Pesquisa em UX Design: Conheça os métodos mais utilizados
Hoje em dia existem muitos produtos (app, websites, games e etc) que utilizam a tecnologia e muitos deles ainda não são focados no usuário.
Hoje em dia existem muitos produtos (app, websites, games e etc) que utilizam a tecnologia e muitos deles ainda não são focados no usuário. Mesmo com o assunto em alta (usabilidade, usuário em primeiro lugar e etc) empresas ainda estão entendendo a relação existente de uma pesquisa com o produto final.
Uma das mais importantes ferramentas que nós UX Designers/Product Designers usamos para trabalhar, é a pesquisa ou UX Reserch (Pesquisas sobre Experiência do Usuário).
A pesquisa trará informações suficientes para que o produto tenha um valor e resolva um problema do usuário e não apenas mais um aplicativo bonito para download ou um site bonitinho.
Glossário
O que é UX Reserch?
Antes de entendermos mais sobre a pesquisa, devemos ter em mente que não somos o nosso usuário.
No decorrer da criação de um produto devemos envolver diversos players que entendem do produto/mercado como: stakeholders, departamentos relacionados, call centers, users keys entre outros, mas nenhum deles substitui o usuário final.
Ouvir o que ele realmente pensa, sente, necessita e os problemas que ele enfrenta com o nosso produto ou dos concorrentes, é o ponto chave para produzirmos produtos melhores e desejados.
Uma pesquisa voltada para a experiência do usuário tem diversos momentos e dentre eles os objetivos são variados. Projetar um produto baseado no que gostamos ou no que achamos que o nosso usuário precisa ou dizermos que sabemos o que ele quer, tem como resultado um produto fadado ao fracasso.
No decorrer do nosso trabalho como UX, deparamos com diversos momentos e objetivos onde a pesquisa se encaixa:



- descobertas de problemas;
- as necessidades dos usuários;
- criação de personas;
- descobertas das motivações de um usuário ao utilizar nosso produto (job to be done);
- feedback em diversas etapas do projeto;
- validações (testes de usabilidade);
- entre outros.
A Nielsen Norman Group (maior empresa referência em usabilidade no mundo) através de estudos e mapeamentos, estipulou momentos onde a pesquisa se faz necessária e muito importante: Descoberta / Exploração/ Testes e Feedback.

Uma metodologia do Design Thinking chamada Double Diamond (duplo diamante) segue quase o mesmo conceito e tem relação direta com a pesquisa.

Vendo a imagem 1 e a 2, vemos que existem diversos métodos para se alcançar o mesmo objetivo, você precisa entender as suas necessidades.
Descoberta
Nesta fase inicial do projeto, temos um escopo base que pode ser um problema que iremos resolver ou um produto novo que iremos produzir.
Vamos descobrir o que não sabemos: quem são nossos usuários, suas dores, necessidades e o que eles dizem e pensam.
Para obter estes insights iniciais podemos usar:
- Entrevistas com usuários;
- Entrevistas com Stakeholders e user keys;
- Feedback de diversas áreas relacionadas ao problema;
- Relatórios iniciais de feedbacks dos próprios usuários (SAC).
DICA: ao fazer entrevistas com os usuários devemos focar nas informações que serão pertinentes e trarão respostas importantes, mas também em coletar o máximo de informações para criarmos as nossas personas!
Exploração
Uma vez coletados os dados que buscamos, temos muitas informações e podemos agora pesquisar/explorar mais sobre o problema que estamos tentando resolver ou um produto que estamos prestes a criar. A exploração deve ser feita com base nas informações que coletamos anteriormente e ser um guia.
Esta fase é composta por algumas pesquisas bases, lembrando que não precisamos usar todos estes exemplos de uma vez só.
Em alguns casos temos respostas muito boas e conseguindo insights usando uma delas, dependo muito do seu objetivo.
Nesta etapa exploratória podemos usar:



- Criação de personas;
- Mapear Jobs to be done;
- Mapear a jornada e momentos de cada uma, as vezes temos várias;
- Análise competitiva (Benchmark);
- Análises métricas usando o Google Analytics ou fornecidos;
- Início de ideação para o protótipo.
Testes
projeto até agora deve estar bem encaminhado, uma vez que temos informações que nos levarão a criar um produto que será usado por pessoas reais e com problemas reais a serem resolvidos.
Depois da criação de um protótipo inicial, precisamos passar muitas vezes pela aprovação de diversas áreas dos times responsáveis como:
- Stakeholders;
- Desenvolvimento;
- Regras de negócio;
- Marketing;
- Venda, entre outros.
Fazer testes de usabilidade é o momento que vai definir o quanto o seu produto é eficaz, se seu projeto foi bem direcionado e se está resolvendo os problemas das pessoas.
Feedback
Este termo traduz o que esperamos como resposta, assim que finalizamos a produção e lançarmos o nosso produto (MVP) para ser usado, testado e avaliado pelo público ao qual ele foi destinado.
Quando lançamos um produto temos que ter em mente que mesmo fazendo as nossas pesquisas ele nunca estará pronto, existirá sempre algum ponto de melhoria, algum “gap” que não encontramos ou até mesmo um problema novo não mapeado. O trabalho de pesquisa é constante!
Nesta etapa, voltamos a fazer pesquisas que já realizamos, mas agora com objetivos diferentes.
Fazer com que nosso MPV tenha mais maturidade e mais valor para nosso usuário.
Pesquisas que podem ser usadas nesta etapa:
- Uso de ferramentas para monitorar o comportamento (Ex: Hotjar);
- Pesquisa com nossos usuários;
- Novos testes de usabilidade;
- Novo Benchmark;
- Análises de dados como Google Analytics ou fornecidos;
- Análise de métricas envolvendo áreas de negócio.
Pesquisas e valor
Devemos em todo o momento desde a ideação até a entrega de um produto, usarmos métodos de pesquisa que conhecemos, estudar qual é o melhor a ser utilizado, baseado nas informações que precisamos coletar e assim construirmos produtos com um valor agregado.
Produtos com valores agregados trazem praticidade e soluções para os problemas que nossos usuários enfrentam.
Com a pesquisa como ferramenta teremos cada vez mais produtos realmente eficazes e com um valor agregado, podemos e devemos fazer pesquisas no início, meio e no fim de cada projeto.


