Awari

Currículos em UX: dicas práticas para ser notado pelos recrutadores

Este levantamento realizado pela Catho aponta que 57% dos recrutadores tomam a decisão de descartar um currículo menos de 30 segundos devido ao grande volume de candidatos por vaga. Sendo assim, a elaboração de um currículo assertivo, com no máximo duas páginas de extensão, é essencial para avançar no processo seletivo.

Com isso em mente, separamos algumas dicas aplicáveis para otimizar o tempo do recrutador e, consequentemente, aumentar suas chances de causar uma boa primeira impressão.

Use uma linguagem simples

Comunicar-se de maneira clara e concisa é uma habilidade importante e evidente para quem está lendo um currículo. Seja direto, evite tanto advérbios quanto adjetivos e priorize verbos ao falar de suas ações.

Customize seu currículo de acordo com a vaga

Pode ser que nem todas as suas competências sejam relevantes para a vaga em questão, e está tudo bem! Leia atentamente a descrição da vaga, identifique qual o perfil procurado e enfatize situações e experiências quando você demonstrou tais competências.

Crie um currículo bem estruturado

Um currículo bem estruturado facilita a leitura e permite que recrutadores acessem informações estratégicas mais rapidamente. Geralmente, currículos possuem a seguinte divisão:

1.Informações de contato

2. Objetivo Profissional

3.Resumo profissional

4.Experiências profissionais

5.Formação

6. Competências

Informações de contato:

Esta seção é uma das mais simples e também uma das mais importantes de qualquer currículo. Atenha-se às principais informações que recrutadoras podem usar para entrar em contato com você, como por exemplo: telefone celular, e-mail e Linkedin. Informações excessivamente pessoais como seu estado civil não são relevantes para a vaga e podem ser deixadas de lado.

Nessa parte, você também pode disponibilizar o link para seu portfólio (Medium, Behance, etc), já que esta é uma excelente oportunidade para apresentar seu trabalho para os recrutadores. Temos algumas dicas para você construir um portfólio de UX incrível neste outro artigo do nosso blog!

Em linhas gerais, as seguintes informações devem estar presentes nesta sessão: 

  • Nome
  • Cargo
  • Cidade e estado
  • E-mail
  • Telefone Celular
  • Perfil no Linkedin
  • Link do seu portfólio

Objetivo Profissional

Através de seu objetivo profissional, o recrutador descobre quase imediatamente se você está se candidatando para a vaga certa e, dependendo do caso, pode direcioná-lo para outra vaga mais adequada ao seu perfil. 

Por isso, é fundamental que você seja específico na sua definição:  escrever somente “UX” não ajuda! Precisa estar claro se você busca uma vaga como estagiário, analista, gerente, diretor de UX Design por exemplo.

 Resumo Profissional

O resumo profissional deve explicar brevemente suas principais vivências e seus diferenciais em relação a outros candidatos. Coloque suas especialidades, como fluxos de usuários ou testes de usabilidade, por exemplo, e características referentes a sua personalidade e modo de trabalhar.

Como cada uma das frases deve ser cuidadosamente elaborada para que recrutadores entendam com você pode contribuir para a organização. Uma dica prática é escrever toda a sua experiência profissional, filtrar quais habilidades são mais relevantes para aquela posição e só depois escrever seu resumo. 

Experiência Profissional

Nessa sessão, você irá descrever suas experiências anteriores e as principais atividades que realizou em cada uma delas. Essa descrição deve ser detalhada, objetiva e coerente. 

Ao descrever trabalhos anteriores, concentre-se em fornecer ao leitor todo o contexto necessário para compreender sua função e o seu impacto na empresa. Algumas perguntas que você deve responder: Quais eram suas responsabilidades? Com o que você contribuiu naquela organização? Quais os principais resultados que você atingiu naquela função? 

É recomendável que você descreva suas experiências de modo a alinhá-las com a vaga em questão. Essa é uma forma de você comprovar que possui as competências técnicas e comportamentais necessárias para exercer essa nova função. 

Atenção: caso você seja um profissional com muitas experiências, apresente apenas as mais recentes ou as mais relevantes para o cargo em questão. Lembre-se que currículos não devem ter mais que uma ou duas páginas!

Dicas para elaborar uma descrição de função bem escrita:

  • Inclua descrições quantificáveis ​​e o impacto do seu trabalho nos resultados.
  • Demonstre suas particularidades ao exercer essa função.
  • Seja direto.

Nesse campo, você deve inserir as seguinte informações:

  • Empresa
  • Cargo
  • Tempo de trabalho
  • Principais atividades realizadas
  • Principal contribuição na função

Formação 

Esta sessão requer algumas informações referentes a sua formação acadêmica, como a instituição, o curso e o  ano em que você se formou.

E está tudo bem caso seu diploma de graduação não seja em uma das áreas tradicionalmente relacionadas à UX. Experiências profissionais, seu portfólio atual e cursos de UX como o da Awari também são fatores levados em consideração nesta hora.

Inclua aqui:

  • Instituição de ensino
  • Curso
  • Data de formação
  • Carga Horária

Competências

Utilize este espaço para descrever suas principais competências, tanto técnicas quanto comportamentais.

As competências técnicas dizem respeito a conhecimentos e habilidades que você adquiriu por meio de cursos ou projetos, por exemplo. O domínio de softwares como Figma e Sketch são bons exemplos deste tipo de competência. 

Já as competências comportamentais possuem ligação direta com a forma que exercemos nossas funções. Flexibilidade, comunicação e proatividade são bons exemplos de soft skills.

Peça a opinião de terceiros

Um olhar externo é importante para descobrir eventuais problemas em seu currículo. Talvez uma frase não esteja tão clara ou a forma que uma experiência foi redigida não comunique todo seu impacto. Se possível, peça feedbacks para outros UX Designers ou profissionais de RH.

Se inspire

Trouxemos alguns currículos de designers do Google para você se inspirar e ver todas estas dicas na prática!

Mirella Pagnano

Escrito por

Mirella Pagnano

é analista de RH na Awari e faz parte do nosso time de orientação de carreira. Possui experiência em Avaliação de Desempenho, Recrutamento & Seleção e Recolocação Profissional.