GitHub Pages: saiba como usar e crie seu portfólio

GitHub Pages: saiba como usar e crie seu portfólio

Para um programador, ter um bom currículo é essencial, entretanto, muitas vezes as informações desse documento não demonstram todas as habilidades de um profissional. Para isso, será preciso preparar um portfólio.

Seja para conseguir um emprego ou atuar como freelancer, uma das formas mais simples de criar o portfólio é por meio do GitHub Pages, um serviço gratuito para a hospedagem de páginas estáticas que é personalizável e fácil de usar.

Você já conhece o GitHub Pages? Prossiga com a leitura, saiba quais as funcionalidades dessa ferramenta e aprenda a montar seu portfólio com ela!

O que é GitHub Pages?

O GitHub Pages é um serviço de hospedagem gratuito para sites estáticos — ou seja, que utilizam apenas HTML, CSS e Javascript. Ele utiliza recursos armazenados em um repositório do GitHub e executa, transformando em uma página da web.

página de github pages programada em html
Com o GitHub Pages, você pode criar páginas e portfólios a partir de poucas ferramentas.

Caso você ainda não conheça o GitHub, trata-se da principal ferramenta de versionamento de códigos e gerenciamento de projetos em todo o mundo. Atualmente, ela tornou-se quase imprescindível para os programadores, pois reúne páginas, códigos de diferentes projetos e publicações, e facilita uma grande variedade de tarefas de programação.

Graças à facilidade de utilização do GitHub Pages, ele é muito popular entre os desenvolvedores para fazer portfólios, pois ele combina uma interface personalizada aos diretórios GitHub como forma de armazenar e disponibilizar seus códigos e projetos. 

Também é um recurso muito versátil e aplicado na criação de sites simples, blogs, documentações ou projetos de estudos. Para o uso da ferramenta, não é preciso lidar com bancos de dados ou configurar servidores, como é comum na criação de outros tipos de criação de sites. 

Além disso, o GitHub Pages oferece uma série de recursos, e o primeiro deles é o controle de versões do site. Naturalmente, por ser uma ferramenta de versionamento, ela mantém registros de versões antigas das páginas, e você pode acessá-las caso queira reverter ou confirmar algo.

Outro benefício é poder trabalhar em uma mesma página com outros profissionais. Assim como no GitHub, diferentes pessoas podem atuar em um mesmo projeto, alterando apenas as partes do código que forem necessárias e recuperando versões anteriores. Pela própria ferramenta, você pode listar tarefas que ainda estão por fazer e implementar mudanças em tempo real.

Como usar o GitHub Pages para criar um portfólio?

O GitHub Pages é um serviço muito versátil e que pode servir para diferentes finalidades. Para exemplificar a criação de uma página, vamos demonstrar como se faz um portfólio utilizando essa ferramenta.

Há algum tempo, ele precisava ser ativado no campo de configurações do GitHub, mas atualmente, basta fazer seu cadastro para começar a usar esse recurso.

Assinatura Awari | Cursos Programação

O primeiro passo é entrar no site do GitHub (https://github.com/) e clicar em Sign Up, no canto superior direito. Feito isso, preencha os campos com e-mail, senha e um nome de usuário (que será público, portanto escolha bem). Para que a conta seja criada efetivamente, entre no seu e-mail e confirme o cadastro. Com a conta criada, faça o login usando suas credenciais. 

A próxima etapa é escolher um template. Se você quiser e tiver experiência nesse sentido, pode criar uma interface simples, que servirá como a parte visual da página, mas você também tem a opção de utilizar um template pronto. No próprio GitHub ou em diversos sites, você encontra ótimas opções gratuitas que pode readaptar e usar. 

Com o template selecionado, faça os ajustes necessários no código com relação à aparência utilizando HTML, CSS e Javascript. Não se esqueça de incluir suas informações, como nome, e-mail e telefone, pois isso será útil para os recrutadores.

Nesse mesmo arquivo, inclua os arquivos que você pretende disponibilizar no seu portfólio, e deixe-os linkados à página principal.

Em seguida, volte ao GitHub e crie um novo repositório — que deve estar com visualização pública. No momento da criação, você pode escolher o nome do repositório, que será a sua URL quando a página estiver pronta. O padrão do link será o nome que você escolheu + github.io.

Na página seguinte, você terá acesso às configurações do diretório. Clique em Upload existing file e carregue o arquivo com o template do seu portfólio. Salve as mudanças e aguarde até que o site esteja publicado.

página de criação dno github pages
Para subir um arquivo em HTML no GitHub Pages, basta clicar em Uploading an existing file, no campo de Quick Setup.

Por fim, entre na URL e confira se está tudo certo. Se for necessário, faça alterações no arquivo salvo e faça um novo upload, ou simplesmente abra o arquivo diretamente no GitHub e altere o que for necessário.

Com tudo publicado e o site no ar, basta acessar o link para conferi-lo. Também é possível enviá-lo para recrutadores acessarem, no caso de uma entrevista. 

Aprenda programação Front-End

Se você está iniciando sua carreira como programador e quer melhorar suas habilidades para incluir no currículo e conseguir atuar no mercado de trabalho, é importante conhecer e estudar os principais conteúdos sobre o tema.

No Curso de Front-End da Awari, você aprende como programar utilizando HTML, CSS e Javascript, e também a utilizar o React JS e o Next JS para criar interfaces complexas e personalizadas. 

Você terá acesso a módulos de aulas gravadas completas para assistir como preferir, e ainda poderá participar de aulas ao vivo com professores especialistas para tirar dúvidas e aprender com exemplos práticos. 

Na plataforma da Awari, também será possível agendar mentorias individuais com grandes profissionais do mercado para auxiliar no desenvolvimento da sua carreira. Ao finalizar o curso, você recebe um certificado de conclusão autenticado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância).
Quer saber mais? Clique aqui e entrenda tudo sobre o curso!

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora