Facebook pixel
>Blog>Design
Design

Briefing para Design: como criar um, modelo e exemplos

O briefing é um dos passos mais importantes do processo de criação.

O briefing é um dos passos mais importantes do processo de criação. É a partir dele que os profissionais conseguem ter ideias aderentes com o desejo do cliente. Um briefing para design tem o objetivo de direcionar o trabalho dos profissionais da área e, a partir disso, economizar tempo e dinheiro. 

Com um briefing bem feito, é possível entregar um produto ou peça de acordo com o esperado pelo cliente, evitar refeições, acelerar o processo de entrega e proporcionar uma experiência muito melhor para todos os envolvidos. 

O briefing para design conta com detalhes específicos, por isso é interessante entender seus objetivos e saber quais são as informações mais importantes. Acompanhe!

O que é Briefing?

Briefing é o nome dado ao conjunto de instruções e direcionamentos para a produção de algo. É como uma pauta, com os pontos principais que devem ser seguidos para fazer algo. 

É um formato muito comum principalmente da área da comunicação, mais especificamente do marketing e da publicidade. 

Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada Aprenda uma nova língua na maior escola de idiomas do mundo! Conquiste a fluência no idioma que sempre sonhou com uma solução de ensino completa. Quero estudar na Fluency
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada

É o direcionamento que o cliente deseja, o que ele espera de uma peça. Por isso, também é bastante comum para quem trabalha com produtos, tanto físicos quanto digitais

Os profissionais que irão fazer a produção usam o briefing para nortear sua criação, já que ali está tudo o que o cliente deseja alcançar com aquele produto específico. 

Assim sendo, o briefing precisa ser feito antes do início da produção, quando a ideia ainda está sendo discutida. Depois o briefing é finalizado e passado para quem irá produzir o que for necessário. 

Um dos pontos principais para que o briefing realmente funcione é que ele seja feito da maneira mais completa possível, considerando não apenas a produção em si, mas outras informações da empresa que auxiliem nessa produção. 

O que é briefing para design?

Para conseguir abranger todas as informações necessárias, é comum que o briefing seja dividido de acordo com as “peças” que serão entregues (campanhas, sites, posts, embalagens, etc.).

O briefing para design, nesse caso, são os direcionamentos específicos para os profissionais que irão desenvolver a parte visual de algum projeto. 

O briefing para design conta não apenas com as informações gerais, mas também outras referentes a identidade visual do cliente, quais cores podem ou não ser utilizadas, como trabalhar a composição e imagens e muitos outros pontos relacionados com o design. 

Como criar um bom briefing para design?

O objetivo do briefing é trazer todas as informações necessárias para os designers em um só local, tornando o trabalho melhor direcionado e garantindo que o cliente receberá aquilo que realmente pediu. 

Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada Aprenda uma nova língua na maior escola de idiomas do mundo! Conquiste a fluência no idioma que sempre sonhou com uma solução de ensino completa. Quero estudar na Fluency
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada

Por isso, o processo de construção do briefing precisa ser feito com cuidado e o documento final precisa contar com as informações principais, escritas de maneira clara. 

Muitas empresas contam com profissionais de Gestão de Projetos focados em conversar com o cliente e escrever o briefing. Isso pode diminuir muito o tempo de produção, evitar refações e melhorar a experiência do cliente, que receberá a peça adequada com o seu desejo. 

As principais informações de um briefing para design

Um briefing para design é específico para profissionais dessa área e, por isso, conta com informações mais detalhadas referente ao design, como:

  • informações gerais e branding da empresa;
  • objetivo principal da produção da peça ou do produto; 
  • identidade visual da empresa;
  • identidade visual do projeto (se houver);
  • regras de uso de cores e tonalidades;
  • regras da composição de imagem (se houve);
  • direcionamento para fotos, ilustrações e ícones;
  • direcionamentos para tipografia;
  • referências e exemplos;

Exemplo de briefing para design

Existem muitos modelos de briefing que circulam pela Internet e mostram diferentes informações. 

Um ponto importante sobre isso é que os modelos trazem as informações principais, mas não impedem que sejam acrescentados outros dados considerados relevantes.

Cronograma:

  • início da produção
  • final da produção
  • datas de entregas
  • prazos para refação
  • prazo final
  • data de lançamento

Peça a ser desenvolvida

  • o que é
  • formato
  • distribuição
  • objetivo

Público

  • público-alvo da empresa
  • persona da campanha/projeto

Direcionamentos de identidade visual

  • cores a serem utilizadas
  • disposição das imagens
  • uso de imagens e ilustrações
  • tipografia (livre ou selecionada)
  • regras gerais da identidade do cliente

Informações principais

  • o que o cliente pediu
  • quais dados precisam estar na peça
  • as ideias principais que precisam ser seguidas

Conceitos e referências

  • exemplos a serem seguidos, semelhantes ao que o cliente espera.

Acesse um modelo disponibilizado pela Escola de Comunicação da UFRJ.

A entrega de um produto de comunicação passa por diversos processos e, por isso, quanto mais detalhado for o briefing para design, maiores são as chances do resultado final agradar o cliente e diminuir estresses. Aqui na Awari temos cursos focados em Design e Gestão de Produtos para você aprender mais sobre o tema e se tornar um profissional expert tanto para produtos físicos quanto digitais. Acesse e confira!

Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada Aprenda uma nova língua na maior escola de idiomas do mundo! Conquiste a fluência no idioma que sempre sonhou com uma solução de ensino completa. Quero estudar na Fluency
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada

Aprenda uma nova língua na maior escola de idioma do mundo!

Conquiste a fluência no idioma que sempre sonhou com uma solução de ensino completa.

+ 400 mil alunos

Método validado

Aulas

Ao vivo e gravadas

+ 1000 horas

Duração dos cursos

Certificados

Reconhecido pelo mercado

Quero estudar na Fluency

Sobre o autor

A melhor plataforma para aprender tecnologia no Brasil

A Awari é a melhor maneira de aprender tecnologia no Brasil.
Faça parte e tenha acesso a cursos com aulas ao vivo e mentorias individuais com os melhores profissionais do mercado.