Facebook pixel
>Blog>Gestão de Produtos
Gestão de Produtos

Design de Embalagens: o que é, como funciona e exemplos

O design de embalagens é um dos segmentos de atuação dentro do Design e também um dos mais buscados pelas empresas.

O design de embalagens é um dos segmentos de atuação dentro do Design e também um dos mais buscados pelas empresas. 

O design de embalagens tem influência em praticamente todo o processo de compra de um produto. 

Também está muito relacionado com a percepção dos consumidores sobre uma empresa ou marca, considerando diversos aspectos. 

Entenda mais sobre esse segmento e sua importância para o mercado. 

O que é Design de Embalagens

Design de embalagens é o segmento voltado a criação de embalagens para produtos físicos, sendo importante para diversos mercados, principalmente o varejista e a indústria. 

O “design” é o projeto de uma embalagem, ou seja, como ela deve ser feita, considerando tanto formato (packaging design) quanto parte visual (gráfica). 

O segmento de Design de Embalagens também está relacionado a outras áreas como:

  • marketing e publicidade;
  • branding;
  • identidade visual da empresa;
  • aceitação dos consumidores;
  • vendas e distribuição;
  • logística e muitas outras. 

É possível perceber que o design de embalagens tem grande influência em muitos pontos de um negócio, sendo a aderência ao mercado e as vendas os mais importantes. 

Isso porque a embalagem pode determinar a maneira como o consumidor entende aquele produto. 

Essenciais de Design Gráfico Aprenda os fundamentos do design gráfico, seus principais elementos e técnicas necessárias para criar designs impactantes e eficazes.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Essenciais de Design Gráfico
30h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Será que o item se destaca na prateleira? O cliente consegue entender o que é aquele produto? A embalagem desperta o interesse dele? 

Esses questionamentos estão muito relacionados com a área de publicidade e de marketing, pois precisa levar em consideração estudos voltados à percepção do cliente. 

Como funciona o trabalho de um designer de embalagens

O designer de embalagens é o profissional responsável por criar o projeto gráfico e de construção de uma embalagem. 

O formato e aparência de uma embalagem fazem toda a diferença para o consumidor final, sendo que o intuito é sempre entregar uma experiência positiva a ele. 

No quesito formato, são vários os pontos considerados, como material, tamanho, armazenamento, segurança e transporte

Nos últimos anos uma questão muito levantada sobre os formatos das embalagens é a da acessibilidade, principalmente para pessoas com movimentos reduzidos.

Já na parte visual e gráfica, a embalagem tem o poder de atrair ou não um consumidor, por exemplo. Por isso, é um dos segmentos mais importantes para os produtos físicos.

Nesse sentido, o designer de embalagens precisa projetar a parte visual considerando a atração de consumidores, a identidade visual da marca, o branding e muitos outros pontos de marketing voltados ao consumidor.

Por exemplo: sabe quando um produto muda de embalagem? Os consumidores podem ter dificuldade de reconhecê-lo na prateleira ou ficar em dúvida se continua sendo a mesma coisa. Isso pode levá-lo a optar pelo concorrente. 

Além do visual, também existem todas regras e normas de segurança exigidas pelos órgãos competentes. O designer de embalagens também precisa conhecê-las.

O que um designer de embalagens precisa saber

Como foi possível notar, o Design de Embalagens é um área muito importante para as empresas e marcas, pois pode determinar o sucesso ou o fracasso de um produto. 

Portanto, para atuar como designer de embalagens, o profissional precisa ter conhecimentos voltados tanto ao Design em si quanto ao marketing e a publicidade

Assim, consegue construir o formato e o projeto gráfico adequado para cada público, visando aumentar a aceitação e, consequentemente, as vendas. 

Para atuar como designer de embalagens é preciso saber sobre:

  • construção de embalagens;
  • materiais de embalagens;
  • tipos de embalagens;
  • design gráfico; 
  • branding e identidade;
  • pesquisas de mercado;
  • noções de marketing e publicidade;
  • softwares de criação e de edição;
  • criação de mockup;
  • processos de impressão;
  • regras e normas de segurança. 

Apesar do Design de Embalagens fazer parte do Design, hoje em dia é possível atuar nesse segmento com cursos livres, sem a formação superior em design. 

Essenciais de Design Gráfico Aprenda os fundamentos do design gráfico, seus principais elementos e técnicas necessárias para criar designs impactantes e eficazes.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Essenciais de Design Gráfico
30h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

É comum também que profissionais já formados optem pelos cursos livres para se especializarem e conseguirem atuar em um mercado mais atual. 

Ou seja, quem quer ser designer de embalagens tem vários caminhos a trilhar para atuar na área. 

Exemplos de Design de Embalagens

Quer ver o quanto o design de uma embalagem faz toda a diferença na percepção que temos do produto? Confira alguns exemplos a seguir!

Case 1: Sucos Do Bem ™ 

Embalagens de sucos Do Bem
Embalagens de sucos Do Bem ™ . Fonte: Divulgação Ambev

A Do Bem ™ é uma marca de sucos que chegou ao mercado em 2009 chamando a atenção por suas embalagens e pela proposta de ser um produto sem conservantes, ou seja, “do bem”. 

As embalagens são coloridas, diferentes, com ilustrações que fogem ao padrão da foto de fruta, chamando atenção do cliente em meio à prateleira. 

Entretanto, a marca mantém o padrão da caixa, no mesmo formato que dos concorrentes, facilitando o reconhecimento do produto pelos novos consumidores. 

Case 2: Redesign de embalagens do McDonalds

redesign mcdonalds
Fonte: Pearlfisher

Desenvolvido pela Pearlfisher, o último redesign das embalagens do McDonald’s aconteceu em 2021. 

Segundo a agência, foi levado em consideração não apenas a parte visual (mais minimalista), mas também a usabilidade das embalagens. 

Para criá-las, levaram em consideração o manuseio delas dentro dos restaurantes, diminuindo o tempo de montagem, facilitando o trabalho e aumentando a rapidez do atendimento. 

O Design de Embalagens também é uma área implementada dentro do Product Management, já que é um dos processos mais importantes da criação de algo novo. 

Por isso, a gestão de produtos e projetos pode ser uma ótima área de atuação para esses profissionais.

Saiba mais sobre nossa Trilha de Gestão de Produtos e entenda como as suas habilidades de design de embalagens dentro dessa profissão!

Essenciais de Design Gráfico Aprenda os fundamentos do design gráfico, seus principais elementos e técnicas necessárias para criar designs impactantes e eficazes.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Essenciais de Design Gráfico
30h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Curso Completo de
Essenciais de Design Gráfico

Aprenda os fundamentos do design gráfico, seus principais elementos e técnicas necessárias para criar designs impactantes e eficazes.

Ao clicar no botão ”Entre na Lista de Espera”, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

CONHEÇA A AWARI

Compartilhe seus objetivos de carreira com a Awari

Nós queremos construir uma comunidade onde membros tenham objetivos compartilhados, e levamos essas respostas em consideração na hora de avaliar sua candidatura.

Sobre o autor

Dê um salto em sua carreira com nosso curso de Essenciais de Design Gráfico

Aprenda os fundamentos do design gráfico, seus principais elementos e técnicas necessárias para criar designs impactantes e eficazes.