Awari

30 de agosto de 2021

Product Manager e Product Marketing Manager: qual a diferença entre esses profissionais?

Product Manager e Product Marketing Manager são duas funções que se cruzam. 

Por isso, ao observar descritivos de vagas, você pode notar algumas semelhanças nas atividades. Inclusive, muitas vezes, são os mesmos profissionais da empresa que avaliam os candidatos das duas áreas.

No entanto, do mesmo modo que se conectam, as funções também se dividem. Isto é, existem diferenças importantes sobre elas. Logo, é fundamental que haja pessoas dedicadas para cada trabalho, a fim de evitar gargalos que sejam prejudiciais ao produto.

Neste artigo, eu vou explicar qual é o papel do Product Manager e do Product Marketing Manager, e mostrar exatamente quais são as diferenças entre eles. Vem comigo!

Gestão de Produtos e Marketing de Produtos: duas áreas que andam lado a lado

Em empresas bem estruturadas quanto aos cargos, funções e áreas, a Gestão de Produtos e o Marketing de Produtos atuam de maneira muito próxima. Isso porque as atividades são complementares e, quando unidas, são capazes de alavancar os resultados e o sucesso de um produto. 

Mesmo que as tarefas se adicionem, não é recomendado que um mesmo profissional assuma as duas funções. Afinal, em algum momento, é provável que um dos pratos caia. Ainda assim, você deve saber que, em startups em fases iniciais, é bastante comum que uma só pessoa desempenhe os dois papéis. 

Dito isso, vamos conhecer o escopo de cada área:

Gestão de Produtos

A Gestão de Produtos é a área responsável por alinhar as estratégias da empresa com as necessidades do usuário, a fim de criar e desenvolver um produto ideal.

Marketing de Produtos

Marketing de Produtos é a área responsável por posicionar o produto no mercado, estabelecendo estratégias de comunicação que estejam alinhadas aos objetivos de negócio e aos interesses do usuário.

O que faz um Product Manager?

O Product Manager, embora tenha a palavra “manager” no nome, não é necessariamente um gerente. O termo designa a responsabilidade pela gestão.

Ou seja, o PM precisa fazer a gestão do tempo, a gestão de prioridades, a gestão de expectativas e a gestão de riscos, por exemplo, a fim de contribuir para que o produto seja bem-sucedido. 

Em outras palavras, o Product Manager preza pela entrega de um produto de alta qualidade e relevância para os seus usuários. Para chegar à melhor solução, o gestor de produtos aplica diversas metodologias e técnicas, que vão desde o Discovery e acompanham todo o ciclo de desenvolvimento do produto no Delivery. 

Uma vez produto entregue na mão do usuário, entramos no looping de avaliar o uso, resultados de negócios e planejar evoluções. 

Qual é o papel do Product Marketing Manager?

O Product Marketing Manager tem a responsabilidade de levar os usuários ao uso do produto e até mesmo atualizar os usuários já existentes sobre as novidades.  Para isso, eles elaboram toda a comunicação em torno do produto, desde o desenvolvimento até o pós-lançamento. 

Seu grande desafio é criar estratégias relevantes e atrativas para o público-alvo, a fim de que os usuários adquiram e usem o produto. Dessa forma, é fundamental que o PMM entenda o trabalho de Gestão de Produtos e o acompanhe de perto. Só assim terá capacidade de pensar em ações viáveis e consistentes. 

Além de conhecimento sobre Gestão de Produtos, são esperadas do Product Marketing Manager as seguintes habilidades:

  • Domínio e técnica de aplicação dos conceitos de Marketing Digital
  • Narrativas de storytelling 
  • Conhecimento sobre os canais de Marketing;
  • Metodologias para compreensão do usuário
  • Compreensão das métricas do trabalho.

Para ficar ainda mais fácil visualizar onde o PMM está inserido na organização, veja esse diagrama: 

Representação da área de atuação do PMM
Representação da área de atuação do PMM – Fonte: PMA

Afinal, qual é a diferença entre PMs e PMMs?

Como vimos, tanto os PMs quanto os PMMs estão envolvidos com o produto e trabalham para atender às estratégias do negócio e às necessidades do usuário.

No entanto, a diferença principal está no objetivo da atuação. 

Enquanto a gestão de produtos se concentra em fornecer o produto adequado aos clientes da empresa, o marketing de produtos foca em apresentar o produto para os usuários. Nessa tabela, é possível visualizar e comparar as diferentes atividades das áreas:

Ref.: Product School.

Conclusão

Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer as diferenças entre Product Manager e o Product Marketing Manager.

Mas, para encerrar, quero reforçar a importância do trabalho conjunto para que o produto tenha sucesso no mercado.

Afinal, um bom produto não funciona sem uma boa apresentação, assim como um bom plano de marketing não surte efeito se o produto for irrelevante para o usuário.

Escrito por

Alex Ivonika

Mais de 10 anos criando produtos digitais e liderando equipes em startups premiadas no Brasil e na América Latina. Criador do Product Drops e editor no Product Guru’s, professor dos cursos de Product Management da Awari e Product Manager na Agrosmart.