Facebook pixel
>Blog>Design
Design

O que é o método Card Sorting e como aplicá-lo em UX design?

Segundo o Nielsen Norman Group, um dos maiores desafios em UX é que, muitas vezes, a informação sobre um produto não está onde os usuários esperam encontrá-la.

Segundo o Nielsen Norman Group, um dos maiores desafios em UX é que, muitas vezes, a informação sobre um produto não está onde os usuários esperam encontrá-la. 

Métodos como o Card Sorting, essencial no trabalho dos UX Designers, servem justamente para evitar que isso aconteça. Além de ajudar a entender como o usuário pensa, permite envolvê-lo na criação da navegação e da estrutura de sites e outros produtos.

Neste artigo, explicamos em detalhes no que consiste esse método, seus diferentes tipos, assim como o passo a passo para aplicá-lo em UX Design. Confira!

O que é Card Sorting?

O Card Sorting é um método de UX Research que ajuda a descobrir como as pessoas entendem e categorizam informações. Trata-se de um processo no qual os participantes agrupam ideias ou informações escritas em cartões  em diferentes categorias, de uma maneira que faça sentido para eles. 

É possível fazer isso usando cartões reais, pedaços de papel, ou digitalmente, a partir de ferramentas online

Algumas das maneiras mais comuns pelas quais UX Researches e UX Designers usam os insights de Card Sorting são:

  • Para criar a arquitetura de informação (IA) de um site ou página e torná-los fáceis de navegar;
  • Aprender como as pessoas entendem diferentes conceitos, e como se sentem em relação a eles;
  • Entender onde os usuários esperam encontrar determinado conteúdo;
  • Obter inspiração para rotular e agrupar conteúdo ou ideias.

Os tipos de Card Sorting

Determinar a abordagem correta é fundamental para garantir a obtenção de resultados. Listamos a seguir os três principais tipos de Card Sorting que você pode adotar:

  • Card Sorting aberto: exercício de pesquisa generativo, e não avaliativo, esse primeiro tipo ajuda a descobrir e definir o problema em questão em vez de avaliar uma solução. Nele, os participantes organizam tópicos em categorias e as nomeiam em seguida;
  • Card Sorting fechado: consiste em uma pesquisa avaliativa, usada para validar ideias ou soluções em potencial. Em uma sessão fechada, um conjunto pré-selecionado de categorias é apresentado aos participantes e solicitado que eles priorizem e classifiquem os cartões conforme fizer sentido para eles. É ideal para testar uma arquitetura de informações já existente;
  • Card Sorting híbrido: como o próprio nome já diz, é uma combinação do Card Sorting aberto e fechado. Aqui, os participantes agrupam um conjunto de cartões em categorias predefinidas, podendo também podem criar novas categorias. É indicado para quando você já tem certas categorias estabelecidas, mas precisa de informações sobre como as restantes devem ser rotuladas.
ilustração mostrando o card sorting
O método Card Sorting ajuda a entender as expectativas dos usuários e obter uma melhor compreensão das suas necessidades. Foto: toptal.com

Vantagens de utilizar o método no processo de UX Design

O Card Sorting é uma ferramenta poderosa para determinar a melhor maneira de organizar e rotular o conteúdo de um site ou produto.

Algumas das principais vantagens de uso de método em UX Design incluem: 

  • Revelação de modelos mentais dos usuários: explica como alguém espera que um produto ou processo funcione de acordo com a sua experiência. Isso permite eliminar suposições e projetar com base em informações;
  • Melhoria da Arquitetura da Informação (IA): o Card Sorting pode mostrar como os usuários abordam seu IA, fornecendo os dados para criar uma navegação intuitiva;
  • Empatia com os usuários: é uma ótima maneira de entender, em primeira mão, como um público em potencial se sente em relação ao design, além de permitir a criação de produtos centrados no usuário;
  • Geração de novas ideias: possibilita obter inspiração diretamente do seu público-alvo para se conectar com os usuários e informar seu produto, desde novos rótulos de categoria até preferências de idioma;
  • Insights rápidos: o Card Sorting elimina grande parte do trabalho manual e mental de coleta e classificação de dados, o que acelera a obtenção de insights.

Como colocar o Card Sorting em prática

Como vimos no começo deste artigo, no método de pesquisa Card Sorting, um indivíduo ou grupo de pessoas recebe informações escritas em cartões (físicos ou digitais), e deve agrupá-los em diferentes categorias. 

A partir daí, o objetivo é entender como as pessoas entendem e categorizam informações. Abaixo, você confere como isso é geralmente colocado em prática: 

Escolha de rótulos 

É preciso rotular o conteúdo que você deseja que os participantes do teste classifiquem. Isso deve ser acordado pela equipe de UX

UX Design Aprenda a fazer entrevistas com usuários e testes de usabilidade, desenhe jornadas de uso intuitivas e inovadoras e prototipe experiências marcantes, tudo isso com métodos e ferramentas como Design Thinking, Figma e muito mais.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em UX Design
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Cada item individual deve ser escrito em um cartão ou pedaço de papel separado. O Nielsen Norman Group recomenda limitar o número de rótulos entre 40 e 80 para representar o conteúdo mais importante do seu produto. 

Isso garante que haja itens suficientes para fornecer informações sobre a maneira como os usuários organizam o conteúdo, mas não tantos que fiquem sobrecarregados.

Agrupamento de itens

Aos participantes da pesquisa, é solicitado que organizem os itens em grupos. Depois de embaralhá-los para garantir que não estejam em uma ordem específica, eles são instruídos a ler cada um e organizá-los em categorias.

Os usuários devem ter em mente que este é um processo fluido, portanto, se mudarem de ideia sobre qualquer coisa, devem se sentir à vontade para reorganizar os cartões da maneira que quiserem.

Análise os dados

Consiste em percorrer os dados para ver quais itens tendem a ser agrupados, se havia grupos ou nomes de grupos que apareciam com frequência ou se havia outros padrões nos dados.

Esse processo ajudará os times UX a determinar o sistema de navegação e a estrutura de informações que fornecerão a experiência do usuário.

Passo a passo para fazer o método Card Sorting

Veja a seguir o passo a passo para executar uma sessão de Card Sorting em UX Design:

Passo 1. Documente suas suposições

Antes de se aprofundar em qualquer sessão de Card Sorting, é importante definir seus objetivos e metas de pesquisa. Isso inclui anotar suposições e as de stakeholders para saber o que procurar durante a análise. 

Durante as sessões, mantenha a mente aberta a novas perspectivas e ideias dos participantes, mesmo que isso contradiga suas suposições.

Passo 2. Escolha um tópico com base em seus objetivos de pesquisa

Faça uma curadoria cuidadosa e priorize sua hierarquia de tópicos com base em seus objetivos de pesquisa. Isso significa identificar o tópico que você testará (por exemplo, as opções de configuração de um aplicativo) e anotar todas as ideias que precisam ser abordadas nele.

É importante usar o Card Sorting pelos motivos certos e no momento certo em um projeto. Mais importante ainda, essa técnica deve ser usada quando você desejar obter uma visão mais aprofundada do que é importante para seu usuário e descobrir como ele prioriza certas coisas.

Passo 3. Prepare o teste 

Depois de selecionar seu tópico, é hora de escrever as ideias nos cartões com palavras ou frases. 

Suponha que você esteja, por exemplo, tentando agrupar as informações que devem entrar na página Configuração de um aplicativo. Nesse caso, os cartões devem incluir palavras que representem as diferentes opções disponíveis, como “adicionar um cartão de crédito” ou “redefinir sua senha”.

Para facilitar para os participantes, escreva um conceito por cartão e certifique-se de que eles estejam em ordem aleatória para manter o viés de classificação sob controle.

Passo 4. Escolha o tipo de Card Sorting

Como vimos acima, existem diferentes tipos de classificação. O quarto passo é escolher aquele que melhor se adapta ao seu projeto de pesquisa. Isso poderá variar de acordo com seus recursos, orçamento e objetivos.

Ao escolher o tipo de Card Sorting que deseja executar, você deverá considerar se deseja trabalhar de forma manual, pessoalmente, com cartões em papel ou realizar uma sessão remota com classificação digital

Vale lembrar que tanto um Card Sorting aberto quanto híbrido podem se adequar ao seu projeto.

Passo 5. Faça um teste seco antes de fazer uma sessão real

É recomendável fazer um teste antes de executar o método de Card Sorting. Praticar a sessão com um colega ou amigo garantirá que tudo faça sentido, além de resolver quaisquer problemas em potencial.

UX Design Aprenda a fazer entrevistas com usuários e testes de usabilidade, desenhe jornadas de uso intuitivas e inovadoras e prototipe experiências marcantes, tudo isso com métodos e ferramentas como Design Thinking, Figma e muito mais.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em UX Design
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Sendo assim, é importante planejar a simulação de uma maneira que imite o método de pesquisa real, desde a maneira como você cria as instruções e as frases do cartão até a seleção de uma sessão remota ou presencial. 

Você também pode executar essas sessões com uma amostra de seus participantes reais do teste. Isso ajudará a encontrar possíveis lacunas em suas instruções e obter insights reais.

Passo 6. Inicie o estudo

Quando você realiza uma pesquisa com Card Sorting, os participantes classificam os cartões nas categorias que fizerem mais sentido para eles. 

Certifique-se de que haja espaço suficiente digital ou fisicamente para ter todos os cartões visíveis. Dessa forma, as pessoas poderão ter uma visão geral mais facilmente.

Passo 7. Faça entrevistas de acompanhamento para obter insights adicionais

Após o término da pesquisa Card Sorting, a realização de entrevistas de acompanhamento ajudará a aprofundar os modelos mentais dos participantes. Além disso, poderão demonstrar o que eles achavam que os cartões e os agrupamentos representavam. 

Vale fazer algumas perguntas logo após o processo para questionar as pessoas sobre o raciocínio que elas fizeram. 

Algumas perguntas para guiar sua entrevista podem incluir:

  • “Quão fácil ou difícil você acha que foi o exercício?”
  • “Quais cartões, se houver, foram mais difíceis de classificar? Por quê?”
  • “Quais cartões, se houver, foram difíceis de entender?”
  • “Quais grupos, se houver, foram difíceis de nomear? Quais grupos, se houver, foram fáceis de nomear?”

Etapa 8. Analise os resultados

Depois que a classificação estiver concluída, é hora de entrar no âmago da questão: a análise de resultados

Se você optou pelo Card Sorting híbrido, aberto ou fechado, revisar os resultados pode parecer assustador.

Comece analisando os resultados como um todo. Olhe para o quadro geral e tente encontrar padrões comuns em como os cartões reais foram classificados e os nomes das categorias foram dados pelos participantes.

Se você executou uma classificação aberta ou híbrida, vale a pena padronizar categorias com rótulos semelhantes (texto diferente, ortografia, letras maiúsculas etc.).

Faça os seguintes questionamentos: nos resultados, algo pareceu surpreendente? Existem semelhanças ou diferenças entre os tipos de participantes? 

É muito importante focar na grande perspectiva antes de olhar para os detalhes, como comentários, redação e dados quantitativos. Por fim, essa análise ajudará você a entender as informações que serão mais úteis para os usuários verem em um determinado grupo ou categoria.

Quer ingressar na área de Design? Conheça a Awari!

A Awari é uma plataforma de ensino completa que conta com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira para você dar um próximo passo na sua vida profissional.

Conheça nossa Trilha de Design e confira os cursos de UI e UX Design com jornada personalizada e materiais complementares desenvolvidos por especialistas no mercado.

UX Design Aprenda a fazer entrevistas com usuários e testes de usabilidade, desenhe jornadas de uso intuitivas e inovadoras e prototipe experiências marcantes, tudo isso com métodos e ferramentas como Design Thinking, Figma e muito mais.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em UX Design
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Curso Completo de
UX Design

Aprenda a fazer entrevistas com usuários e testes de usabilidade, desenhe jornadas de uso intuitivas e inovadoras e prototipe experiências marcantes, tudo isso com métodos e ferramentas como Design Thinking, Figma e muito mais.

Ao clicar no botão ”Entre na Lista de Espera”, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

CONHEÇA A AWARI

Compartilhe seus objetivos de carreira com a Awari

Nós queremos construir uma comunidade onde membros tenham objetivos compartilhados, e levamos essas respostas em consideração na hora de avaliar sua candidatura.

Sobre o autor

Dê um salto em sua carreira com nosso curso de UX Design

Aprenda a fazer entrevistas com usuários e testes de usabilidade, desenhe jornadas de uso intuitivas e inovadoras e prototipe experiências marcantes, tudo isso com métodos e ferramentas como Design Thinking, Figma e muito mais.