano”

Além da metodologia Scrum, a Lean, Kanban e Extreme Programming (XP) são outras que se encaixam nesses preceitos e também são utilizadas por muitas empresas. 

Conheça a metodologia Scrum

A metodologia Scrum é um dos formatos que podem ser utilizados para uma gestão ágil dos projetos. Nesse caso, o trabalho é dividido nas Sprints e, por isso, todas as outras atividades estão relacionadas com ela. 

O grande potencial da metodologia Scrum é exatamente o uso de pequenos ciclos de atividades para entregas ágeis e de qualidade, sempre buscando melhorar o projeto com o tempo e respeitando seus requisitos. 

Com isso, o trabalho é potencializado, levando a maior produtividade e motivação de toda a equipe. Além disso, também é vista como uma maneira de incentivar a criatividade e abrir espaço para novas ideias. 

Afinal, em toda Sprint surgirão dúvidas e problemas a serem resolvidos. Com o Scrum, os envolvidos conseguem explorar as melhores maneiras de fazer isso. 

Imagem: Nifty

Como é possível perceber pela imagem, até mesmo visualmente é possível entender como funcionam os ciclos de trabalho e as sprints dentro da metodologia Scrum. 

Vale lembrar que essa metodologia é uma das mais comuns e já foi validada nos mais diversos mercados. Além das equipes de desenvolvimento, é preciso ter figuras de gestão bem definidas. 

No Scrum, geralmente é o Product Owner e o Scrum Master. O primeiro está focado em entender os requisitos funcionais e não funcionais do produto, enquanto o segundo ajuda na organização e tomada de decisões para melhorias de processos.

Na prática, ambos trabalham de maneira conjunta para definir maneiras de realizar entregas com mais qualidade sem sobrecarregar as equipes.  

O que é a Sprint Planning 

Sprint Planning é o momento em que a Sprint é planejada. Ou seja, quando são definidas as tarefas a serem feitas naquele período de tempo e quem será responsável por cada uma delas. 

Como vimos, a Sprint é uma ferramenta da metodologia ágil Scrum utilizada para determinar o que precisa ser feito em um determinado período de tempo. 

Por isso, todas as etapas de desenvolvimento de um projeto ou produto estão relacionadas com o planejamento definido para cada Sprint. 

E isso só pode ser feito com o planejamento. Dessa maneira, a Sprint Planning é uma reunião de organização e definição de tarefas para que todos os envolvidos saibam o que precisam fazer naquele ciclo e o que é esperado deles. 

Essa reunião geralmente é conduzida pelo Product Owner ou pelo Scrum Master. Esses são dois profissionais focados em gestão que têm uma visão geral de todo o Backlog do produto (requisitos e etapas a serem entregues) e que é capaz de determinar prioridades e outros detalhes. 

Feita a reunião de Sprint Planning, a sprint acontece normalmente e, ao final dela, acontece a Sprint Review, ou seja, uma revisão de tudo o que foi feito, o que não pode ser terminado e o que passará para a próxima. Geralmente acontece no último dia da semana. 

Antes de iniciar a próxima semana, inicia-se novamente a Sprint Planning e define-se o que precisará ser feito nessa nova Sprint. 

Principais elementos da Sprint

A Sprint conta com algumas informações primordiais para que todos os envolvidos estejam atualizados sobre o que precisa ser feito e o que é ou não prioridade. Por isso, é preciso deixar essas informações de maneira clara nas reuniões, assim como na ferramenta de gestão utilizada. 

Do lado de quem desenvolve os projetos, é essencial acompanhar essas informações e tomá-las como um direcionamento do trabalho. Claro, se houver dúvida, os gestores são os responsáveis por tornar o processo mais claro e coeso.  

Veja alguns dos pontos principais abaixo. 

Valor da Sprint

O valor da Sprint refere-se à importância daquela Sprint considerando o objetivo dela. Por exemplo, se aquela Sprint está focada totalmente no funcionamento de um aplicativo(algo crítico, por exemplo), tende a ter um valor maior, pois afeta diretamente a usabilidade do usuário.

Por outro lado, se a Sprint está focada em aprimorar o front-end, sem mexer com o funcionamento geral, pode ter uma prioridade menor, com mais tempo para ser feita. Mas, claro, tudo depende do produto e da situação atual.

Sprint Goal (o que deve ser feito)

É o objetivo da Sprint, ou seja, o que deve ser feito durante aquele período de tempo para que atingir o que se deseja. Um Sprint Goal pode ser desde lançar o produto em si até finalizar alguma featured importante para seu funcionamento. 

Cada Sprint pode ter um objetivo diferente, mas é comum que tarefas muito grandes e importantes demandem mais de uma sprint e surjam como objetivo por algum tempo. 

Como será feito

Além de saber o que precisa ser feito, é preciso organizar como as tarefas serão feitas. Basicamente, é preciso definir quais as tarefas, quem é o responsável por cada uma, qual tecnologia será utilizada para resolvê-la e quem poderá contribuir. 

Essa organização partindo desde o Sprint Planning tornam o trabalho de todos os envolvidos mais fluido e produtivo. 

