← Voltar para o blog

Curso com mentoria: entenda como funciona na prática e saiba como escolher

Curso com mentoria: entenda como funciona na prática e saiba como escolher

A busca por mentorias está em alta! De acordo com o Google Trends, site que classifica tendências do buscador, o interesse pelo termo partiu das posições mais baixas em 2017 para atingir o pico de popularidade tanto em 2021 quanto em 2022.

Entre os fatores que têm impulsionado esse crescimento nas buscas estão os cursos de mentorias, que oferecem ao aluno a possibilidade de ter contato com profissionais da área para receber feedbacks e se desenvolver de forma mais exclusiva.

Abaixo, explicamos com mais detalhes o que é e como funciona uma mentoria, e como escolher um bom curso com esse recurso. Boa leitura!

O que é mentoria?

O termo “mentoria” é utilizado em diferentes contextos, e eventualmente, isso pode gerar dúvidas em algumas pessoas. No contexto de carreira, ele representa o ato de receber auxílio e acompanhamento de um profissional com mais experiência (chamado de mentor) para acelerar o seu processo de aprendizado.

Essa prática não tem necessariamente uma fórmula e vai variar de acordo com os objetivos e necessidades do mentorado, e também com a metodologia do mentor para transmitir os conhecimentos ao seu pupilo.

O encontro pode, por exemplo, ser focado em resolução de dúvidas técnicas, trocas de conhecimento, feedbacks sobre atividades e projetos, consultoria de carreira e conversas sobre o mercado de trabalho e outros assuntos. 

Não há uma fórmula para as mentorias, e é uma forma do aluno poder trazer suas dúvidas e questionamentos.

Uma curiosidade é que “Mentor” é o nome de um personagem da Odisséia de Homero. No poema grego, Odisseu precisa se ausentar para a Guerra de Troia, e escolhe Mentor para ser tutor de seu filho Telêmaco. Por ser um homem sábio, ele deve educar o pequeno para que um dia se torne rei como seu pai. O termo foi incorporado da língua grega ao latim, e posteriormente, aos seus derivados, como italiano, francês e português.

Qual a diferença entre mentoria, consultoria e coaching?

Embora esses três termos sejam utilizados como sinônimos, a verdade é que eles são práticas diferentes. Pensando nisso, vamos entender as diferenças entre cada um.

A consultoria pode ser um aconselhamento profissional, tanto para pessoas quanto para empresas. Entretanto, ela representa uma ciência interdisciplinar que mistura questões humanas, sociais, de marketing e gestão.

Já o coaching não é ministrado necessariamente por um especialista. O foco dessa prática é oferecer conselhos ou um plano de ação para uma empresa ou profissional para que ele possa se desenvolver e melhorar de patamar. Geralmente, trata-se de algo mais emocional e menos orientado à carreira especificamente.

A mentoria, por sua vez, é uma prática mais empírica e pedagógica, ministrada por um profissional mais experiente da mesma área. Nesse contexto, ela é direcionada ao desenvolvimento de carreira do mentorado, e pode se relacionar com todos os pontos dessa relação.

Como funciona um curso com mentoria?

Apesar de poder ser uma prática independente, a mentoria pode ser um recurso muito valioso em cursos. Isso porque ela é uma ferramenta de apoio, e pode trazer uma visão dos conteúdos mais orientada ao mercado de trabalho e a atuação do dia a dia.

Entre as aulas do curso, o aluno pode marcar encontros com profissionais para conversar sobre os conteúdos, e como eles podem ser aplicados à sua própria atuação. Dessa forma, o mentor oferece formas de fixar o que foi aprendido e aproxima a teoria da prática.

Além disso, é um espaço para que o mentorado tire dúvidas técnicas e troque conhecimentos com o tutor. Ele poderá mostrar os projetos que está desenvolvendo durante o curso e pedir feedbacks e opiniões sobre o que está bom e o que pode ser melhorado.

O dever do mentor é, durante essas conversas, identificar em que o aluno tem mais dificuldade e quais são seus pontos fortes. É essencial que ele entenda como pode ajudá-lo a desenvolver-se profissionalmente, seja para buscar vagas no mercado de trabalho, fazer seu portfólio, ser promovido, mudar de carreira, entre outros tópicos.

O mentor deve ser um guia para seu mentorado, e ajudá-lo a resolver suas dores.

Durante o curso, as mentorias acontecerão mais de uma vez. Essa é uma oportunidade para que mentor e mentorado acompanhem a evolução dessa relação, e entendam quais os tópicos que ainda precisam de atenção. No episódio #11 do nosso podcast, trouxemos o assunto e muito mais sobre como funciona uma Mentoria de Carreira na prática. Para isso, convidamos o Alex Ivonika, Group Product Manager na AgroSmart e mentor do curso de Product Management da Awari. Confira:

Um curso com mentoria não significa que os alunos não terão o auxílio dos professores! Durante as aulas ao vivo, é possível tirar dúvidas mais gerais, com relação ao conteúdo que está sendo passado. A relação com o mentor será posterior, e terá como objetivo sanar questões específicas ou que podem ter surgido em outro momento.

Por que fazer curso de mentoria?

Todo mundo já teve dúvidas sobre como funcionam determinados conteúdos na prática, basta observar a quantidade de teoremas e assuntos que decoramos no colégio, mas nunca aplicamos de fato. Isso, além de improdutivo, faz com que o aluno não fixe o que foi passado — ou seja, não aprenda de fato.

Nesse sentido, um curso com mentoria pode suprir essa necessidade do aluno. Ao mesmo tempo que se aprende coisas novas, já é possível significá-las e entender como elas serão utilizadas no dia a dia profissional.

Além disso, cada pessoa faz um curso com um intuito, seja para começar do zero ou se aprofundar em determinado assunto, seja para mudar de carreira ou avançar na profissão em que já atua. O mentor consegue agir direcionando o conteúdo e personalizando a jornada do aluno, trazendo exemplos práticos mais próximos da sua realidade.

Por fim, não podemos nos esquecer que a mentoria é uma forma de networking 😉

Conheça os mentores da Awari

Ficou interessado em fazer um curso de mentoria? Todos os cursos da Awari incluem mentorias individuais com os alunos. Os mentores estão entre os melhores mentores profissionais de tecnologia do Brasil e do mundo, apaixonados por ensinar e prontos para auxiliar os mentorados.

As mentorias são totalmente online, por videoconferência. O aluno pode escolher o mentor dentre as opções disponíveis, e também os horários dos encontros, de acordo com a disponibilidade. As reuniões não têm roteiro definido, e os assuntos a serem discutidos são de livre escolha.

O agendamento é feito diretamente na plataforma da Awari. Ao assiná-la, o aluno recebe créditos de personalização de jornada, e pode optar por agendar mentorias extras, além das que já estão inclusas nos cursos.

Awari: Cursos Online com Mentorias Individuais e Aulas ao Vivo

Para saber mais informações e conferir nosso time de mentores completo, clique aqui!

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Inscreva-se