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Product Discovery: O Guia da Carreira para o profissional de Produtos

Product Discovery: O Guia da Carreira para o profissional de Produtos

Há pouco mais de uma década, a melhor forma de saber se um produto iria ser aceito pelo público era lançá-lo no mercado. Como você deve imaginar, esse método muitas vezes não era eficaz, e acabava acarretando em muitos prejuízos para as empresas, além de anos de trabalho jogado fora. Felizmente, as coisas não são mais assim.

Uma das formas de assegurar que um produto está alinhado às dores dos usuários e entrega valor à empresa é por meio do Product Discovery. Essa metodologia fornece ferramentas para que o projeto tenha um desenvolvimento eficaz e entregas de qualidade.

Quer entender melhor o que é Product Discovery? A seguir, explicamos com mais detalhes como funciona essa metodologia e como atuar profissionalmente na área. Boa leitura! 

O que é Product Discovery?

O Product Discovery é uma abordagem de Product Management que tem como objetivo investigar de que forma um produto deve ser construído, averiguando quais as necessidades do público-alvo, e de que forma é possível entregar boas soluções a essas pessoas.

O grande objetivo é ter uma maior afinidade com o projeto e identificar de que forma ele está gerando valor, principalmente para o usuário, que é um dos elos mais fortes para o sucesso do produto. Assim, é possível diminuir os riscos e as chances de falhas, e consequentemente, reduzir os custos da operação. 

Essa prática teve origem na metodologia Dual Track Agile, que funciona por meio de dois processos simultâneos: Discovery, que serve para decidir o que deve ser produzido, e Delivery, que consistem em escalar o projeto e desenvolvê-lo. Dessa maneira, é possível testar e validar hipóteses rapidamente.

Com o Product Discovery, o time tem agilidade em levantar hipóteses a respeito do que pode ser construído e construir protótipos para testar a avaliação e aceitação dos usuários. Isso fará com que ideias inefetivas sejam descartadas rapidamente, e o projeto esteja alinhado com as premissas corretas, evitando suposições infundadas.

Como e por que trabalhar o Product Discovery?

Por se tratar de uma etapa a mais, muitas empresas acreditam que o PD pode ser “perda de tempo”, e ele acaba sendo deixado de lado. Entretanto, se bem encaixado à estratégia como um todo, ele pode poupar muitas etapas adiante, e até mesmo integrar melhor a equipe de desenvolvimento.

Além disso, uma questão importante sobre o Product Discovery é que ele não precisa necessariamente definir tudo sobre o produto, mas oferece a chance de se aprofundar em determinadas questões e ter insights que enriqueçam sua criação. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a possibilidade de eliminar riscos. Quando se fala em desenvolvimento de produtos digitais, além de gerar valor para o cliente, é importante lembrar que há investidores e stakeholders por trás, e que precisam que o projeto cumpra as obrigações pelas quais ele foi designado. 

Uma das principais especialistas nesse assunto é a Product Discovery Coach Teresa Torres. Em uma de suas palestras, ela oferece algumas das perguntas que norteiam essa metodologia, e que devem ser feitas por toda empresa que pretende descobrir o que seu produto precisa entregar:

  • Estamos orientados a um resultado desejado? O produto tem metas? Você sabe qual o resultado que a empresa deseja alcançar?
  • Estamos resolvendo um problema com o qual os clientes se importam? Ou seja, suas hipóteses estão baseadas na utilidade daquele produto ou funcionalidade?
  • Os usuários querem nossa solução? Se há uma utilidade, há um desejo por parte dos usuários para aquele produto?
  • Os usuários conseguem utilizar nossa solução? A hipótese em questão foi testada, está acessível e ao alcance dos clientes?
  • Estamos atendendo às necessidades dos stakeholders? Para além do desenvolvimento e dos usuários, o que está em desenvolvimento atende aos interesses dos setores da empresa?

Ao responder todas essas perguntas, é possível ter maior clareza sobre o momento atual do projeto e começar a colocar em prática o Product Discovery como etapa da Gestão de Produtos.

Quem pode trabalhar com Product Discovery?

O Product Discovery é um processo, e para que ele seja implementado em um produto, é ideal que se tenha uma equipe multidisciplinar. Dessa forma, é possível construir uma estratégia mais complexa e que abranja diferentes pontos.

