Quais são as soft skills mais importantes para um Product Manager?
Com o crescimento de empresas de tecnologia no Brasil, a profissão de gestão de produtos digitais se tornou uma das mais requisitadas no mercado.
Com o crescimento de empresas de tecnologia no Brasil, a profissão de gestão de produtos digitais se tornou uma das mais requisitadas no mercado. Com isso, muitas instituições educacionais entenderam que existia uma oportunidade de ajudar e capacitar pessoas através de conteúdos, cursos e informações.
Mas algumas características que fazem com que uma pessoa se torne uma gestora de produto de alto nível — inclusive eu diria que 70% das skills de um gestor de produto de alto nível — são as soft skills, e não apenas o conhecimento técnico sobre a área de produtos, até porque construir um produto incrível é uma tarefa de um time multidisciplinar e não um trabalho individual.
Com a minha experiência, vou falar um pouquinho sobre as cinco soft skills que considero imprescindíveis, sendo elas: Empatia, Influência, Gestão de Stakeholder, Senso de priorização e Comunicação transparente.



Glossário
Empatia
Assim como na vida pessoal, você ser empático e se colocar no lugar do outro faz com que você entenda as motivações de um product designer, de um desenvolvedor, ter pensado daquela maneira. Isso torna o ambiente tranquilo e seguro para compartilhar ideias. Exercitando essa soft skill você será uma pessoa de influência e as ideias chegarão de forma fácil em você devido à sua credibilidade.
Influência
Saber influenciar pessoas é uma habilidade que envolve diversas outras como ser um bom ouvinte, melhorar capacidade oratória, usar storytelling. Sabendo fazer isso, no português claro, você fará com que as pessoas comprem a sua ideia.
Fazendo um paralelo ao mundo real, hoje os influenciadores das redes sociais impactam a forma de consumo. Se um influenciador mega famoso vai a um nutricionista, ele meio que atesta que aquele nutricionista é bom, e na verdade não existe isso. O que atesta é a formação e a sabedoria. Mas isso é um contraste de como a influência é poderosa.
Gestão de Stakeholders
Mais conhecido como engajamento entre as partes interessadas. Uma pessoa de produto é a pessoa com mais stakeholders da empresa, pelo seguinte fato de ser o dono do produto. Ter uma boa organização e saber se comunicar com cada parte vai te trazer calmaria no seu ambiente de trabalho e você não vai ficar sempre apagando incêndio.
Senso de priorização
Existem técnicas, mas tem momentos que o seu senso terá que falar mais alto. E isso é um soft skill que com o tempo e aprendendo sobre o momento da empresa que você vai saber o que virá primeiro. Assim você se antecipa a possíveis problemas que podem acontecer no futuro.



Comunicação transparente
Esse tipo de comunicação traz grandes efeitos para a construção de um bom produto. Faz com que não percamos tempo fazendo coisas que não tragam valor tanto para o usuário como para a empresa.
Muitas vezes, o Product Manager é o responsável por barrar diversas situações e isso é necessário uma comunicação transparente com os stakeholders para que o melhor seja implantado no produto. Vemos na cultura Netflix que a sinceridade com um tom construtivo trás pontos de feedback para serem trabalhados e direciona o produto para o sucesso.
Esses aspectos não existe fórmula mágica para adquirir. Se cercar de pessoas que você enxerga que são proficientes nesses temas faz com que você absorva conhecimento e como agir em cada situação.
Isso já é o presente e quem não adaptar, vai ficar para trás.


