← Voltar para o blog

Product Leadership: O Guia Completo para começar a carreira

Product Leadership: O Guia Completo para começar a carreira

O Product Leadership está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. Marcas gigantes e líderes de mercado como Apple, Nike, Intel e BMW utilizam essa estratégia há décadas, e puderam comprovar sua eficácia na prática durante a idealização e lançamento de diferentes produtos.

Não à toa, muitas outras empresas têm adotado essa metodologia e buscado profissionais de liderança como peças chave para unir ainda mais as equipes e entregar produtos cada vez mais próximos das preferências dos consumidores.

Com todo esse panorama, a carreira para os especialistas nesse campo se mostra como muito promissora para os próximos anos, com muitas opções de emprego, projetos desafiadores e ótimos salários.

Se você tem interesse em iniciar uma carreira em Product Leadership, precisa conhecer bem esse assunto. Continue a leitura do nosso artigo e descubra a definição desse termo, quais as responsabilidades desse profissional e como se especializar na área.

O que é Product Leadership?

Em linhas gerais, Product Leadership é uma estratégia que tem como foco a entrega de produtos de qualidade para o consumidor, levando em consideração a criatividade e a agilidade no processo, assim como as tendências do mercado e o comportamento do público.

Sua aplicação está exclusivamente na parte do desenvolvimento, considerando que o produto deve oferecer valor, ser útil, alinhado ao público-alvo, inventivo e praticável dentro das possibilidades da empresa e da equipe. 

Para a aplicação dessa metodologia, o time deve ser intermediado por um profissional com essa função. Ele não precisa ser necessariamente um “Product Leader”, mas pode ser um CPO, diretor, vice-presidente, desde que esteja em uma posição de liderança. 

Em uma equipe multidisciplinar, com pessoas de diferentes cargos, é o profissional de Product Leadership que vai propor estratégias e criar engajamento em questões referentes ao produto, de forma que todos trabalhem colaborativamente para alcançar o sucesso.

O que faz um profissional de Product Leadership?

As responsabilidades de um líder de produto são muitas e podem variar de acordo com a empresa. A primeira delas é justamente a construção de um time de produto que irá atuar ativamente no desenvolvimento.

Em casos em que é necessário contratar novos membros para a equipe, esse profissional pode ter peso na decisão, buscando características que tenham a ver com a metodologia. Por outro lado, em departamentos já formados, o Product Leader pode agir estabelecendo a cultura com que todos irão trabalhar.

Dentro do time, esse profissional deve incentivar a criatividade e a inovação, interagindo com todos e buscando possibilidades para o produto e validando se fazem sentido, de acordo com o projeto em sua totalidade. Também é ele que vai definir quais serão os processos e o fluxo de trabalho do projeto.

É papel do profissional de Product Leadership engajar seus colegas para a criação de um produto de alta qualidade e inovador.

No dia a dia, o líder de projeto terá que acompanhar seus colegas e criar métricas e KPIs para averiguar a efetividade das estratégias que estão sendo empregadas e do desenvolvimento do produto como um todo. 

Por fim, também é seu papel prestar contas com os demais gestores a respeito desse desenvolvimento. Ele deve debater o progresso até o momento, as datas de entrega, o orçamento, e entender como está o restante da empresa, e quais são as demandas de outros departamentos.

Qual a diferença entre Product Leadership e Product Management?

Quando se fala em questões relacionadas a produto, existe muita confusão entre Product Leadership e Product Management – e não é à toa! Muitas pessoas usam ambos os termos como sinônimos e acreditam que ambos os profissionais têm as mesmas funções.

A verdade é que existem sim algumas diferenças. De forma geral, o Product Leadership é mais voltado para a construção de um produto criativo, que gere valor e atenda às necessidades do mercado e do público.

O Product Management, por sua vez, é direcionado à parte organizacional do desenvolvimento do produto. O profissional da área é responsável por garantir que o trabalho está sendo feito de forma eficiente e otimizada, e que todos os membros do time estão seguindo os processos conforme planejados.

Ambos convergem em alguns momentos, já que tem a ver com o mesmo tópico. Porém, o foco de Leadership é a parte da criação e inovação, enquanto o Management tem um olhar mais técnico e prático do desenvolvimento.

