Briefing para Design: como criar um, modelo e exemplos
O briefing é um dos passos mais importantes do processo de criação.
O briefing é um dos passos mais importantes do processo de criação. É a partir dele que os profissionais conseguem ter ideias aderentes com o desejo do cliente. Um briefing para design tem o objetivo de direcionar o trabalho dos profissionais da área e, a partir disso, economizar tempo e dinheiro.
Com um briefing bem feito, é possível entregar um produto ou peça de acordo com o esperado pelo cliente, evitar refeições, acelerar o processo de entrega e proporcionar uma experiência muito melhor para todos os envolvidos.
O briefing para design conta com detalhes específicos, por isso é interessante entender seus objetivos e saber quais são as informações mais importantes. Acompanhe!
Glossário
O que é Briefing?
Briefing é o nome dado ao conjunto de instruções e direcionamentos para a produção de algo. É como uma pauta, com os pontos principais que devem ser seguidos para fazer algo.
É um formato muito comum principalmente da área da comunicação, mais especificamente do marketing e da publicidade.



É o direcionamento que o cliente deseja, o que ele espera de uma peça. Por isso, também é bastante comum para quem trabalha com produtos, tanto físicos quanto digitais.
Os profissionais que irão fazer a produção usam o briefing para nortear sua criação, já que ali está tudo o que o cliente deseja alcançar com aquele produto específico.
Assim sendo, o briefing precisa ser feito antes do início da produção, quando a ideia ainda está sendo discutida. Depois o briefing é finalizado e passado para quem irá produzir o que for necessário.
Um dos pontos principais para que o briefing realmente funcione é que ele seja feito da maneira mais completa possível, considerando não apenas a produção em si, mas outras informações da empresa que auxiliem nessa produção.
O que é briefing para design?
Para conseguir abranger todas as informações necessárias, é comum que o briefing seja dividido de acordo com as “peças” que serão entregues (campanhas, sites, posts, embalagens, etc.).
O briefing para design, nesse caso, são os direcionamentos específicos para os profissionais que irão desenvolver a parte visual de algum projeto.
O briefing para design conta não apenas com as informações gerais, mas também outras referentes a identidade visual do cliente, quais cores podem ou não ser utilizadas, como trabalhar a composição e imagens e muitos outros pontos relacionados com o design.
Como criar um bom briefing para design?
O objetivo do briefing é trazer todas as informações necessárias para os designers em um só local, tornando o trabalho melhor direcionado e garantindo que o cliente receberá aquilo que realmente pediu.



Por isso, o processo de construção do briefing precisa ser feito com cuidado e o documento final precisa contar com as informações principais, escritas de maneira clara.
Muitas empresas contam com profissionais de Gestão de Projetos focados em conversar com o cliente e escrever o briefing. Isso pode diminuir muito o tempo de produção, evitar refações e melhorar a experiência do cliente, que receberá a peça adequada com o seu desejo.
As principais informações de um briefing para design
Um briefing para design é específico para profissionais dessa área e, por isso, conta com informações mais detalhadas referente ao design, como:
- informações gerais e branding da empresa;
- objetivo principal da produção da peça ou do produto;
- identidade visual da empresa;
- identidade visual do projeto (se houver);
- regras de uso de cores e tonalidades;
- regras da composição de imagem (se houve);
- direcionamento para fotos, ilustrações e ícones;
- direcionamentos para tipografia;
- referências e exemplos;
Exemplo de briefing para design
Existem muitos modelos de briefing que circulam pela Internet e mostram diferentes informações.
Um ponto importante sobre isso é que os modelos trazem as informações principais, mas não impedem que sejam acrescentados outros dados considerados relevantes.
Cronograma:
- início da produção
- final da produção
- datas de entregas
- prazos para refação
- prazo final
- data de lançamento
Peça a ser desenvolvida
- o que é
- formato
- distribuição
- objetivo
Público
- público-alvo da empresa
- persona da campanha/projeto
Direcionamentos de identidade visual
- cores a serem utilizadas
- disposição das imagens
- uso de imagens e ilustrações
- tipografia (livre ou selecionada)
- regras gerais da identidade do cliente
Informações principais
- o que o cliente pediu
- quais dados precisam estar na peça
- as ideias principais que precisam ser seguidas
Conceitos e referências
- exemplos a serem seguidos, semelhantes ao que o cliente espera.
Acesse um modelo disponibilizado pela Escola de Comunicação da UFRJ.
A entrega de um produto de comunicação passa por diversos processos e, por isso, quanto mais detalhado for o briefing para design, maiores são as chances do resultado final agradar o cliente e diminuir estresses. Aqui na Awari temos cursos focados em Design e Gestão de Produtos para você aprender mais sobre o tema e se tornar um profissional expert tanto para produtos físicos quanto digitais. Acesse e confira!


