Conheça os principais profissionais envolvidos em Gestão de Projetos
Todo projeto seja para o desenvolvimento de um produto, criação de um evento ou até de uma ação de Marketing necessita de Planejamento/Metodologia e de Profissionais que consigam transformar o planejamento em ação e assim obter os resultados esperados.
Todo projeto seja para o desenvolvimento de um produto, criação de um evento ou até de uma ação de Marketing necessita de Planejamento/Metodologia e de Profissionais que consigam transformar o planejamento em ação e assim obter os resultados esperados.
Quando falamos em Profissionais de Gestão de Projetos, devemos pensar em todas as pessoas que fazem parte do ecossistema do projeto de maneira direta e indireta. E a depender do porte, recursos e cultura da empresa, a listagem dos profissionais podem ser adequados/adaptados a necessidade da empresa.
Abaixo temos os principais “personagens” envolvidos em um projeto:
Glossário
StakeHolders
Os stakeholders são as partes interessadas e que possuem ligação direta ou indireta com o projeto.
Dentre os stakeholders externos temos como principal o Cliente, que está diretamente ligado ao projeto enviando demandas, validando e modificando a estrutura operacional do projeto. Além de outros como fornecedores, concorrentes, entre outros.



Dentre os stakeholders internos temos os Gestores da Empresa, os colaboradores e os acionistas.
Todos esses exemplos, além de outras empresas ou pessoas que estejam associados a eles, podem ser impactados pelo projeto. Depois que o gestor do projeto identifica as partes interessadas, é fundamental classificá-las de acordo com a sua influência no projeto e se será direta ou indireta.
Project Manager
O Product Manager é estratégico para que o projeto funcione, e a sua principal função é gerenciar e acompanhar o desenvolvimento do produto de todas as suas perspectivas, e garantir que o time está trabalhando coletivamente para a construção de um bom projeto.
É fundamental que o PM tenha conhecimento de marketing, comportamento dos usuários e do mercado em que ele está atuando. Isso será essencial na tomada de decisões, para entregar um produto realmente relevante.
Também é função do profissional lidar diretamente com stakeholders fazendo a gestão de suas expectativas, tomar decisões assertivas e analíticas atuando na resolução de problemas com o time de desenvolvimento. E é nesse cenário que é fundamental a gestão, organização e uso de metodologias para alinhar pontos, fazer reuniões e estar sempre em contato com o time.
Product Owner
O Product Owner é responsável pela comunicação constante com o Cliente fazendo a tradução das necessidades e demandas do mesmo em tarefas, itens e prazos, montando assim o que é chamado de BACKLOG.



Ele deve conduzir o projeto com metas e garantir que as demandas sejam atendidas e não saiam do caminho. Para manter todos na mesma direção e focados nas principais metas, o Product Owner também assume a responsabilidade pela comunicação interna. Ele se certifica de que todos os membros da equipe estejam cientes das atualizações e mudanças que podem afetar seu projeto.
Scrum Master
O Scrum Master é o gerente da equipe de produção no dia a dia. Ele cuida da priorização diária, certifica-se de que a equipe esteja trabalhando bem em conjunto e impõe a prática do trabalho ágil em equipe. O scrum master deve ter alguma experiência de trabalho com equipes ágeis. E também deve focar em remover impedimentos (obstáculos e distrações), para que a equipe trabalhe de forma altamente eficaz.
Team
Os membros da equipe são aqueles que põem a mão na massa. Eles são os criadores e construtores que implementam a visão do Product Owner e consultam o scrum master para garantir que tudo esteja seguindo sem problemas.
Normalmente o time é dividido por setores de acordo com a necessidade do tipo de projeto e os times mais comuns em um projeto são:
Além desses profissionais podemos encontrar em um projeto: redatores, designers, desenvolvedores, videógrafos ou qualquer função similar. A meta dos membros da equipe é executar rapidamente sem comprometer a qualidade.
Conheça a nossa Trilha de Conhecimento em Gestão de Produtos!