Quais as características de um Product Leader?

Para que o Product Leader cumpra seu papel com excelência, é necessário que ele tenha algumas características, que podem ser tanto relacionadas ao perfil quanto ao domínio sobre determinados assuntos.

Em primeiro lugar, esse profissional deve saber liderar. Isso inclui saber como lidar com pessoas diferentes da equipe, estar a par de todos os processos, ter habilidade para a resolução de problemas, entender como mediar discussões, ter voz ativa e poder de decisão.

Um líder também precisa servir como apoio para o seu time, estar próximo de todos e oferecer as ferramentas necessárias para que o trabalho seja cumprido, saber escutar diferentes opiniões e entender as forças e fraquezas individuais e do grupo.

Um Product Leader deve ter habilidades de liderança para conduzir seu grupo.

Essas qualidades podem soar abstratas, e fazem parte de um processo de aprendizado contínuo. O mais importante é que você saiba que esses aspectos são importantes e determinantes para liderar um time de sucesso.

Com relação a questões técnicas, o Product Leader precisa conhecer bem o segmento da empresa, e principalmente, o desenvolvimento do produto. Não é necessário que se tenha domínio total, mas ao menos sobre isso, mas ao menos que se tenha conhecimento sobre os processos utilizados pela equipe e a lógica por trás deles.

Esse profissional também deve ter um grande domínio sobre estratégias de storytelling. Como um dos seus objetivos é gerar valor para os usuários, o líder de produto deve trazer para o time essa visão, de forma que o produto contenha imagens, textos e elementos que estejam alinhados ao conceito da marca e fortaleçam essa identidade.

Por fim, o líder precisa ter conhecimento sobre metodologias ágeis e gestão de tempo. É importante saber como agir e entender as técnicas necessárias para instruir o grupo de trabalho e entender a priorização das tarefas de acordo com a demanda da empresa.

Banner da Campanha Novos Cursos Awari

Quanto ganha um profissional de Product Leadership?

O líder de produto é uma peça estratégica em qualquer equipe, e pode ser determinante para o sucesso. Por isso, essa é uma posição muito valorizada, e os profissionais costumam ser bem remunerados por isso.

De acordo com os salários cadastrados no Glassdoor, a variação começa em R$ 6.000 e pode chegar a R$ 38.000, dependendo da empresa e do tempo de cargo. A média salarial para o cargo de Product Leader é de R$ 11.762 mensais.

Pensando no cenário internacional, os números também são bastante animadores! O pagamento médio nos Estados Unidos é de cerca de US$ 8.500, e pode chegar até quase US$ 20.000 para profissionais com mais tempo de experiência. Os dados também são do Glassdoor

Vale lembrar que, nem sempre quem trabalha com estratégias de Product Leadership é um Product Leader, e o cargo pode ter outros nomes. Entretanto, essa média salarial é um bom parâmetro para se ter uma ideia da remuneração na área.

Onde um Product Leader pode trabalhar?

Para muitas pessoas, a liderança de produto está muito ligada ao setor de tecnologia. De fato, é nesse campo em que há mais oportunidades para esses profissionais, principalmente para atuar no desenvolvimento de aplicativos, sites, softwares, sistemas e dispositivos – o que também é chamado de Digital Product Leadership.

Você encontrará vagas para Product Leader em empresas de TI, agências multidisciplinares, startups, fintechs e bancos.

Entretanto, também há vagas na área para produtos não-digitais, colaborando para a cultura de marcas de vestuário, automóveis, eletrônicos, consultorias, entre outros produtos e serviços. Em todos esses casos, mesmo que o core business não seja a tecnologia, a liderança deve ter afinidade com esse setor, pois as estratégias utilizadas estão diretamente ligadas ao meio online.

Por fim, todo Product Leader também pode trabalhar como prestador de serviços, oferecendo consultorias ou trabalhando em projetos pontuais junto das marcas. Nesse caso, o profissional não tem vínculo necessariamente com uma empresa, mas pode emprestar suas habilidades para projetos diversos.

Como se tornar um profissional de Product Leadership?

Já vimos que o Product Leadership é uma área desafiadora, valorizada pelas empresas, com demanda crescente e ótimos salários, mas será que é possível se iniciar na carreira atualmente? A resposta é sim! 

