← Voltar para o blog

React Native: O Guia Completo para iniciantes

React Native: O Guia Completo para iniciantes

Nos últimos anos, o React Native se tornou uma dos frameworks favoritos dos desenvolvedores de aplicativos. A principal razão é que a ferramenta é capaz de oferecer recursos, simplificar etapas da criação de interfaces e poupar tempo do profissional.

Como resultado disso, os usuários têm acesso a aplicações mais complexas, com carregamento e atualizações rápidas e experiências muito mais agradáveis, integradas com diferentes funcionalidades do próprio smartphone.

Quer entender como funciona essa tecnologia e começar a utilizá-la? Continue a leitura do nosso Guia até o fim e confira tudo o que você precisa saber sobre React Native!

O que é React Native?

O React Native é um framework de Javascript utilizado para a criação de aplicativos nativos para mobile. Trata-se de um projeto open source, criado e mantido pelo Facebook, e que foi incorporado ao Instagram, Netflix, Airbnb, Walmart e outras gigantes de tecnologia.

Ele apresenta uma série de vantagens para o desenvolvedor e que refletem diretamente na experiência do usuário. Entre elas, podemos citar uma maior qualidade na navegação, rapidez no carregamento, facilidade na atualização e possibilidade de integração com recursos do próprio smartphone (como telefone, câmera e localização).

É importante mencionar que React e React Native não são a mesma coisa! O React JS é uma biblioteca Javascript, que também foi criada pelo Facebook. É usada para construir interfaces e simplificar a conexão entre os componentes da página, e entre HTML, CSS e a linguagem de programação. 

O React Native, por sua vez, utiliza o React JS para renderizar aplicações para Android e iOS. Todo código gerado nesse framework é transformado em linguagem nativa dos próprios sistemas operacionais.

O React Native possibilita que você renderize seu projeto em versões para Android e iOS, simplificando o desenvolvimento de aplicativos.

Ele se tornou muito popular justamente porque possibilita que o desenvolvedor crie versões de um mesmo app nativo com Android e iOS sem precisar adaptar quase nada e usando praticamente o mesmo código. Ou seja, para o programador, isso demanda menos trabalho e tempo, e para a empresa, representa a economia de custos.

Principais características do React Native

Abaixo, listamos algumas das características de React Native que podem beneficiar o trabalho do desenvolvedor. Confira!

Uso de componentes

Um dos recursos que torna o React Native tão prático são os componentes. Isso significa que as páginas desenvolvidas com esse framework são divididas em diversas partes para que possam ser trabalhadas separadamente. 

Dessa forma, a solução de problemas fica bem mais simples, pois o desenvolvedor pode focar em pontos específicos do programa. Além disso, cada uma dessas partes pode ser reaproveitada e replicada em outras páginas do app.

Os componentes ainda são fáceis de ser criados por usarem JSX, que é uma extensão de Javascript que permite a combinação com HTML. Isso significa que ela é capaz de simplificar a estrutura de codificação de um site e facilitar a escrita de códigos para criar aplicativos de alta qualidade.

O React Native oferece diversos componentes para que o desenvolvedor utilize na criação das aplicações, e você ainda pode gerar os seus próprios, de acordo com suas preferências.

Banner da Campanha Novos Cursos Awari

Atualização com Live Reload

Para gerar uma melhor navegação para os usuários, o React Native utiliza uma solução bastante simples chamada de Live Reload. Por meio da ferramenta Expo, as atualizações no código são enviadas para o servidor, e automaticamente, são atualizadas no app.

Dessa forma, a atualização no código é feita de maneira praticamente instantânea, e ainda com o React Native rodando, sem que isso precise ser compilado e enviado a um simulador. 

Construção de apps completamente nativos

Existem outras ferramentas usadas para criar aplicativos híbridos, como é o caso do Ionic e do Framework7. Elas são integradas com HTML, CSS e Javascript e usam webviews — ou seja, um tipo de navegador dentro do app. 

Isso acaba diminuindo muito a performance durante o uso, aumentando o tempo de resposta e gerando um número maior de falhas. Além disso, os aplicativos nativos oferecem mais recursos para a criação de interfaces exclusivas e mais bem elaboradas, fator que os híbridos não possuem.

O React Native, como o próprio nome sugere, oferece a opção de criar aplicativos totalmente nativos, com todos os recursos que isso pode oferecer.

React Native vs Flutter: quais as diferenças?

Uma dúvida bastante comum quando se fala em React Native é com relação às suas semelhanças e diferenças com o Flutter, um framework criado pela Google e que utiliza como base a linguagem de programação Dart.

Entre os pontos convergentes de ambos, estão a possibilidade de integração com IDEs, a facilidade na hora de criar interfaces, a criação de aplicativos nativos e os recursos tanto para Android quanto para iOS.

Em contrapartida, o React Native funciona utilizando Javascript, uma das linguagens mais populares para a criação de interfaces e que é atualizada constantemente. Ele ainda oferece a possibilidade de reaproveitar o código web usando o React JS. 

Apesar de apresentar similaridades com o Flutter, o React Native pode oferecer integração com Javascript e gerar aplicativos totalmente nativos.

Isso facilita muito o uso desse framework por parte dos desenvolvedores, especialmente os iniciantes e aqueles que já têm alguma experiência com programação de páginas web e Javascript.

Como aprender a usar React Native?

Se você se interessa pelo desenvolvimento de aplicações para mobile, essa ferramenta é ideal para você. Entretanto, antes de começar a utilizá-lo, é importante aprender seus fundamentos, e em seguida, entender como funciona o framework na prática. Para isso, nossa dica é que você faça o curso de React Native na plataforma da Awari

Com duração de seis semanas, você aprenderá todos os conceitos imprescindíveis para que você comece a atuar como programador para aplicativos utilizando o principal framework do mercado: desde os fundamentos de desenvolvimento mobile, fundamentos de React Native e seus fundamentos essenciais, até aulas sobre layout, disposição visual, build e publicação.

Todo o curso é ministrado por profissionais do mercado, e as aulas gravadas podem ser assistidas como você preferir. O aluno ainda tem acesso a turmas com aulas ao vivo semanais e mentorias individuais com especialistas, para receber feedbacks e suporte para sua carreira profissional.

Ao se inscrever na plataforma da Awari, você ainda recebe créditos para personalizar sua jornada de aprendizado. Eles podem ser usados para se matricular em novas turmas ao vivo ou agendar novas mentorias, como você preferir. Saiba tudo sobre nosso curso de React Native e comece agora mesmo sua jornada na carreira!

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Inscreva-se