Roadmap de Produto: o que é, como funciona e como criar o seu
Para lançar um novo produto no mercado é preciso pesquisa, estratégia e planejamento.
Para lançar um novo produto no mercado é preciso pesquisa, estratégia e planejamento. O roadmap de produto é uma ferramenta utilizada exatamente para contribuir com esse processo.
É um formato muito utilizado pelas empresas de tecnologia, pois consegue ajudar no planejamento das etapas, definição de prioridades nas sprints e muitos outros detalhes utilizados por todas as equipes envolvidas.
O roadmap de produto geralmente é construído pelos profissionais da área de Product Operations (Ops) ou por Product Managers, que tem conhecimentos amplos e interdisciplinares, o que é primordial para construir esse planejamento geral do produto.
Entenda melhor como funciona o roadmap, porque é uma ferramenta importante e como criá-lo!
Glossário
O que é um roadmap de produto?
O roadmap de produto nada mais é do que um roteiro de desenvolvimento de um novo produto. Ou seja, detalha tudo aquilo que precisa ser feito para transformar uma ideia em um produto de fato.

É uma ferramenta visual semelhante a uma linha do tempo, que mostra o que precisa ser realizado e em quanto tempo. Serve como guia para os profissionais envolvidos no desenvolvimento do produto.
Assim, todos conseguem acompanhar em que etapa de produção estão e qual seu papel naquele momento.
Também serve como uma documentação dos processos e como auxílio para definir quais são as prioridades de cada etapa.
É a partir do roadmap de produto que as lideranças conseguem entender quais são os objetivos de uma sprint, por exemplo.
Além disso, o roadmap não é algo imutável e pode ser alterado de acordo com as necessidades, mas isso precisa ser avaliado pelo profissional responsável pelo planejamento, como um gerente de produto. O foco é remanejar as tarefas da melhor maneira a fim do cumprimento do prazo final.
Um ponto interessante do roadmap é que conta com informações abrangentes de todo o projeto, considerando áreas de negócios, marketing, vendas, engenharia, desenvolvimento e todas as outras relacionadas com o produto.
Diferença entre estratégia e roadmap de produto
Por ser um guia para o desenvolvimento de um produto, é comum que muitas pessoas considerem o roadmap como estratégia de produto.
Porém, existem diferenças entre as duas ferramentas:
- Estratégia de produto: define-se a estratégia voltada aos negócios em todo o ciclo de vida do produto, considerando valor da solução, público-alvo, investimento necessário, estratégias de marketing;
- Roadmap de produto: é um planejamento detalhado de todas as etapas do desenvolvimento, o que precisa ser feito por cada equipe, quais são os prazos a serem seguidos, quem são os responsáveis por cada coisa.
Ou seja, a estratégia é criada a fim de tornar o produto relevante no mercado, considerando pesquisas de mercado, dados do público e retorno de investimento.
O roadmap, por sua vez, é um planejamento detalhado, com prazos determinados e tarefas a serem realizadas. Assim, traz informações mais práticas sobre o desenvolvimento do projeto.
Diferença entre roadmap e cronograma
Apesar de também contar com as principais datas do desenvolvimento do produto, o roadmap não é a mesma coisa que um cronograma, que é focado especificamente nos prazos a serem cumpridos.



Isso porque o principal objetivo do roadmap não é definir esses prazos, mas, sim, detalhar o processo em etapas, considerando todas as equipes que participam do desenvolvimento.
Na prática, é comum que cada equipe envolvida crie seu próprio cronograma para conseguir seguir o roadmap, já que cada time trabalha com foco em tarefas diferentes.
Assim, as duas ferramentas são complementares, sendo que o cronograma por cada equipe considerando cumprir as etapas e prazos determinados pelo roadmap de produto.
O que precisa ter em um roadmap?
O roadmap serve exatamente para detalhar as tarefas que precisam ser realizadas, determinando o tempo e quem são os responsáveis por ela.
A ideia da linha do tempo é interessante pois todos os envolvidos acompanham o que está sendo feito naquele momento e o que precisará ser feito depois.
Para funcionar corretamente, um roadmap precisa descrever:
- o que precisa ser feito, as tarefas que vão ser realizadas;
- em que período aquela tarefa será feita;
- definir as tarefas que podem ser feitas paralelamente (não dependem uma da outra);
- definir as tarefas com dependência (e organizá-las para que sejam feitas no momento certo);
- quais são as equipes responsáveis por cada tarefa;
- quais são os prazos importantes e o final;
- as datas importantes, como reuniões, apresentação para investidores, etc.
De maneira geral, o roadmap não descreve as etapas dentro de cada tarefa, pois entende-se que isso será definido dentro de cada equipe responsável, assim como o backlog e as prioridades de cada sprint.
Como criar roadmap de produto?
Sabendo o que é e quais as informações precisam existir no roadmap de produto, é preciso definir alguns parâmetros que guiarão a organização dos processos.
Por exemplo, como saber qual a prioridade das tarefas, se não se sabe qual exatamente é o objetivo do produto?
Veja o passo a passo do que considerar para criar seu roadmap. A partir disso, organizar a linha do tempo do projeto ficará muito mais simples.
1. Defina os objetivos do produto
O primeiro passo para criar um roadmap é definir exatamente qual é o objetivo do produto que está sendo criado, pensando em qual problema do cliente irá solucionar.
Geralmente esses dados já estão presentes na estratégia do produto, mas é importante deixar o objetivo bem claro também no roadmap, já que esse material é mais acessado pelas equipes participantes.
Esse objetivo precisa estar claro e ser direto ao ponto, como: “criar um aplicativo que ajude o cliente a fazer suas compras do mercado” ou “criar um software de gestão de estoque com automação”.
2. Defina os recursos necessários para seu desenvolvimento
No caso do roadmap, os recursos em questão são mão-de-obra e infraestrutura, que precisam também estar de acordo com o investimento calculado na fase de estratégia para desenvolvimento do produto.
No roadmap é o momento de descrever quantas pessoas estarão participando do projeto, quantas equipes serão necessárias, quantas pessoas cada time terá, qual infraestrutura ou suporte que cada um deles precisa.
Dessa maneira, todos os participantes do projeto conseguem acompanhar quais são as equipes responsáveis e o que cada uma delas faz. Mais uma vez, o roadmap serve como um roteiro, um plano de ação mais detalhado.
3. Defina qual será o Mínimo Produto Viável
Como o nome já diz, o Mínimo Produto Viável é o termo que refere-se ao produto mínimo que precisa existir para ser lançado.
Esse conceito considera que não é preciso que o produto esteja em sua melhor versão para poder ser lançado.
Essa é uma ideia muito comum entre as empresas de tecnologia, que trabalham geralmente com metodologias ágeis.
Esse formato de desenvolvimento visa a melhoria contínua do produto, de acordo com os dados de feedback do cliente.
Com essa metodologia, é possível lançar esse mínimo produto viável, ou seja, entregar um produto que atenda ao objetivo principal (definido no passo 1), mas que ainda precisa de melhorias.
Dessa maneira, no roadmap o MPV é um marco a ser anotado, pois a partir do momento em que é finalizado, já é possível lançar as primeiras versões e começar a ter retorno pelo produto e, principalmente, dados de feedback para melhorias.
4. Defina as etapas necessárias
Com detalhes sobre objetivo, equipe e qual será o MPV, é o momento de definir quais serão as etapas de trabalho que levarão às primeiras versões do produto e, depois, às suas modificações.
Nesse momento é preciso considerar etapas como:



- design de produto;
- design de interface;
- desenvolvimento do protótipo;
- desenvolvimento do MPV;
- conexão com banco de dados;
- aplicação de testes;
- debug (remoção de erros);
- análise dos dados para melhoria, entre outras.
5. Defina os prazos de cada etapa e a data final
Como vimos anteriormente, apesar do objetivo do roadmap de produto não ser a definição de prazos, eles são essenciais para trilhar esse processo.
Por isso, o roadmap também precisa detalhar os prazos finais de cada etapa e o que precisa estar pronto depois daquela sprint.
Também é interessante colocar as datas importantes para o projeto, como reunião com investidores e, claro, a data de lançamento, mesmo que seja em formato beta para testes.
Os prazos norteiam as atividades que serão feitas em cada etapa do desenvolvimento e os cronogramas são criados a partir delas.
Entretanto, vale lembrar que é comum que esses prazos mudem – e isso também precisa ser detalhado no roadmap, já que esse é o documento “oficial” utilizado pelas equipes para se organizarem.
Essas mudanças de prazo geralmente são responsabilidades de Gerentes de Produto ou de Operações, que precisam levar em consideração o trabalho de todas as equipes para solicitar alterações.
6. Defina as métricas de acompanhamento
Ter um projeto orientado a dados significa tomar as decisões do produto de acordo com os dados, métricas e informações relevantes a ele.
Por isso, o roadmap de produto também detalha quais são as métricas que precisam ser consideradas antes de possíveis mudanças no produto.
Alguns dados, como os de mercado, são analisados durante o processo de estratégia dos produtos, mas outros são resultado de análise após o lançamento.
Esses são dados muito importantes pois mostram a percepção dos clientes, se a experiência foi positiva ou negativa e muitas outras informações que servem como base para a melhoria do produto.
Essa determinação é importante pois as equipes de análise de dados, mercado e sucesso do cliente também estão envolvidas no desenvolvimento do produto e precisam saber quais dados analisar para conseguirem propor mudanças e soluções.
Ferramentas para criação de um roadmap
É comum que as empresas utilizem softwares e ferramentas online de criação de roadmap para facilitar o controle das atividades e a visualização por todos.
Hoje existem muitas ferramentas disponíveis para isso:
- Lucidchart;
- Jira;
- Clickup;
- Runrun.it;
- Canva.
A maioria dessas ferramentas exigem pagamento, porém dão opções mais completas para as empresas, de acordo com o mercado em que estão inseridas, por exemplo.
O Canva, por exemplo, é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Criado há mais de 10 anos, já conta com mais de 75 milhões de usuários ativos em 190 países. Para se ter uma ideia, mais de 36 designs são criados a cada segundo com a ferramenta!
Algumas empresas também preferem fazer esse sistema internamente, visando maior privacidade, principalmente quando existem informações sensíveis ou dados protegidos pela lei.
Entrando para a área de Produtos
Atualmente a área de Produtos é uma das mais aquecidas do mercado, principalmente para quem deseja trabalhar com inovação e tecnologia, que prezam por profissionais com conhecimentos interdisciplinares e foco no cliente.
Um dos pontos positivos dessa área é que existem diversas maneiras de trabalhar com produto, tanto em seu desenvolvimento de fato (com programação), seu design, na construção de estratégias, conhecimento de mercado e na Gestão de Produto.
Apenas no segmento de gestão é possível ser Product Manager, Product Owner, trabalhar com Product Operations (Ops), Designer de Produtos e muito mais.
São profissões com cada vez mais vagas e que alavancam a carreira do profissional, já que são muito valorizadas no mercado.
Aqui na Awari temos cursos voltados a todas as etapas de desenvolvimento, desde programação até gestão e liderança, para quem deseja se tornar um tech lead e construir sua carreira nesse mercado. Conheça nossa Trilha de Gestão de Produto!


