Briefing para Design: como criar um, modelo e exemplos

Briefing para Design: como criar um, modelo e exemplos

O briefing é um dos passos mais importantes do processo de criação. É a partir dele que os profissionais conseguem ter ideias aderentes com o desejo do cliente. Um briefing para design tem o objetivo de direcionar o trabalho dos profissionais da área e, a partir disso, economizar tempo e dinheiro. 

Com um briefing bem feito, é possível entregar um produto ou peça de acordo com o esperado pelo cliente, evitar refeições, acelerar o processo de entrega e proporcionar uma experiência muito melhor para todos os envolvidos. 

O briefing para design conta com detalhes específicos, por isso é interessante entender seus objetivos e saber quais são as informações mais importantes. Acompanhe!

O que é Briefing?

Briefing é o nome dado ao conjunto de instruções e direcionamentos para a produção de algo. É como uma pauta, com os pontos principais que devem ser seguidos para fazer algo. 

É um formato muito comum principalmente da área da comunicação, mais especificamente do marketing e da publicidade. 

É o direcionamento que o cliente deseja, o que ele espera de uma peça. Por isso, também é bastante comum para quem trabalha com produtos, tanto físicos quanto digitais

Os profissionais que irão fazer a produção usam o briefing para nortear sua criação, já que ali está tudo o que o cliente deseja alcançar com aquele produto específico. 

Assim sendo, o briefing precisa ser feito antes do início da produção, quando a ideia ainda está sendo discutida. Depois o briefing é finalizado e passado para quem irá produzir o que for necessário. 

Um dos pontos principais para que o briefing realmente funcione é que ele seja feito da maneira mais completa possível, considerando não apenas a produção em si, mas outras informações da empresa que auxiliem nessa produção. 

O que é briefing para design?

Para conseguir abranger todas as informações necessárias, é comum que o briefing seja dividido de acordo com as “peças” que serão entregues (campanhas, sites, posts, embalagens, etc.).

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O briefing para design, nesse caso, são os direcionamentos específicos para os profissionais que irão desenvolver a parte visual de algum projeto. 

O briefing para design conta não apenas com as informações gerais, mas também outras referentes a identidade visual do cliente, quais cores podem ou não ser utilizadas, como trabalhar a composição e imagens e muitos outros pontos relacionados com o design. 

Como criar um bom briefing para design?

O objetivo do briefing é trazer todas as informações necessárias para os designers em um só local, tornando o trabalho melhor direcionado e garantindo que o cliente receberá aquilo que realmente pediu. 

Por isso, o processo de construção do briefing precisa ser feito com cuidado e o documento final precisa contar com as informações principais, escritas de maneira clara. 

Muitas empresas contam com profissionais de Gestão de Projetos focados em conversar com o cliente e escrever o briefing. Isso pode diminuir muito o tempo de produção, evitar refações e melhorar a experiência do cliente, que receberá a peça adequada com o seu desejo. 

As principais informações de um briefing para design

Um briefing para design é específico para profissionais dessa área e, por isso, conta com informações mais detalhadas referente ao design, como:

  • informações gerais e branding da empresa;
  • objetivo principal da produção da peça ou do produto; 
  • identidade visual da empresa;
  • identidade visual do projeto (se houver);
  • regras de uso de cores e tonalidades;
  • regras da composição de imagem (se houve);
  • direcionamento para fotos, ilustrações e ícones;
  • direcionamentos para tipografia;
  • referências e exemplos;

Exemplo de briefing para design

Existem muitos modelos de briefing que circulam pela Internet e mostram diferentes informações. 

Um ponto importante sobre isso é que os modelos trazem as informações principais, mas não impedem que sejam acrescentados outros dados considerados relevantes.

Cronograma:

  • início da produção
  • final da produção
  • datas de entregas
  • prazos para refação
  • prazo final
  • data de lançamento

Peça a ser desenvolvida

  • o que é
  • formato
  • distribuição
  • objetivo

Público

  • público-alvo da empresa
  • persona da campanha/projeto

Direcionamentos de identidade visual

  • cores a serem utilizadas
  • disposição das imagens
  • uso de imagens e ilustrações
  • tipografia (livre ou selecionada)
  • regras gerais da identidade do cliente

Informações principais

  • o que o cliente pediu
  • quais dados precisam estar na peça
  • as ideias principais que precisam ser seguidas

Conceitos e referências

  • exemplos a serem seguidos, semelhantes ao que o cliente espera.

Acesse um modelo disponibilizado pela Escola de Comunicação da UFRJ.

A entrega de um produto de comunicação passa por diversos processos e, por isso, quanto mais detalhado for o briefing para design, maiores são as chances do resultado final agradar o cliente e diminuir estresses. Aqui na Awari temos cursos focados em Design e Gestão de Produtos para você aprender mais sobre o tema e se tornar um profissional expert tanto para produtos físicos quanto digitais. Acesse e confira!

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