Abaixo, listamos algumas dicas para você que pretende se tornar um Product Leader de sucesso!

Desenvolva habilidades de comunicação e liderança

Boa parte do tempo, esse profissional estará em contato com seus colegas e liderando processos e decisões. Por isso, é necessário que você desenvolva habilidades nessas áreas para estar preparado para os desafios quando estiver atuando no mercado de trabalho.

Algumas formas de buscar essas habilidades são por meio de cursos de extensão, lendo livros, assistindo vídeos e consumindo conteúdos sobre o tema. Além disso, é válido fazer networking e aprender com gestores sobre suas experiências profissionais.

Tanto a comunicação quanto a liderança são habilidades que exigem dedicação, e devem ser exercitadas de forma contínua. Mais importante que se preocupar em ser um líder pronto é buscar sempre formas de se desenvolver continuamente.

Estude storytelling

O storytelling é uma ferramenta poderosa na mão das empresas. É por meio dessa técnica, alinhada ao desenvolvimento, que um produto pode contar a história da marca, e ao mesmo tempo, se conectar com as dores e as aspirações do usuário.

As técnicas de storytelling podem ser uma ótima ferramenta no desenvolvimento de produtos.

O líder vai atuar diretamente na manutenção dessa narrativa dentro da empresa, e por isso, o estudo do storytelling é algo muito importante. Para isso, busque livros, artigos, vídeos e podcasts que tratem do tema com uma abordagem voltada para o mercado.

Um exercício válido é estudar casos de algumas marcas, e como elas trabalham storytelling. Há desde exemplos de gigantes do mercado, como Apple, Microsoft e Nike, até companhias menores e mais locais, como empresas e startups, que fazem um excelente trabalho e podem inspirar você.

Acompanhe o trabalho de Product Leaders nas redes sociais

Que tal observar o trabalho de um líder de produto na prática? Use suas redes sociais (especialmente o LinkedIn e o Twitter) para seguir alguns perfis de profissionais que fazem um excelente trabalho nessa área, e podem transmitir um pouco dos seus conhecimentos.

Algumas sugestões de perfis são April Underwood (#ANGELS, Slack, Twitter, Nearby), Jason Fried (Bandcamp), Ryan Hoover (Product Fund), Julie Zhuo (Sundial, Facebook), entre muitos outros. 

Faça um curso de Product Leadership

Para quem quer entender com mais detalhes o que é Product Leadership e o que é preciso para iniciar uma carreira na área, a melhor opção é fazer um curso. Esse tipo de formação consegue reunir aulas sobre os principais assuntos relacionados ao tema central, de forma didática e fácil de entender.

O Curso Intensivo de Product Leadership da Awari é dividido em seis módulos de aulas ministradas por grandes profissionais do mercado, que você pode assistir como quiser. Além disso, você também terá acesso a uma turma com aulas ao vivo semanalmente para contribuir para o seu desenvolvimento. 

A formação da ainda inclui créditos para que você personalize sua jornada, seja com mentorias individuais com especialistas, que poderão instruir você e tirar todas as suas dúvidas, ou até mesmo para cadastrar-se em novas turmas ao vivo.

Com relação ao conteúdo das aulas, você vai se aprofundar em assuntos como fundamentos de liderança, estrutura de equipes, recrutamento, desenvolvimento do time e gestão de tempo. Confira algumas das aulas inclusas no módulo:

  • Soft Skills em liderança
  • Definindo suas características de líder
  • Cultura e valores
  • Visão de produto
  • Recrutamento e entrevistas
  • Plano de desenvolvimento individual
  • Mentorias
  • Matriz de Eisenhower e Matriz de GUT

Conheça a Awari

Ficou curioso para aprender mais sobre Product Leadership? Conheça a Plataforma da Awari! Você encontrará tudo o que precisa para se desenvolver profissionalmente, como acesso ilimitado ao material dos cursos, mentorias individuais, turmas com aulas ao vivo, suporte de carreira e créditos para personalizar sua jornada.

O Curso de Product Leadership faz parte da nossa Trilha de Gestão de Produto, juntamente com as especializações em Product Management, Product Marketing e Product Discovery – o essencial para criar, desenvolver e lançar produtos de sucesso no mercado.

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Inscreva-se