Facebook pixel
>Blog>Gestão de Produtos
Gestão de Produtos

Salário de Product Owner: saiba quanto ganha um PO e como se tornar um

O Product Owner é um profissional com uma atuação estratégica em qualquer projeto de tecnologia.

O Product Owner é um profissional com uma atuação estratégica em qualquer projeto de tecnologia. Ao tempo em que avalia o que está sendo feito nas sprints, ele analisa as prioridades do backlog, orienta o time com relação às próximas demandas e faz a gestão de stakeholders.

Justamente por essa importância, o salário do Product Owner costuma ser bastante valorizado no mercado. Para quem está pensando em atuar na área, além de todos os benefícios que esse trabalho pode proporcionar, esse também costuma ser um grande incentivo.

Mas afinal, quanto ganha um PO? O que é preciso para se tornar um? Continue a leitura desse artigo até o fim que vamos explicar tudo para você!

Qual o salário de um Product Owner?

Para ter uma ideia de quanto ganha um Product Owner no Brasil, vamos nos basear na média do Glassdoor para o cargo. Essa estimativa é feita com base nos salários de quase 2.000 profissionais do país. De acordo com o site, a remuneração mensal de um Product Owner é de R$ 8.081 (dados de abril de 2022).

Imagem: Reprodução/Glassdoor

No site, também é possível conferir a variação salarial do cargo. Ela parte de cerca de R$ 4.190 e pode superar a faixa dos R$ 12.000. Vale ressaltar que essas são estimativas baseadas em dados da plataforma, e pode haver diferenças de acordo com a vaga, tamanho da empresa, local e nível de experiência do profissional.

Ao contrário de outras profissões da área de tecnologia, o Product Owner não costuma trabalhar como autônomo, pois sua função exige continuidade, bem como um nível de compliance com relação às informações do projeto. Portanto, o mais comum é que se preste serviços para uma empresa.

Product Discovery Descubra oportunidades inovadoras para produtos imergindo no espaço do problema e nas dores de usuários, com técnicas como Jobs-To-Be-Done e Customer Journey Mapping e métodos de ideação como Lean Inception e Crazy Eights. Começar Agora
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Product Discovery
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Qual o salário de um Product Owner no exterior?

Para quem quer construir uma carreira profissional fora do Brasil, ou até mesmo prestar serviço para empresas do exterior, também é importante pesquisar sobre a remuneração média em outros países.

De acordo com o site BuiltIn, nos Estados Unidos, um Product Owner recebe cerca de US$ 106.099 anuais, o que dá uma média de US$ 8.841. A variação, nesse caso, parte de US$ 4.583, e pode chegar a US$ 20.833. 

Outro mercado que oferece ótimas oportunidades para profissionais da área é o Reino Unido. Segundo os dados do Glassdoor, a remuneração média anual para esse cargo é de £ 52.542 — cerca de £ 4.378,5 mensais.

Não incluímos a conversão pois isso pode variar de acordo com o momento em que você estiver lendo esse post. Além disso, vale lembrar que o custo de vida em cada um desses países é diferente.

Mas afinal, o que é um Product Owner?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a remuneração na área, que tal conhecer melhor a profissão de Product Owner? Esse é um cargo diretamente ligado à metodologia Scrum, que é muito utilizada pelas equipes de tecnologia.

Em linhas gerais, trata-se de uma metodologia ágil que implementa reuniões rápidas todos os dias para que equipe inteira esteja ciente do que está sendo desenvolvido e que precisa ser feito. Dessa forma, se tem um controle maior sobre as tarefas, e todos podem contribuir ativamente para o sucesso durante o desenvolvimento. 

O Product Owner (ou “dono do projeto”) é o responsável por gerenciar o Backlog, ou seja, a lista de tarefas que precisam ser realizadas no projeto, sejam elas a curto, médio ou longo prazo. É ele quem analisa o que o time está fazendo, e faz ajustes contínuos para melhorar o desempenho e a produtividade.

Um Product Owner tem um papel estratégico e fundamental para o sucesso de equipes de tecnologia.

Justamente por isso, essa pessoa precisa ter um conhecimento profundo sobre a empresa em que ela atua, as tarefas que os demais departamentos estão desempenhando e as decisões que a liderança está tomando.

Por falar em liderança, o PO recebe feedbacks de stakeholders internos, como gerentes e investidores, e faz análises sobre o mercado e os concorrentes. Dessa forma, ele pode alinhar estratégias, solicitar alterações e definir prioridades.

Product Discovery Descubra oportunidades inovadoras para produtos imergindo no espaço do problema e nas dores de usuários, com técnicas como Jobs-To-Be-Done e Customer Journey Mapping e métodos de ideação como Lean Inception e Crazy Eights. Começar Agora
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Product Discovery
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

A atuação diária desse profissional pode variar de acordo com a empresa e as necessidades do time. Entretanto, entre suas principais tarefas estão manter o Backlog atualizado e transparente, e fazer reuniões diárias e periódicas com a equipe.

Qual a diferença entre Product Owner e Product Manager?

Por terem nomes parecidos, esses cargos muitas vezes podem gerar confusão, porém, eles têm algumas diferenças fundamentais. De forma geral, podemos dizer que os POs são responsáveis pelo time, ou seja, o “interior” da empresa, enquanto os PMs olham para fora — para o cliente e para os stakeholders.

Entre as atribuições de um Product Manager, estão preparar relatórios, definir KPIs, fazer pesquisas, analisar dados, gerenciar stakeholders, entre outras. Ele também tem voz ativa na tomada de decisões, e pode auxiliar o Product Owner a definir as prioridades no Backlog.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a função de Product Manager!

Em algumas empresas, o trabalho desses profissionais pode se cruzar, e pode ser que eles atuem juntos em alguns desses tópicos. Mas em geral, eles têm suas próprias tarefas a executar. 

Como se tornar um Product Owner?

Se você chegou até aqui e ficou interessado em iniciar uma carreira como Product Owner, saiba que é possível! O principal requisito é que você se prepare para isso, estudando tudo o que será necessário utilizar no dia a dia da profissão. 

A plataforma da Awari oferece uma Trilha de Aprendizagem de Gestão de Produto para quem quer desenvolver as habilidades e atuar liderando times de produtos de sucesso. Entre os cursos, estão formações em Product Management, Product Discovery, Product Marketing e Product Leadership.

Todas as formações incluem módulos gravados para você assistir como preferir. Além disso, você também poderá se inscrever em turmas com aulas ao vivo semanais e agendar mentorias individuais com grandes profissionais da área, para receber feedbacks e se desenvolver profissionalmente. Para saber mais, clique aqui!

Product Discovery Descubra oportunidades inovadoras para produtos imergindo no espaço do problema e nas dores de usuários, com técnicas como Jobs-To-Be-Done e Customer Journey Mapping e métodos de ideação como Lean Inception e Crazy Eights. Começar Agora
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Product Discovery
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Curso Completo de
Product Discovery

Descubra oportunidades inovadoras para produtos imergindo no espaço do problema e nas dores de usuários, com técnicas como Jobs-To-Be-Done e Customer Journey Mapping e métodos de ideação como Lean Inception e Crazy Eights.

Ao clicar no botão ”Começar Agora”, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

CONHEÇA A AWARI

Compartilhe seus objetivos de carreira com a Awari

Nós queremos construir uma comunidade onde membros tenham objetivos compartilhados, e levamos essas respostas em consideração na hora de avaliar sua candidatura.

Sobre o autor

Dê um salto em sua carreira com nosso curso de Product Discovery

Descubra oportunidades inovadoras para produtos imergindo no espaço do problema e nas dores de usuários, com técnicas como Jobs-To-Be-Done e Customer Journey Mapping e métodos de ideação como Lean Inception e Crazy Eights.