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Packaging Design: o que é e como começar na carreira

Por definição, Packaging Design é o processo de desenvolvimento das embalagens dos bens de consumo, como os que vemos no supermercado.

Por definição, Packaging Design é o processo de desenvolvimento das embalagens dos bens de consumo, como os que vemos no supermercado. 

No universo dos produtos digitais, como sites, aplicativos e softwares, essa estratégia também existe, mas ela tem uma outra explicação, mesmo que, na prática, o sentido seja bastante parecido.

Para podermos entender o que é o Packaging Design dentro do mercado tecnológico, vamos pegar carona no conceito tradicional, e, partindo de seus princípios, ficará mais fácil compreender sua importância para trabalhar em times de produtos digitais.

Packaging no mercado offline

Qualquer empresa que tenha um produto físico entende a importância de uma boa embalagem.

A embalagem pode ser decisiva na hora da compra, principalmente quando o cliente ainda não conhece o produto.

Se uma marca usa uma cor diferente, um design inovador no formato da embalagem ou então quantidades diferenciadas de produto, por exemplo, ela pode se destacar no meio de outras que estão disponíveis na prateleira.

Vamos pegar o exemplo dos varejistas que vendem suas mercadorias em pontos de venda (PDV) físicos, como supermercados.

É impossível que cada marca tenha o seu próprio representante de vendas, uma pessoa que tente convencer o cliente a levar o seu produto em vez do produto da concorrência, dentro do PDV.

Imagine o caos que seria um supermercado se isso acontecesse na vida real. Por conta dessa inviabilidade, o produto precisa se vender sozinho.

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Entre outras estratégias, como precificação, posicionamento na prateleira, parcerias com os PDVs e ações de marketing, a embalagem é grande responsável pelo faturamento de determinado produto.

Dependendo de como é feito, o Packaging Design pode aumentar, manter e até diminuir as vendas, tamanha é a sua influência.

Packaging Design na área de Produto

Trazendo o conceito para os produtos digitais fica claro que eles não precisam de uma embalagem física, até porque eles só existem através de códigos, algoritmos e só temos acesso através de dispositivos como smartphones e computadores.

Mas isso não significa que, a seu modo, os produtos digitais também não precisem de uma roupagem, um elemento que contribua para sua venda e, sobretudo, para a percepção de valor que o lead potencial tem sobre eles.

Nesses casos, o Packaging Design serve como um poderoso recurso de marketing estratégico para o produto.

No digital a embalagem do produto não é algo físico, mas sim um pacote que envolve os benefícios dele, como:

  • Recursos adicionais;
  • Benefícios exclusivos;
  • Preço competitivo;
  • Descontos especiais;
  • Messaging;
  • Estruturas integradas;

E muito mais. Trocando em miúdos, o Packaging Design é a soma de uma série de características do produto, então se torna muito mais uma ideia e uma percepção do que algo palpável.

Lançamentos: um bom exemplo de Packaging

Os lançamentos de produtos digitais normalmente contam com três passos básicos:

  • Instigar uma base pré-existente de leads;
  • Criar um evento online ou presencial que realmente agregue valor para esses leads potenciais com seu conteúdo;
  • Lançar o produto ao final do evento.

Resumimos muito a estratégia de lançamento aqui, são muitas variáveis envolvidas para que dê certo, mas o que precisamos saber para entender a que um lançamento se relaciona com o Packaging Design, basta visualizar o processo como um todo.

Usamos o exemplo dos lançamentos porque, dentre outras ações importantes, o Packaging Design de um produto digital nessa ocasião é fundamental para ter altos índices de conversão ao final do evento.

Isso porque ao longo das fases de um lançamento, é importante, além de instigar e atiçar a curiosidade dos leads com a ideia de uma oferta imperdível no final do processo, essa oferta realmente precisa parecer imperdível ao lead. 

Só assim o índice de vendas será alto e mais do que satisfatório.

Como e quando um produto parece ser imperdível de verdade? Quando o lead tem a percepção de valor somada à sensação de economia lá na estratosfera.

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E o Packaging Design tem muito a ver com essa percepção de valor. Quanto mais vantagens a oferta tiver, quanto mais recursos adicionais, melhor será essa percepção, mesmo que, na prática, esses recursos não signifiquem um investimento tão alto para a empresa que está lançando o produto.

Uma forte ferramenta para o Packaging Design ideal é a mensagem, o copywriting e o design: elementos visuais que aumentam ainda mais a percepção do lead.

Ao vender um produto ou serviço digital, a “embalagem” está na ideia do volume de benefícios que o cliente está tendo acesso ao fazer negócio com você. 

Importante lembrar que o volume de benefícios não tem a ver com o volume de recursos de uma ferramenta, e sim quantas dores e com qual intensidade o produto soluciona.

Para o cliente, quanto mais benefícios ele interpretar, melhor vai encarar o valor do produto, mais vai acreditar na credibilidade da empresa e maior a probabilidade de fechar negócio com você e indicar para os amigos.

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