Curso em Análise de Dados: dicas para começar na área
Será que um curso de Análise de Dados é a melhor opção para você? Essa é uma área em pleno crescimento e, diferente do Data Science que tem funções mais gerais, o analista trabalha focado em transformar os dados em informações.
Será que um curso de Análise de Dados é a melhor opção para você? Essa é uma área em pleno crescimento e, diferente do Data Science que tem funções mais gerais, o analista trabalha focado em transformar os dados em informações.
Entenda melhor sobre a área, saiba o que se aprende em um curso de Análise de Dados e veja 5 dicas para entrar na área!
Glossário
O que é Análise de Dados?
A Análise de Dados é uma das profissões dentro da Ciência de Dados e, como o nome sugere, tem o foco na análise, com o objetivo de transformar os dados em informações relevantes.
As técnicas de análises de dados são utilizadas em praticamente todos os mercados atualmente. Por isso, é considerada uma ótima área de atuação, fazendo com que muita gente busque por um curso de Análise de Dados.
Isso porque são vários os conhecimentos necessários para assumir essa função, uma vez que o processo de análise é feito a partir de metodologias específicas e existem vários tipos de análise.
Ou seja, um curso de Análise de Dados é uma ótima opção para quem quer aprender exatamente o que é utilizado no mercado e conseguir sua primeira vaga como analista de dados.
Por que entrar para a área de Análise de Dados?
A frase “Os dados são o novo petróleo” foi bastante difundida nos últimos anos e não à toa.
Hoje praticamente todas as grandes empresas tomam suas decisões exclusivamente a partir da análise de dados. É o chamado data driven.
Aprenda uma nova língua na maior escola de idiomas do mundo! Conquiste a fluência no idioma que sempre sonhou com uma solução de ensino completa. Quero estudar na Fluency
Por isso, os negócios que conseguem usar os dados que capturam (considerando também as leis de proteção) para criar novas soluções e inovações saem na frente no mercado.
Por isso, a capacidade de analisar dados e tirar soluções a partir deles já é e continuará sendo muito valorizada no mercado, principalmente com a ascensão do Big Data.
Por isso, a área de Data Science, de maneira geral, tem muito potencial de crescimento nos próximos anos em todos os mercados, mas principalmente para quem quer trabalhar diretamente com tecnologia.
O que se aprende em um curso de Análise de Dados?
Fazer uma análise de dados depende de conhecimentos técnicos específicos, voltados geralmente aos conceitos de Data Science, programação e negócios.
Alguns dos conteúdos aprendidos em um curso de Análise de Dados são:
- introdução ao Data Science;
- conceitos principais de Data Science;
- estrutura de dados;
- banco de dados relacionais e não-relacionais;
- Business Intelligence (BI);
- etapas da análise de dados;
- tipos de análise de dados;
- vieses no trabalho com dados;
- pensamento analítico;
- estatística;
- privacidade de dados;
- introdução à lógica de programação;
- programação em Python.
5 dicas para entrar na carreira de Análise de Dados
Quem desejar trabalhar com dados precisa priorizar esse aprendizado para ter os conhecimentos necessários para conquistar sua primeira vaga de analista de dados.
Veja 5 dicas para começar hoje mesmo e entrar de vez na área de Análise de Dados.
1. Aprenda uma linguagem de programação para dados
Querendo ou não, uma hora ou outra você vai precisar da programação para trabalhar com dados.
Por isso, é interessante já começar sua jornada priorizando esse conhecimento, focando nas linguagens mais utilizadas.
Nesse caso, o Python é a linguagem utilizada pelos cientistas e analistas de dados. O bom é que é considerada mais “simples” que outras, sendo também uma ótima porta de entrada para a tecnologia.
2. Participe de projetos abertos para treinar suas habilidades
Para aprender programação e análise de dados é preciso treinar muito para realmente entender a linguagem e os conceitos.
Aprenda uma nova língua na maior escola de idiomas do mundo! Conquiste a fluência no idioma que sempre sonhou com uma solução de ensino completa. Quero estudar na Fluency
Uma maneira de fazer isso é criando seus próprios projetos de análise de dados: imagine um problema, defina os dados que vai capturar, faça a busca, analise e proponha a solução.
Também é uma ótima ideia buscar por projetos de Data Science abertos, em que você pode colaborar e treinar suas habilidades enquanto isso.
3. Participe das comunidades de Análise de Dados
Networking e bons relacionamentos com seus colegas de trabalho são pontos essenciais para quem quer se tornar analista de dados.
Além de fazer um curso de Análise de Dados, também é importante priorizar o contato com outras pessoas da mesma área. Converse, pergunte, ajude, aconselhe…
Isso faz com que você esteja sempre atualizada sobre o mercado e aumenta suas chances de encontrar a vaga perfeita para você.
4. Aprimore suas soft skills também
Atualmente qualquer profissão exige muito mais do que os conhecimentos técnicos. As habilidades comportamentais, ou soft skills, são vistas como diferenças de um profissional.
Entre as soft skills mais buscadas é possível citar: boa comunicação, organização, pensamento lógico, foco em soluções e habilidades com gestão e liderança.
Além de se informar mais sobre essas habilidades, também é interessante colocar-se em situações que sejam um desafio para você e, aos poucos, ir aprimorando essas habilidades.
5. Opte por cursos livres ou bootcamps
Os cursos livres e bootcamps têm como principais características o conteúdo focado e a rapidez no aprendizado.
Por isso, são as melhores opções para quem quer entrar em uma nova carreira sem precisar passar por outro curso superior.
Aqui na Awari temos cursos de Análise de Dados e outros dentro da área de Data Science. Conheça nossa Trilha de Ciências de Dados para alavancar sua carreira!
Aprenda uma nova língua na maior escola de idiomas do mundo! Conquiste a fluência no idioma que sempre sonhou com uma solução de ensino completa. Quero estudar na Fluency