Product Management Aprenda a gerenciar todo o ciclo de vida de produtos, descobrir problemas e oportunidades com usuários, definir a visão e o roadmap do produto para a equipe e stakeholders e entregar soluções eficientes e inovadoras ao mercado.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Product Management
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Como fazer Sprint Planning

A metodologia Scrum pode parecer complexa para quem ainda não a conhece, porém, mesmo com uma certa quantidade de “reuniões”, os processos não deixam de ser ágeis como é proposto. 

Isso porque essas reuniões de planejamento também são pensadas para durarem apenas o tempo necessário e serem organizadas da melhor maneira possível. 

Reuniões de revisão e para iniciar um sprint, por exemplo, costumam não durar mais do que alguns minutos, apenas o necessário para entender o que foi feito e o que será feito na próxima Sprint. 

Veja a seguir os principais pontos para construir uma Sprint Planning de qualidade. 

Determine o tempo de reunião

Uma reunião com tempo definido tende a ser muito mais produtiva do que uma sem hora para terminar. Por isso, determinar exatamente em quanto tempo planeja fazer a Sprint Planning é essencial. 

Considerando que é um tipo de reunião de planejamento, é comum que seu tempo seja um pouco maior. É indicado cerca de 2 horas por semana, podendo ser divida em duas etapas. 

Tenha atenção ao Backlog do produto

O backlog reúne todos os requisitos necessários em um produto, assim como as próximas tarefas a serem cumpridas, testes a serem desenvolvidos e os próximos passos.

O Product Owner, responsável por fazer o Sprint Planning, precisa acompanhar o backlog para conseguir entender quais são as próximas ações. Por isso, para tornar essa reunião ainda mais ágil, é sempre indicado fazer um refinamento desse backlog ao final das sprints também. 

Seja realista com as tarefas

Com certeza um dos pontos mais importantes em qualquer planejamento é ser realista quanto às tarefas e entregas. 

Um gestor de produtos que insere uma quantidade de tarefas muito acima do que pode ser desenvolvido acaba frustrando toda a equipe. 

Por isso, é importante focar em entregas ágeis e iteradas, ou seja, com melhorias com o tempo, em vez de querer entregar o máximo possível em apenas uma única sprint. Ser realista com as tarefas e prazos ajuda na qualidade das entregas e na motivação da equipe. 

Além disso, tanto o Product Owner quanto o Scrum Master precisam considerar que nem sempre a equipe irá atingir seu máximo rendimento em uma semana, precisando haver uma flexibilidade na organização. 

Ouça a equipe

Nem sempre a Sprint Planning é realizada com todos os envolvidos, já que muitos projetos contam com times completos para cada seção. Nesses casos, as lideranças de cada uma delas participam e repassam os planejamentos. 

Independente de quem esteja participando da reunião, é imprescindível que a pessoa conduzindo ouça a opinião das pessoas sobre os prazos. Isso porque muitas vezes são eles que têm um contato mais direto com o desenvolvimento, trazendo uma visão mais realista. 

Estude Gestão de Produto com a Awari

A gestão de produtos é uma área cada vez mais valorizada em diferentes mercados, pois é primordial para o desenvolvimento de praticamente qualquer projeto. 

Na área da tecnologia, é ainda mais relevante, tendo uma remuneração acima da média em muitos casos. É também uma maneira que muitas pessoas têm de entrar para o mercado da tecnologia mesmo sem saberem programar. 

O setor de tecnologia é um dos que mais cresce em todo o mundo e, por isso, quem deseja mudar o rumo de sua carreira e construir algo sólido e com potencial de crescimento encontra na tecnologia um caminho para isso. 

Por isso, se você tem habilidades de liderança, comunicação e é organizado, que tal aproveitá-las para construir uma carreira de sucesso em qualquer mercado? 

Na Trilha de Conhecimento de Gestão de Produtos da Awari você aprende tudo o que precisa saber sobre criar, planejar e desenvolver qualquer tipo de produto, seja digital ou não. 

Conheça nossa Trilha de Gestão de Produtos e mude sua carreira a partir de hoje!

Product Management Aprenda a gerenciar todo o ciclo de vida de produtos, descobrir problemas e oportunidades com usuários, definir a visão e o roadmap do produto para a equipe e stakeholders e entregar soluções eficientes e inovadoras ao mercado.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Product Management
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Curso Completo de
Product Management

Aprenda a gerenciar todo o ciclo de vida de produtos, descobrir problemas e oportunidades com usuários, definir a visão e o roadmap do produto para a equipe e stakeholders e entregar soluções eficientes e inovadoras ao mercado.

Ao clicar no botão ”Entre na Lista de Espera”, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

CONHEÇA A AWARI

Compartilhe seus objetivos de carreira com a Awari

Nós queremos construir uma comunidade onde membros tenham objetivos compartilhados, e levamos essas respostas em consideração na hora de avaliar sua candidatura.

Sobre o autor

Dê um salto em sua carreira com nosso curso de Product Management

Aprenda a gerenciar todo o ciclo de vida de produtos, descobrir problemas e oportunidades com usuários, definir a visão e o roadmap do produto para a equipe e stakeholders e entregar soluções eficientes e inovadoras ao mercado.