Conheça os principais profissionais de Gestão de Projetos
Todo Projeto, seja para o desenvolvimento de um produto, criação de um evento ou até de uma ação de Marketing necessita de Planejamento/Metodologia e de Profissionais que consigam transformar o planejamento em ação e assim obter os resultados esperados.
Todo Projeto, seja para o desenvolvimento de um produto, criação de um evento ou até de uma ação de Marketing necessita de Planejamento/Metodologia e de Profissionais que consigam transformar o planejamento em ação e assim obter os resultados esperados.
Já dizia William Edwards Deming, o pai da Gestão de Qualidade: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.
A gestão é fundamental para todas as áreas de atuação de um projeto, no entanto não se deve aplicar puramente um método em um projeto, deve-se levar em consideração e respeitar o cenário, a equipe e a cultura da empresa. Somente desta forma uma gestão eficiente e que contemple todos os aspectos de Deming será realizada.
Quando falamos em Profissionais de Gestão de Projetos, devemos pensar em todas as pessoas que fazem parte do ecossistema do projeto de maneira direta e indireta. E a depender do porte, recursos e cultura da empresa, a listagem dos profissionais podem ser adequados/adaptados a necessidade da empresa.
Abaixo temos os principais “personagens” envolvidos em um projeto:
Temos, ao mesmo tempo, empresas com cenários muito bem definidos onde os processos fluem livremente e os métodos são aplicados e pautados como regra, e temos empresas que devido a fatores como estrutura, cultura, investimento aplicam de forma parcial a da Gestão de Projetos.



Mas independente do cenário os Profissionais da Gestão de Projetos estão ganhando cada vez mais procura no mercado, e seus salários já são bem atrativos. Vejamos algumas dos personagens principais envolvidos em um projeto:
Glossário
StakeHolders
Os stakeholders são as partes interessadas e que possuem ligação direta ou indireta com o projeto.
Dentre os stakeholders externos temos como principal o Cliente, que está diretamente ligado ao projeto enviando demandas, validando e modificando a estrutura operacional do projeto. Além de outros como fornecedores, concorrentes, entre outros.
Dentre os stakeholders internos temos os Gestores da Empresa, os colaboradores e os acionistas.
Todos esses exemplos, além de outras empresas ou pessoas que estejam associados a eles, podem ser impactados pelo projeto. Depois que o gestor do projeto identifica as partes interessadas, é fundamental classificá-las de acordo com a sua influência no projeto e se será direta ou indireta.
Project Manager
O Product Manager é estratégico para que o projeto funcione, e a sua principal função é gerenciar e acompanhar o desenvolvimento do produto de todas as suas perspectivas, e garantir que o time está trabalhando coletivamente para a construção de um bom projeto.
É fundamental que o PM tenha conhecimento de marketing, comportamento dos usuários e do mercado em que ele está atuando. Isso será essencial na tomada de decisões, para entregar um produto realmente relevante.
Também é função do profissional lidar diretamente com stakeholders fazendo a gestão de suas expectativas, tomar decisões assertivas e analíticas atuando na resolução de problemas com o time de desenvolvimento. E é nesse cenário que é fundamental a gestão, organização e uso de metodologias para alinhar pontos, fazer reuniões e estar sempre em contato com o time.
Além disso, de acordo com o projeto em que ele está inserido, pode ser que haja necessidades específicas. Em uma fase do desenvolvimento em que é necessário tomar decisões sobre UX, por exemplo, pode ser que o Product Manager precise estar mais próximo desse departamento; em outro momento, pode ser que ele tenha que se aproximar dos programadores, e assim sucessivamente.



Em tudo que o PM fizer, é essencial que ele documente o processo. Dessa forma, é possível manter um registro de tudo o que está sendo feito, e isso pode ser usado na tomada de decisões futuramente. Ele também deve estar atento às métricas do time, propondo melhorias para que os objetivos sejam cumpridos.
A principal ferramenta de trabalho utilizada é o Roadmap, um mapa visual que descreve as etapas de desenvolvimento em cada uma das equipes que facilita o entendimento a respeito de cada etapa do processo e também a demonstração do avanço para os stakeholders. Ele deve responder a três perguntas: “onde estamos?”, “ onde queremos chegar?” e “como chegaremos?”.
Product Owner
O Product Owner é responsável pela comunicação constante com o Cliente fazendo a tradução das necessidades e demandas do mesmo em tarefas, itens e prazos, montando assim o que é chamado de BACKLOG.
Ele deve conduzir o projeto com metas e garantir que as demandas sejam atendidas e não saiam do caminho. Para manter todos na mesma direção e focados nas principais metas, o product owner também assume a responsabilidade pela comunicação interna. Ele se certifica de que todos os membros da equipe estejam cientes das atualizações e mudanças que podem afetar seu projeto.
Scrum Master
O Scrum Master é o gerente da equipe de produção no dia a dia. Ele cuida da priorização diária, certifica-se de que a equipe esteja trabalhando bem em conjunto e impõe a prática do trabalho ágil em equipe. O scrum master deve ter alguma experiência de trabalho com equipes ágeis. E também deve focar em remover impedimentos (obstáculos e distrações), para que a equipe trabalhe de forma altamente eficaz.
Team
Os membros da equipe são aqueles que põem a mão na massa. Eles são os criadores e construtores que implementam a visão do Product Owner e consultam o Scrum Master para garantir que tudo esteja seguindo sem problemas.
Normalmente o time é dividido por setores de acordo com a necessidade do tipo de projeto e os times mais comuns em um projeto são:
Além desses profissionais podemos encontrar em um projeto: redatores, designers, desenvolvedores, videomakers ou qualquer função similar. A meta dos membros da equipe é executar rapidamente sem comprometer a qualidade.


