Gestão de Produtos: Um passeio por Product Leadership
Passei um tempo pensando quais seriam as próximas skills que borbulharão nesse ano e nos próximos relacionadas a área de produto.
Passei um tempo pensando quais seriam as próximas skills que borbulharão nesse ano e nos próximos relacionadas a área de produto. Não que tudo o que eu vou falar aqui não exista, mas com absoluta certeza é pouco praticado ou observado e será tendência nesse próximos anos.
Enquanto temos nossa vida de Product Manager, existe algo implícito que não notamos algumas vezes. Ideias ou formas de fazer o nosso trabalho melhor, ou muitas vezes o espírito de liderança de produto que engloba diversos fatores que observei em minha vida como Product Manager e também dos PM’s com os quais trabalhei junto.
Quando falamos de Product Leadership, a primeira coisa que vem na cabeça é referente a liderança de times de produtos, mas acredito que aqui seja uma forma de desmitificar isso, pois não existe uma universidade que vá te ensinar isso. São novos aspectos de mercado que temos que ficar atentos e que cada vez mais, vão ser exigidos dos profissionais de produto.
Antes de nos aprofundar, vale a pena contextualizar duas frentes. Product Management é a arte de fazer produtos eficientes, enquanto que Leadership é fazer produtos corretos com eficácia. Ou seja, Management é saber executar a construção do produto da forma mais eficiente possível, no caso, é saber priorizar uma fila de execuções ou o clássico FDP (fatiar, descartar e priorizar).
Já o Leadership é algo mais amplo que abrange tanto a liderança do produto, como a liderança de um time. Exemplos relacionados a liderança de produto é estar voltado ao produto como a descoberta, “time to market”, “Product Market Fit”. Resumindo, é saber qual o melhor valor agregado ao produto, qual o melhor tempo para lançar no mercado e qual seria o nosso tal de MVP que será lançado. Quando cita a liderança de time é realmente como saber montar um time, estruturar novas áreas de produto pensando no crescimento da empresa. Isso engloba trilha de carreira, fundamentos de liderança e gestão de tempo e priorização.
Tendo isso, quanto maior a senioridade dentro de uma área de produto, maior será o foco em Leadership. Parece óbvio, mas VP de Produtos, CPO, Head de Produtos, GPM’s e PM’s seniores, terão que ter cada vez mais o skill de senso de produto. É como se tivesse o “sentido aranha“ só que para o produto.
E vemos que os PO’s serão extintos ou migrarão para áreas operacionais onde não será tão exigido a habilidade de senso de produto, mas sim de melhoria de processos e operações.
E como você está na sua empresa? Quais papéis você está executando? Está fazendo mais papel de liderança? Reflita sobre sua realidade e veja se você está ocupando a cadeira correta.