Spring: o que é e como funciona o framework do Java

Spring: o que é e como funciona o framework do Java

Spring é um dos frameworks mais conhecidos pelos desenvolvedores web que programam em Java, e neste conteúdo vamos aprofundar nossos conhecimentos acerca desta ferramenta em específico.

Veremos a definição do Spring, para que ele serve e como utilizá-lo nas mais diferentes aplicações. Mas antes, uma observação importante.

O Java é tanto uma linguagem de programação quanto uma plataforma com um extenso conjunto de APIs.

Quem quiser aprender mais sobre Java e seus frameworks deve entender que, antes de mais nada, é fundamental dominar a linguagem, suas APIs e todos os conceitos técnicos envolvidos para poder trabalhar nos seus códigos.

Clicando nesse link você verá um artigo com os 8 livros essenciais em português para o programador iniciante, confira!

O que são os frameworks?

No geral, os frameworks são coleções de módulos de softwares e ferramentas que ajudam o desenvolvedor na hora de construir seus projetos através das mais diversas linguagens de programação.

Portanto, não é apenas no Java que encontramos frameworks úteis para otimizar o trabalho do programador. Veja este outro conteúdo sobre frameworks em Python.

Os frameworks ajudam os programadores com recursos teóricos e práticos que otimizam o tempo, evitam erros comuns e repetitivos e, portanto, deixam o processo de codificação mais simples, rápido e assertivo.

O que é o Spring Framework?

Assim como outros frameworks disponíveis no mercado como Bootstrap, Scrum e Angular, por exemplo, o Spring também nasceu da necessidade de deixar o trabalho do programador mais fácil.

Trata-se de um framework open source não intrusivo, com estruturas baseadas nos padrões de projeto inversão de controle (interrupção do fluxo de execução de um código) e injeção de dependência (prevenção da vinculação de código numa aplicação). 

O Java Spring tem uma série de módulos que ajudam em projetos de desenvolvimento web, persistência e acesso remoto, por exemplo. Alguns dos benefícios que esse framework gera são:

Assinatura Awari | Cursos Programação
  • Segurança nas aplicações;
  • Foco em facilitar aplicações web;
  • Conectividade com bancos de dados;
  • Administração de dependências usando injeção de dependência.

Para que serve o Java Spring?

A principal necessidade que o Spring veio solucionar quando foi criado foi a dificuldade que os programadores tinham com aplicações corporativas.

A plataforma Java ainda era jovem e tinha uma performance excelente com aplicações leves, distribuídas e com um amplo leque de opções e ferramentas, mas também tinha suas limitações.

Para aplicações mais elaboradas, a Java pedia o uso de diversas interfaces e configurações, algo que deixava o resultado final muito pesado, com recursos em excesso e desnecessários, além de dar muito mais trabalho para finalizar também.

As maiores vantagens que o Spring trouxe para as aplicações em Java são: não precisar de um servidor de aplicação para funcionar e usar apenas aquilo que é necessário para o projeto, deixando o resultado mais leve e simplificado.

Como usar o Spring?

Uma das maneiras mais simples de usar o framework Spring é através do módulo Spring Boot, porque ele facilita muito a criação de aplicações Java que com muito pouca ou nenhuma necessidade de configuração para executar o projeto.

Parece até um sonho, mas o Spring Boot tem a capacidade de abstrair toda a complexidade de uma configuração completa pode representar.

Existem ainda outros módulos relevantes, como o Spring Data JPA, que facilita o uso de tecnologias de acesso a dados, bancos de dados (relacionais ou não), além de ter objetos personalizáveis, consultas dinâmicas e abstrações de mapeamento.

Outro módulo de uso interessante do framework é o Spring Security, que como o nome já revela prioriza a segurança das aplicações através da autenticação e autorização, proporcionando assim uma certificação maior nas aplicações.

Já o Spring Web e o Spring MVC são módulos de aplicação para web que facilitam o desenvolvimento e contribuem para a otimização do tempo do programador nesses tipos de projetos.

💻 Quer ingressar na área de Programação? Conheça a Awari!

A Awari é uma plataforma completa com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira na área de Tecnologia.

Conheça nossos cursos de Programação, com intensivos de Front-End com React, Back-End com Javascript, DevOps, Desenvolvimento Web e React Native.

Saiba mais sobre a nossa jornada personalizada e materiais complementares feitos por especialistas no mercado.

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora