Designer de Produtos Digitais: o que faz, quanto ganha e como começar

Designer de Produtos Digitais: o que faz, quanto ganha e como começar

Dentro das necessidades que a tecnologia trouxe para o mercado de trabalho, a área de design de produtos digitais é uma das mais relevantes

Um designer de produto é responsável por diferentes processos do desenvolvimento de uma peça digital e é um profissional imprescindível atualmente, pois seu trabalho tem influência em pontos importantes de um negócio digital. 

Isso porque um bom design digital consegue melhorar a usabilidade, aumentar as conversões, melhorar a experiência do usuário e fortalecer a marca para seus clientes. 

Por toda essa influência, o designer de produtos digitais é um dos profissionais mais  buscados atualmente. Entenda melhor sobre essa área de atuação. 

O que é o design de produtos digitais?

O termo “design de produto” pode se referir tanto à área de Design destinada à construção de novos produtos quanto especificamente ao projeto de design (ou seja, ao desenho, detalhes e informações para seu desenvolvimento). 

Os produtos digitais, por sua vez, são todos aqueles que existem apenas no mundo digital, como peças gráficas, sites, aplicativos, ilustrações e muitos outros. 

Essa distinção é importante pois nem todo designer de produto está habituado com o desenvolvimento digital, sendo focado no de produtos físicos. Cada tipo de produto conta com técnicas específicas, assim como boas práticas. 

Por exemplo, um produto físico não segue regras de usabilidade digital, que é imprescindível no caso dos projetos a serem desenvolvidos para a Internet. 

Assim, o design de produtos digitais nada mais é do que o projeto para desenvolvimento de uma peça para a internet ou outros meios digitais, que são construídas levando em consideração as técnicas específicas para esse tipo de distribuição, além de boas práticas.  

O que faz um designer de produtos digitais?

O designer de produtos digitais é o profissional responsável pelo projeto visual e a execução de qualquer peça ou produto que tenha distribuição digital. Podem ser desde peças gráficas para redes sociais até projeto completo de um novo site ou aplicativo. 

É também o profissional mais indicado para elaborar guias de estilo e identidades visuais para produtos digitais, que precisam ser detalhados e voltados especificamente para uso em meios digitais.

Entre as funções que podem ser exercidas por um designer de produto digital estão:

Assinatura Awari | Cursos Produtos
  • concepção da ideia;
  • definição dos padrões; 
  • desenvolvimento do protótipo;
  • user interface (UI);
  • user experience (UX);
  • desenvolvimento do projeto; 
  • manutenção para experiência do usuário. 

Um ponto interessante é que um designer de produtos digitais tem conhecimentos voltados ao design, mas também ao mercado, considerando pesquisas de público e marketing, principalmente. 

Por isso, consegue atuar em diversas etapas do processo de criação de um produto digital, não apenas na parte gráfica ou visual. 

Por essa abrangência de conhecimentos, é um profissional cada vez mais buscado nas empresas, já que atualmente o desenvolvimento de produtos digitais é algo praticamente obrigatório para se manter relevante no mercado. 

Quanto ganha esse profissional?

O salário de um designer de produtos digitais depende de suas funções no desenvolvimento do projeto, variando de R$2,5 mil para nível júnior e até R$8 mil para seniores.

Como podem atuar em diferentes etapas do processo, sua remuneração também depende muito de sua função exercida, indo desde a criação da identidade visual até o projeto de interface a ser utilizado no produto digital. 

Também existem designers que ficam responsáveis por acompanhar todo o processo da criação da parte visual, trabalhando como gestores de Design e participando das decisões do andamento do projeto. 

Ou seja, quem trabalha com design de produtos digitais têm uma gama de possibilidades e, por isso, seu salário depende muito da função que exerce e da sua senioridade dentro da profissão. 

Como se tornar um designer de produtos digitais?

Além da formação superior em Design, atualmente quem deseja se tornar um designer de produtos digitais também pode contar com cursos livres e especializações na área. 

Essa escolha vai depender muito do objetivo do profissional. Uma graduação oferece uma visão mais ampla da área, mas um curso focado garante que o aluno entenda especificamente do digital e se destaque no mercado de trabalho. 

Além disso, também é uma opção interessante para quem quer entrar logo no mercado da tecnologia e do digital, já que consegue especificar o conhecimento para o uso nesse mercado.

Cursos livres geralmente também abrangem outros tipos de conhecimentos necessários para o mercado, como marketing, publicidade, pesquisa de público e outros detalhes importantes para o lançamento de um produto digital. 

Para quem se interessa pela área de desenvolvimento de produtos digitais, não é apenas no Design que é possível atuar. Existem várias funções que podem ser exercidas, principalmente de gestão

Conheça nossa Trilha de Produtos, com conteúdos voltados para quem deseja entrar nesse mercado!

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora