Gerente de Produto: o que faz e como se tornar um?

Gerente de Produto: o que faz e como se tornar um?

O cargo de gerente de produto é um dos mais importantes e melhor remunerados dentro do mercado atualmente, principalmente para produtos digitais no setor da tecnologia

Porém, muita gente não conhece essa profissão e nem entende sua relevância para as empresas. Entenda o que é ser gerente de produto, o que esse profissional faz e como entrar para a área!

O que é Gestão de Produto e por que é tão importante?

Gestão de produtos é uma área de negócio voltada ao gerenciamento do desenvolvimento de um produto, que pode ser tanto físico quanto digital (sites, aplicativos, softwares, cursos, etc.). 

Na gestão de produtos é levado em consideração todo o seu ciclo de vida, desde a sua concepção até seu fim, considerando pontos para sua criação, como mantê-lo e até o que é necessário para tirá-lo de circulação. 

A gestão de produtos é um dos setores mais importantes de uma empresa, pois é a partir desse gerenciamento que é possível manter um produto relevante no mercado, considerando, principalmente, a experiência do cliente. 

No caso dos produtos digitais, essa área também é muito importante dentro do contexto da tecnologia, pois são os gestores de produtos os responsáveis por acompanhar o desenvolvimento, aplicação e manutenção daquilo que está sendo feito.

Ou seja, a área de gestão de produtos é aplicada tanto nos mercados físicos quanto nos digitais e as pessoas responsáveis por isso são muito valorizadas e buscadas no mercado atual. 

O que faz um Gerente de Produto?

Um gerente de produto é o profissional responsável por todo o gerenciamento do ciclo de vida de um produto. Também é chamado de product manager e é uma das posições mais importantes em muitas empresas. 

É o gerente de produto que acompanha todas as etapas do desenvolvimento de um novo produto e também da manutenção daqueles que já estão em uso, considerando as mudanças do mercado e as necessidades dos clientes. 

O principal foco do product manager é criar e manter um produto que seja relevante ao público, pensando sempre na melhor experiência possível e no que precisa ser feito para que o produto continue tendo valor no mercado. 

São funções de um gerente de produto:

  • entender as necessidades do mercado a partir de métricas e dados;
  • criar novas oportunidades e soluções de acordo com essas necessidades;
  • participar de decisões sobre mudanças no produto; 
  • conhecer estratégias marketing e publicidade utilizadas;
  • buscar otimização de processos e aumento da produtividade;
  • aprimorar seus conhecimentos interdisciplinares de tudo o que envolve o produto;
  • liderar times interdisciplinares; 
  • trabalhar seu perfil inovador e solucionador; 
  • ter habilidades de gestão e de liderança; 
  • entre outras funções.

Esse gestor pode estar focado em apenas um produto da empresa, mas é bastante comum que trabalhe em mais de um, contribuindo com o desenvolvimento de diferentes soluções. 

Assinatura Awari | Cursos Produtos

Isso depende da organização da empresa e do estágio de desenvolvimento dos produtos, se são físicos ou digitais, se estão sendo bem aceitos, entre muitos outros pontos a serem considerados.

Qual o salário de um gerente de produto?

Considerando todas as responsabilidades que um product manager tem e o fato de ser um cargo de gestão, o salário do gerente de produto costuma ter uma média de R$10 mil reais, de acordo com o site Vagas.com, em nível pleno. 

O salário varia de acordo com a senioridade (pode chegar a R$15 mil), mas também das responsabilidades exercidas na empresa. 

Nesta Aula Aberta, você vai entender os 5 principais motivos para trabalhar na área de Product Management.

Vale lembrar que um gerente de produto não trabalha apenas voltado ao produto em si, mas também precisa gerenciar toda a equipe de profissionais envolvidos nas entregas, conseguir liderá-los e trabalhar orientado a dados. 

Dessa maneira, é uma função que exige tanto conhecimentos técnicos quanto habilidades comportamentais, como liderança, inteligência emocional, data driven, entre outras. 

Qual a formação de um gerente de produto e como se tornar um?

Os cursos livres são os mais indicados para quem quer se tornar gerente de produto pois são específicos e trazem conhecimentos importantes que nem sempre o profissional teve acesso em sua rotina de trabalho. 

Não é preciso ter uma formação específica para se tornar gerente de produto. Por ser um cargo de gestão, é destinado para profissionais de diferentes áreas que tenham tanto conhecimentos técnicos quanto habilidades de liderança. 

Por isso, tornar-se gerente de produto é uma ótima opção para quem já tem experiência no mercado mas quer se desenvolver como gestor e trabalhar diretamente com estudos, ideias e tomada de decisões.

Conheça nossa Trilha de Conhecimento para Gestão de Produtos e veja como se tornar um gerente de produto e alavancar sua carreira. 

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora