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O que é comunicação assertiva, como funciona e sua importância

Ser aquele chefe mandão, opressivo e temido é coisa do passado.

Ser aquele chefe mandão, opressivo e temido é coisa do passado. Mesmo com a crise econômica que o Brasil e o mundo vêm enfrentando, tem sido uma tendência entre os trabalhadores pedir demissão mesmo precisando da grana para pagar as contas.

Isso porque, de acordo com um levantamento feito pela LCA Consultores baseado em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, até maio de 2022 cerca de 6,175 milhões de pessoas pediram para sair de seus empregos.

Este é o maior número de demissões dentro de 12 meses corridos desde 2020, quando a estatística começou a chamar atenção.

Os motivos para isso são variados. A busca por melhores remunerações e qualidade de vida integram essa lista. 

Outro fator decisivo é a falta de cuidado das empresas com a qualidade do ambiente de trabalho, que na maioria das vezes conta com comportamentos abusivos da liderança, ambientes inseguros psicologicamente e falta de comunicação assertiva.

As novas gerações de trabalhadores estão cada vez mais preocupadas com saúde mental, física e bem-estar psicológico. Chegou a hora das empresas se preocuparem de fato com a maneira com que lidam com seus colaboradores.

Neste conteúdo veremos por que a comunicação assertiva é um dos caminhos para criar uma cultura organizacional mais amigável, além de gerar espaços seguros para desenvolver pessoas.

O que é comunicação assertiva?

Comunicação assertiva é a habilidade de transmitir uma mensagem com eficiência, de maneira que o interlocutor compreenda e continue o fluxo comunicacional.

Parece simples, mas a comunicação assertiva vai além. Esta soft skill também preza pelo cuidado com os sentimentos e as emoções dos envolvidos, que devem entregar e receber informações sem agressividade e sem desrespeito.

Esta capacidade tem sido uma das mais importantes na busca por colaboradores, principalmente aqueles que ocuparão cargos de liderança.

Isso porque, como dissemos no início do conteúdo, a tendência é, cada vez mais, as pessoas procurarem por ambientes de cultura forte, com colegas que se respeitem e se compreendam.

Além disso, quanto mais assertiva a comunicação em um negócio, menor o tempo que será gasto com gerenciamento de conflitos e resolução de picuinhas e questões internas de relacionamento.

Características da comunicação assertiva

Antes de falar sobre as características da comunicação assertiva, é importante declarar sobre o que ela não é.

Por exemplo, se comunicar assertivamente não consiste em estar sempre certo, como algumas pessoas podem concluir.

Na verdade, significa apenas expressar seus pensamentos e opiniões de maneira direta, sem hesitação, mas sempre lembrando de considerar os sentimentos das outras pessoas.

Outro equívoco comum é achar que a comunicação assertiva não abre espaço para dizer não para determinadas pessoas e/ou tarefas.

Esse erro acontece justamente pelo fato de que o respeito às emoções alheias é um fator inegociável na comunicação assertiva.

Mas lembre-se: respeitar as emoções alheias não significa desrespeitar as próprias; tampouco se preterir em função da prioridade de outrem.

Existem maneiras assertivas de dizer não. Você precisa dizer não de vez em quando, inclusive.

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Esclarecidos os dois equívocos mais comuns, vamos verificar então as características da comunicação assertiva.

Escuta

Você escuta para responder ou realmente ouve o que as outras pessoas te dizem no dia a dia?

O grande gestor Peter Drucker já dizia: uma das coisas mais importantes na comunicação é ouvir o que não foi dito.

A comunicação tem vários elementos, e um deles é a não verbalidade; coisas que dizemos sem necessariamente usar as palavras. 

Alguns exemplos de comunicação não verbal são o tom de voz que usamos, nossas expressões faciais, linguagem corporal, entre outros.

É possível extrair informações das pessoas sem elas nem falarem nada. Basta prestar atenção.

Sabemos que com cada vez mais ambientes de trabalho remotos fica mais difícil identificar a não verbalidade das pessoas, mas é possível checar através de uma ligação ou videochamada, por exemplo, em que vocês vão ter que necessariamente falar e/ou aparecer na câmera.

Síntese

Uma das características mais importantes da comunicação assertiva é a objetividade, o poder de síntese. 

As pessoas costumam ter dois defeitos com relação a isso: ou falam demais ou falam de menos. 

Antes de comunicar qualquer coisa é fundamental pensar em 3 fatores: o que vai ser comunicado, para quem e por qual motivo.

Um bom exercício é aplicar o conceito do lide jornalístico nas suas comunicações.

O lide fica concentrado nas linhas iniciais de uma matéria informativa e traz uma síntese do que vai ser o conteúdo daquela notícia.

Ele necessariamente vai responder a essas perguntas: o quê, quem, quando, onde, como e porquê.

Sempre que for comunicar alguma coisa, pense no lide. Isso serve tanto para as pessoas que falam menos do que deveriam quanto para aqueles que explicam demais, dando detalhes desnecessários ao interlocutor.

Se estiver faltando informação adicione, e se tiver demais, remova.

Posicionamento

Se posicionar durante a fala é muito importante na comunicação assertiva, mas a linha entre ser firme e soar grosseiro pode ser tênue e difícil de equilibrar.

Se posicionar não é impor suas vontades, mas sim deixar claro, sem atacar o seu interlocutor, que essa é a maneira com a qual você pensa.

Faça exercícios com seus colegas mais chegados do trabalho, peça feedback sobre suas falas a eles. Às vezes, um bom posicionamento só vem com a prática.

Canal

O canal é o meio pelo qual a comunicação acontece. Pessoalmente, via e-mail, aplicativos de mensagens, ligação, videochamada… Existem muitas opções e cada uma delas se encaixa melhor para cada tipo de pauta.

Por exemplo, um feedback sobre performance de trabalho deve ser feito sempre cara a cara, na medida do possível. Então, pessoalmente ou por videochamada.

Agora, uma instrução simples sobre determinada tarefa pode ser feita por e-mail ou via aplicativo de mensagens.

A quantidade de pessoas presentes também precisa ser levada em consideração. Algumas informações são sensíveis ou dizem respeito apenas a determinados indivíduos.

Pensar essa transmissão de informação antes de agir também faz parte de construir uma comunicação assertiva.

Timing

O momento que se escolhe para comunicar também é crucial na comunicação assertiva. 

É importante saber identificar o humor do interlocutor, bem como as oportunidades que se criam ao longo do dia para ter conversas específicas.

Cada pessoa organiza o próprio tempo de uma maneira, e saber respeitar o tempo dos outros é crucial.

Por exemplo, numa situação de conflito, em que os ânimos se exaltam, é importante saber quando intervir, quando ficar em silêncio e de que maneira as brechas se abrem para o gerenciamento desse conflito acontecer de fato.

Por que a comunicação assertiva é importante no trabalho?

A comunicação assertiva gera um ambiente seguro psicologicamente, dá liberdade para as pessoas se expressarem, contribui para uma cultura forte e mais: ajuda muito no que diz respeito à produtividade.

Quanto mais alinhado um time se encontra, maior a probabilidade desse time ser mais eficiente.

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Isso acontece porque as pessoas vão se acostumando com a assertividade e criam um senso de quando devem falar sobre o assunto que está sendo discutido e em quais momentos podem abrir conversas paralelas.

Outros tipos de comunicação

Já sabemos que a comunicação assertiva é sobre falar a coisa certa, na hora certa, da forma certa, para a pessoa certa.

Mas nem todo mundo conhece o conceito da comunicação assertiva, e pode ser que aplique algum desses outros tipos que descrevemos abaixo.

Cabe a você, enquanto profissional e estudioso da comunicação, saber identificar se está exercendo alguma delas ou se algum de seus colegas se enquadra no perfil para poder ter um ponto de partida e melhorar a comunicação no ambiente.

Comunicação passiva

A comunicação passiva é o que acontece quando a pessoa não consegue se posicionar corretamente e nem dizer não para as outras pessoas.

Normalmente, um comunicador passivo respeita tanto as emoções do interlocutor que acaba se preterindo em função das necessidades alheias.

Quem mantém uma comunicação passiva fica suscetível a se sobrecarregar de tarefas – tanto no âmbito pessoal quanto profissional -, e caso ocupe uma posição de liderança, pode não ganhar o respeito e a consideração de seus subordinados justamente pela falta de posicionamento.

A capacidade de dizer não é fundamental na comunicação assertiva, mas não apenas aí: também é importante para priorizar a si mesmo, seus desejos, objetivos e metas de vida.

Comunicação agressiva

A comunicação agressiva é o contrário da passiva. Enquanto na comunicação passiva a pessoa se posiciona pouco e aceita tudo, na agressiva o posicionamento ultrapassa o limite da imposição e, ao invés de aceitar, demanda demais dos outros. 

O comunicador agressivo tem o perfil típico do chefe: fala muito, demanda muito, ouve pouco, contribui pouco.

A comunicação agressiva é impositiva, ou seja, o emissor da mensagem dificilmente respeita ou sequer leva em consideração as emoções dos interlocutores no intuito de fazer com que suas vontades sejam honradas.

Comunicação passivo-agressiva

A passivo-agressividade é uma comunicação agressiva disfarçada de passiva, o que torna tudo ainda mais tóxico.

Sabe aquela pessoa que é aparentemente simpática, mas comete micro-agressões através da fala?

A pessoa que, ao invés de ser direta e dizer o que pensa, maquia seus pensamentos com indiretas e figuras de linguagem como ironia, sarcasmo, hipérboles e metáforas. 

É o tipo de comunicação que está mais distante da assertividade, e o que pede mais trabalho e exige mais dedicação para mudar.

Dicas para criar uma comunicação mais assertiva

Se tornar uma pessoa assertiva não é fácil e nem acontece de um dia para o outro, mas com algumas atitudes diárias e auto policiamento é possível.

A seguir algumas dicas de como criar uma comunicação mais assertiva, menos passiva e menos agressiva também.

  • Não faça rodeios: quando não gostar de alguma coisa, seja franco;
  • Saiba escolher suas palavras. Lembre-se: assertividade é sobre saber se expressar sem ferir outras pessoas;
  • Evite fazer julgamentos, trabalhe apenas com os fatos. Nós nunca sabemos 100% o que está acontecendo na vida dos outros;
  • Policie a sua linguagem corporal. Às vezes o nosso corpo nos trai, expressando algo agressivo quando queremos, na verdade, mostrar empatia;
  • Procure ouvir mais do que falar e fazer mais perguntas do que afirmações.

Uma dica de ouro acerca da comunicação assertiva é sempre trazer a responsabilidade para si: usar a primeira pessoa nas frases, como eu acho, eu penso, eu sinto.

Não é assertivo atribuir a outras pessoas a maneira como você se sente. Ao invés de dizer “isso que você fez é errado”, diga “eu acredito que a sua atitude não condiz com os parâmetros da empresa”, por exemplo.

Do mesmo modo, quando se sentir incomodado, use a fórmula XYZ: eu me sinto (X) quando você (Y) na situação (Z). Dessa maneira você não estará criando um juízo de valor sobre as ações das outras pessoas, mas sim manifestando como se sentiu de acordo com o comportamento delas, que é um fato, e não uma opinião.

Como desenvolver a comunicação assertiva?

Apesar de ser uma habilidade que remete bastante ao bom senso, nem sempre é fácil se desenvolver na comunicação assertiva.

Para facilitar a sua jornada, conte com profissionais especialistas na área que vão te ajudar a desenvolver esta soft skill tão necessária no mundo moderno.

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