Os responsáveis por gerir as técnicas de Product Discovery podem ser Product Managers ou Product Owners, dependendo da composição do negócio. Esses profissionais ficarão encarregados de organizar as etapas do processo, além de criar um backlog para gerenciar as demandas relacionadas ao time de produto.

O Product Manager costuma ser o profissional responsável por implementar o Product Discovery.

Além disso, também é comum que estejam envolvidos com essas demandas os UX Designers, UX Researchers e Lead Engineers. Eles auxiliam criando hipóteses mais concisas e direcionadas às próprias necessidades.

Como funciona o processo de Product Discovery

O processo de Product Discovery pode variar de acordo com o projeto. Para você organizar o processo da sua empresa, há uma metodologia de cinco passos em que pode se basear sua estratégia. 

Vale lembrar que esse processo é contínuo, e deve ser feito durante todas as entregas. Com o tempo, você pode aperfeiçoá-lo para atingir resultados cada vez melhores. Da mesma forma, ele pode ser integrado a um produto novo, ou a um que já está em desenvolvimento.

Todas as etapas são idealizadas por um profissional, e devem ser colocadas em prática por toda a equipe.

1. Alinhamento/Definição de objetivos

Nessa primeira etapa, você deve alinhar suas expectativas com relação ao projeto, e listar os objetivos que pretende alcançar após cada lançamento. Para isso, será necessário conversar com outros membros da equipe, lideranças e stakeholders.

Documente o processo e defina com objetivos com clareza. Isso vai garantir que a visão estratégica esteja alinhada entre todos, e evitar ruídos durante o desenvolvimento.

2. Imersão/Pesquisa

Com base em tudo o que foi levantado no momento anterior, chegou a hora de coletar dados e entender de que forma você deverá alcançar esses objetivos. A partir dessas pesquisas, o time poderá identificar as oportunidades e propor planos de ação.

É muito comum que durante essa etapa ocorra juntamente com o processo de User Research, que é focado especificamente no usuário e inclui entrevistas e pesquisas qualitativas e quantitativas. 

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3. Ideação

A partir do momento em que você definiu os objetivos e tem uma pesquisa com direcionamentos, chegou a hora de cruzar essas informações e desenvolver soluções práticas para as dores dos usuários.

Para isso proponha um  brainstorming com o restante da equipe de produto, especialmente os designers e desenvolvedores, e desenvolva hipóteses, para a partir daí, iniciar o processo de prototipação

4. Prototipação e validação

Nessa etapa, com base em tudo o que foi estudado, a equipe de desenvolvimento deve criar um protótipo, ou seja, um modelo preliminar que será utilizado como base para o definitivo. A sua principal função é testar essa versão com os usuários para averiguar se será preciso fazer alguma mudança.

Não é necessário criar algo muito detalhado, muito menos demorar durante esse processo. A proposta é que seja algo rápido, justamente para não haver muitos gastos.

5. Refinamento

Por fim, a última etapa do processo é o refinamento do protótipo entregue baseado nos feedbacks recebidos. Dependendo do que foi apontado durante a validação, o time deve fazer as mudanças e testar outras hipóteses para resolver essas questões.

A partir disso, o time de produto deve criar um backlog dividindo as entregas, e finalmente, estabelecer um MVP, ou seja, um produto mínimo viável. Ele servirá para fazer novas avaliações e aperfeiçoamentos.

Com o processo concluído, a equipe pode optar por retornar o processo à etapa inicial, ou retornar alguns passos, de acordo com o que for necessário.

Como trabalhar com Product Discovery na Gestão de Produto?

O Product Discovery vem ganhando espaço todos os dias entre as equipes de produto. Se você tem interesse em trabalhar com essa abordagem dentro da Gestão de Produto, saiba que é possível, mas terá que se preparar para isso.

Abaixo, separamos algumas dicas para quem quer se tornar um bom profissional da área de produto!

Tenha afinidade com a Gestão de Produtos

O Product Discovery é apenas uma das técnicas que norteiam a Gestão de Produtos. Para além dessa estratégia, também é necessário que você saiba traçar um plano de ação completo, que leve em conta outras fases e processos.

