Spring: o que é e como funciona o framework do Java
Spring é um dos frameworks mais conhecidos pelos desenvolvedores web que programam em Java, e neste conteúdo vamos aprofundar nossos conhecimentos acerca desta ferramenta em específico.
Spring é um dos frameworks mais conhecidos pelos desenvolvedores web que programam em Java, e neste conteúdo vamos aprofundar nossos conhecimentos acerca desta ferramenta em específico.
Veremos a definição do Spring, para que ele serve e como utilizá-lo nas mais diferentes aplicações. Mas antes, uma observação importante.
O Java é tanto uma linguagem de programação quanto uma plataforma com um extenso conjunto de APIs.
Quem quiser aprender mais sobre Java e seus frameworks deve entender que, antes de mais nada, é fundamental dominar a linguagem, suas APIs e todos os conceitos técnicos envolvidos para poder trabalhar nos seus códigos.
Clicando nesse link você verá um artigo com os 8 livros essenciais em português para o programador iniciante, confira!
Glossário
O que são os frameworks?
No geral, os frameworks são coleções de módulos de softwares e ferramentas que ajudam o desenvolvedor na hora de construir seus projetos através das mais diversas linguagens de programação.
Portanto, não é apenas no Java que encontramos frameworks úteis para otimizar o trabalho do programador. Veja este outro conteúdo sobre frameworks em Python.
Os frameworks ajudam os programadores com recursos teóricos e práticos que otimizam o tempo, evitam erros comuns e repetitivos e, portanto, deixam o processo de codificação mais simples, rápido e assertivo.
O que é o Spring Framework?
Assim como outros frameworks disponíveis no mercado como Bootstrap, Scrum e Angular, por exemplo, o Spring também nasceu da necessidade de deixar o trabalho do programador mais fácil.
Trata-se de um framework open source não intrusivo, com estruturas baseadas nos padrões de projeto inversão de controle (interrupção do fluxo de execução de um código) e injeção de dependência (prevenção da vinculação de código numa aplicação).
O Java Spring tem uma série de módulos que ajudam em projetos de desenvolvimento web, persistência e acesso remoto, por exemplo. Alguns dos benefícios que esse framework gera são:
- Segurança nas aplicações;
- Foco em facilitar aplicações web;
- Conectividade com bancos de dados;
- Administração de dependências usando injeção de dependência.
Para que serve o Java Spring?
A principal necessidade que o Spring veio solucionar quando foi criado foi a dificuldade que os programadores tinham com aplicações corporativas.
A plataforma Java ainda era jovem e tinha uma performance excelente com aplicações leves, distribuídas e com um amplo leque de opções e ferramentas, mas também tinha suas limitações.
Para aplicações mais elaboradas, a Java pedia o uso de diversas interfaces e configurações, algo que deixava o resultado final muito pesado, com recursos em excesso e desnecessários, além de dar muito mais trabalho para finalizar também.
As maiores vantagens que o Spring trouxe para as aplicações em Java são: não precisar de um servidor de aplicação para funcionar e usar apenas aquilo que é necessário para o projeto, deixando o resultado mais leve e simplificado.
Como usar o Spring?
Uma das maneiras mais simples de usar o framework Spring é através do módulo Spring Boot, porque ele facilita muito a criação de aplicações Java que com muito pouca ou nenhuma necessidade de configuração para executar o projeto.
Parece até um sonho, mas o Spring Boot tem a capacidade de abstrair toda a complexidade de uma configuração completa pode representar.
Existem ainda outros módulos relevantes, como o Spring Data JPA, que facilita o uso de tecnologias de acesso a dados, bancos de dados (relacionais ou não), além de ter objetos personalizáveis, consultas dinâmicas e abstrações de mapeamento.
Outro módulo de uso interessante do framework é o Spring Security, que como o nome já revela prioriza a segurança das aplicações através da autenticação e autorização, proporcionando assim uma certificação maior nas aplicações.
Já o Spring Web e o Spring MVC são módulos de aplicação para web que facilitam o desenvolvimento e contribuem para a otimização do tempo do programador nesses tipos de projetos.
? Quer ingressar na área de Programação? Conheça a Awari!
A Awari é uma plataforma completa com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira na área de Tecnologia.
Conheça nossos cursos de Programação, com intensivos de Front-End com React, Back-End com Javascript, DevOps, Desenvolvimento Web e React Native.
Saiba mais sobre a nossa jornada personalizada e materiais complementares feitos por especialistas no mercado.