← Voltar para o blog

Desenvolvedor Web: O Guia Completo para quem quer começar

Desenvolvedor Web: O Guia Completo para quem quer começar

Com o avanço da era digital, o mercado de trabalho na área de tecnologia está cada vez mais aquecido. Claro, inúmeros setores da economia sofreram com a fase estável pela qual o país atravessa, mas uma das profissões que não entrou em crise e cresceu nos últimos anos, sem dúvidas, é a carreira de Desenvolvimento Web. Neste cenário, você, provavelmente, já deve ter ouvido algumas das seguintes frases:

  • Sobram vagas de trabalho para desenvolvedores de sistemas, programadores e demais profissionais no setor tecnológico;
  • Os desenvolvedores de sistemas são um dos profissionais de tecnologia mais bem pagos do mercado.

E ele reflete a realidade. Segundo levantamento realizado pela Catho, só em 2020, houve um aumento expressivo de 105% de vagas para o cargo de Web Developer no Brasil. Assim, com o mercado aquecido, em desenvolvimento e com os investimentos na área, cresce, também, a necessidade de uma estrutura cada vez mais qualificada por parte de empresas e, principalmente, profissionais do segmento. 

Quer saber ainda mais sobre a carreira? Então, confira o guia completo que preparamos!

O que faz um Desenvolvedor Web?

Ele é um profissional desejado por empresas de todos os tamanhos e setores que é responsável por construir ou manter aplicações web, por exemplo, um site!

Basicamente, um desenvolvedor web é responsável por programar o código que “diz” a um site como funciona. Um desenvolvedor constrói um site de baixo para cima, o que significa projetá-lo de tal forma que os usuários finais não tenham dificuldade em navegar no site.

A missão do desenvolvedor web é fazer com que o site não seja tão simples que não atraia usuários avançados, nem seja tão complicado que o iniciante se perca facilmente no processo.

Esse profissional pode seguir a carreira como:

  • Desenvolvedor Front-End;
  • Desenvolvedor Back End;
  • Desenvolvedor Full-Stack.

Atribuições de um Desenvolvedor Web:

  1. Escrever páginas da web com uma combinação de linguagens;
  2. Criar maquetes e protótipos de qualidade;
  3. Construir um site WordPress do zero;
  4. Entender HTML e CMS;
  5. Entender a interface do usuário, a experiência do usuário e a usabilidade de aprendizagem;
  6. Desenvolver sites e aplicativos baseados na web funcionais e atraentes;
  7. Fornecer a manutenção e aprimoramentos no site.

Quais as diferenças entre Desenvolvedor Front-End, Back-End e Full-Stack?

Front-End

Um desenvolvedor front-end é um desenvolvedor web que codifica o front-end de um site. Embora o web design seja a aparência de um site, o desenvolvimento front-end é como esse design realmente é implementado na web.

Conheça o curso de Front-End com React da Awari

Back-End

Um desenvolvedor back-end é alguém que constrói e mantém a tecnologia necessária para alimentar os componentes que permitem que o lado voltado para o usuário de um site exista. Seu código de back-end adiciona utilidade a tudo o que o designer de front-end cria.

Conheça o curso de Back-End com Javascript da Awari

Full-Stack

Desenvolvedores Full Stack entendem como cada parte do processo de desenvolvimento web ocorre e podem orientar sobre estratégia e melhores práticas. Esses desenvolvedores terão um papel cada vez mais importante no desenvolvimento web do futuro e poderão olhar para o ‘quadro geral’. Eles têm conhecimento do lado do servidor, bem como da experiência do usuário do lado do cliente.

Desenvolvedores JavaScript

JavaScript (JS) é um tipo de linguagem de programação web que é suportada em todos os navegadores e ferramentas da web, e é a linguagem que dá aos desenvolvedores JavaScript controle e poder para criar, aprimorar e modificar sites. Mesmo que um desenvolvedor JavaScript normalmente trabalhe no front-end, a linguagem de programação em si não se limita apenas ao uso front-end.

Quer entender melhor? Vamos pensar em um site na internet:

O Desenvolvedor Back-End projeta o que o usuário não vê. Vai criar ou manter um código com linguagem de programação para que o site esteja no ar;

O Desenvolvedor Front-End é aquele que projeta o que o usuário vê em uma página na Web. A estrutura da página, cores, movimentos na tela e demais interações que serão realizadas por quem navegar no site;

Desenvolvedor Full-Stack: é o profissional que assume os dois papéis anteriores, ou seja, vai trabalhar diariamente com Front-End e também Back-End.

Quer entender ainda mais? Pense na construção de uma casa:

Como as tarefas seriam divididas entre esses profissionais?

Banner da Campanha Novos Cursos Awari

O Desenvolvedor Back End é responsável pela estrutura da casa: colocar os tijolos, levantar as paredes e construir a sustentação da casa;

O Desenvolvedor Fron End é o responsável pela organização dos cômodos da casa,  pintura das paredes e demais acabamentos que vão criar uma identidade para quem estiver na casa.

O Desenvolvedor Full Stack você já sabe: é o que faria as duas funções anteriores!

O Desenvolvedor Web é fundamental para que as empresas consigam criar presença no mundo digital com foco em atrair e fidelizar os consumidores.

Já acessou um site hoje que divulga produtos ou serviços? Então você viu o que foi projetado por desenvolvedores Web.

O que é preciso para ser um Desenvolvedor Web?

O Desenvolvimento Web pode até parecer uma área intimidadora, mas não é por aí. Para iniciar a jornada você não precisa ser programador veterano, mas precisa, claro, ter vontade e disposição para se desenvolver na área de programação e lógica.

Confira o nosso podcast completo sobre o assunto!

A boa notícia é que, uma vez que você passa a dominar essas habilidades, o resto será mais fácil. Desta maneira, os passos para iniciar sua jornada são:

Aprenda o Básico de HTML, CSS e Javascript:

Essas são as porcas e parafusos de todo o desenvolvimento de sites com os quais você trabalhará diariamente se decidir construir sites para viver. Por isso, no começo de sua jornada, é fundamental que você aprenda a trabalhar com essas três linguagens de programação. 

  • HTML dita a estrutura;
  • CSS fará com que pareça bonito;
  • Javascript fará com que funcione.

Aprenda o Básico de SEO

SEO significa Otimização para Mecanismos de Busca. Isso se refere ao processo de melhorar os rankings de um site dentro de um mecanismo de busca como o Google. É uma das habilidades mais importantes nos negócios online.

Eu sei, você pode estar pensando: “Se eu sou um desenvolvedor, por que preciso me preocupar com o quão bem um site ranqueia nos mecanismos de busca? Não é esse o trabalho dos blogueiros e criadores de conteúdo?”

Bem, sim, grande parte do SEO de um site tem a ver com o conteúdo. Mas a estrutura e o código reais do site também desempenham um papel. Por exemplo, heading tags (HTML) são extremamente importantes para SEO. Eles dizem aos mecanismos de busca o que é realmente importante em um site.

Faça um curso para se tornar um desenvolvedor web

Há, também, a possibilidade de iniciar sua jornada no aprendizado de máquina por meio de um curso específico na área, como os da Trilha de Programação, oferecidos pela Awari, como Front-End e Back-End.

Esses cursos reúnem a formação completa em Desenvolvimento Web, além de possuírem uma trilha específica para acompanhamento de carreira. Onde você aprenderá sobre desenvolvimento web, ciência da computação, linguagens de programação – além de receber mentoria de profissionais experientes e suporte de carreira para se tornar um cientista de dados disputado pelas empresas.

Pensa que acabou? Não! Se você ainda ficou com dúvida sobre a carreira, no nosso vídeo a seguir, trazemos as principais informações sobre:

  • Como é ser um Desenvolvedor Web;
  • Quais são os pré-requisitos necessários para iniciar na carreira de Desenvolvimento Web;
  • A importância de Hard skills & Soft skills na carreira;
  • Como se preparar para entrevista de emprego na área de Desenvolvimento Web.
Desmitificando a carreira de Desenvolvimento Web
Webinar Awari: Desmitificando a carreira de Desenvolvimento Web

🔵 Conheça a Awari

A Awari nasceu e permanece assim: pensando totalmente em transformar a vida de nossos alunos com conteúdos de valor, proporcionando uma experiência incrível que seja real e acessível a todos. 

Conheça nossos cursos, que vão desde Trilhas de Data Science, Gestão de Produtos, Design e Programação. Saiba mais sobre a nossa jornada personalizada e materiais complementares feitos por especialistas no mercado.

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Inscreva-se