Uma das estratégias validadas são os 90 dias de Product Management, um plano com quatro fases bem definidas para organizar o setor de desenvolvimento. Nesse sentido, é possível incluir o Product Discovery desde os estágios iniciais, para eliminar falhas no processo e ter um produto mais coeso.

No vídeo abaixo, saiba um pouco mais sobre a importância dos Product Managers nas empresas.

Por que trabalhar como Product Manager?

Saiba como utilizar metodologias

Para gerenciar tarefas de um time multidisciplinar, será preciso utilizar algumas metodologias. Um exemplo é o Dual Track Agile, que citamos no início do artigo. Entretanto, há outras opções que podem se encaixar mais ao seu projeto e ao tipo de gestão da equipe.

Confira algumas metodologias e frameworks de Product Discovery que podem ser integradas ao seu projeto:

  • Dual Track Agile
  • Lean Inception
  • Double Diamond Design
  • Benchmarking
  • Jobs-to-be-Done
  • Minimum Viable Product
  • Impact Scoring (ICE)

Implemente abordagens voltadas para a cultura de produto

O Product Discovery não pode ser apenas um pretexto, mas deve estar alinhado com outras práticas da equipe. É por isso que, para implementá-lo, também é necessário que haja uma cultura direcionada ao produto, que inclua outros hábitos, técnicas e metodologias.

Uma das vantagens de optar por esse tipo de cultura é que você evita que as decisões sejam direcionadas a determinados setores, mas mantém o desenvolvimento unido e com objetivos  em comum. Isso resulta em um esforço coletivo por parte da equipe, e evita que decisões sejam tomadas de maneira errônea — que é justamente um dos objetivos do Product Discovery.

A cultura de produto pode ser um dos pontos definitivos para implementação do Product Discovery.

Essa decisão passará pela forma como o Product Manager gerencia o time, delega funções, faz reuniões frequentes, administra o backlog, estabelece métricas e envolve todos os membros do time em busca do resultado.

Faça um curso de Product Discovery

Por fim, para que você conheça a fundo tudo o que é necessário para implementar uma boa estratégia de Product Discovery, é essencial que você faça um curso sobre o tema. Dessa maneira, você aprende melhor sobre cada um dos passos de forma didática e consegue identificar como aplicá-lo à sua empresa.

Se você é um profissional iniciante e ainda não tem experiência na área, o curso é um diferencial, e garante que você tenha o que é preciso para atuar com Gestão de Produtos de maneira eficiente.

O Curso de Product Discovery da Awari é dividido em quatro módulos, e abrange os principais tópicos sobre o tema. As aulas são idealizadas e ministradas por professores com ampla experiência, que ensinam estratégias testadas e comprovadas, e oferecem materiais complementares.

Além disso, na plataforma Awari, o aluno pode participar de turmas ao vivo para tirar dúvidas e fortalecer seu networking, e agendar mentorias individuais com profissionais das principais empresas do mercado para conversar sobre sua carreira e receber feedbacks.

Confira algumas das aulas que você encontrará no curso:

  • Papel do Product Manager no Discovery
  • Como gerar hipóteses e criar Métricas
  • Usando o Double Diamond
  • Como recrutar usuários para pesquisas
  • Jobs to be done
  • Criando personas
  • O que é Design Sprint
  • Conhecendo o framework Lean Inception
  • Criando um MVP de qualidade
  • Como metrifiar resultados
  • Dual Track como Método de Produto
  • Discovery Contúnuo
  • Alinhamento com Stakeholders
  • Criando apresentações de impacto

Conheça a Awari

A Awari oferece uma plataforma de aprendizado completa para quem quer dar o próximo passo em sua carreira profissional. Lá, o aluno tem acesso ilimitado a cursos completos com aulas em vídeo e materiais complementares, e pode participar de turmas ao vivo e agendar mentorias individuais com grandes profissionais do mercado. 
O Curso de Product Discovery faz parte da Trilha de Aprendizagem de Gestão de Produtos, que ainda inclui cursos de Product Management, Product Marketing e Product Leadership. Ideal para quem pretende se atualizar e atuar no mercado como um excelente profissional de produto. Clique aqui e saiba mais!

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