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Time to Value: por que essa métrica é essencial para produtos digitais

O Time to Value (TTV) é uma das métricas mais importantes na criação de qualquer produto ou serviço e faz toda a diferença nas estratégias que serão utilizadas para o seu desenvolvimento.

O Time to Value (TTV) é uma das métricas mais importantes na criação de qualquer produto ou serviço e faz toda a diferença nas estratégias que serão utilizadas para o seu desenvolvimento. 

Essa métrica nada mais é do que o tempo que um cliente leva para perceber o valor que aquele produto pode ter, seja ele monetário ou não. 

Pensar sobre essa e outras métricas é papel principalmente dos profissionais de gestão de produto, pois conseguem ter uma visão mais ampla do produto digital, indo além do desenvolvimento em si. 

Entenda mais sobre o que o Time to Value e porque um bom Gerente de Produto precisa conhecer essa e outras métricas de sucesso!

O que é Time to Value (TTV)

“Time to Value”, em tradução livre para o português, significa “tempo de valorização” ou “tempo para valorizar”. 

Basicamente, refere-se ao tempo que leva do momento em que um cliente tem o primeiro contato com seu produto até o momento em que realmente irá valorizá-lo, ou seja, perceber o valor que ele agregará em sua vida. 

Esse valor pode ser monetário ou não. Isso porque seu produto ou serviço pode agregar praticidade e rapidez, o que também é válido para os clientes.

A métrica do Time to Value é uma das mais importantes na criação de um produto digital, pois mostra se o que está sendo oferecido realmente agrega valor na vida do cliente ou se esse valor está sendo percebido por ele em tempo hábil.

Basicamente, quanto mais rápido um cliente percebe o valor de um produto digital, melhor. Por isso, o Time to Value muitas vezes é comparado com a métrica de Retorno por Investimento (ROI). 

Quanto menor o tempo de percepção de valor desde o primeiro contato até a “compra” ou utilização, melhor para os negócios, pois indica um crescimento mais rápido e uma validação dessa ideia. 

O Time to Value é uma métrica utilizada em praticamente todo mercado, sendo que na tecnologia é essencial para a validação do negócio, ainda mais em empresas Business to Business (B2B), quando o retorno financeiro é um dos principais fatores. 

Time to First Value

Além do Time to Value, muitas empresas segmentam essa métrica e utilizam também o Time to First Value, ou seja, o tempo reconhecimento do “primeiro valor”. 

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Dividir essa métrica para analisar as primeiras percepções pode ser uma boa ideia para produtos digitais com retorno a longo prazo. Isso porque o cliente pode perceber o “first value” rapidamente, mas só terá um retorno de fato mais para frente. 

Com isso, a empresa precisa tomar outras medidas e estratégias para que esse cliente não perca o interesse no produto enquanto não tiver o retorno real dele. 

Qual a importância do Time to Value

A métrica de Time to Value mostra, acima de tudo, o nível de engajamento dos clientes com o produto a partir da percepção de valor. 

Fazendo um paralelo com o cotidiano, é como comprar algo novo no mercado: depois de ver o produto na prateleira (primeiro contato), você avalia qual sua diferença para os demais (observa os valores agregados) e decide se aquilo irá servir para a sua necessidade (avaliar o quanto ele pode ajudar na sua vida). 

Quanto menor esse tempo entre ver na prateleira e tomar a decisão de comprar, melhor, pois diminui-se a chance do cliente desistir da compra. 

Da mesma maneira, no caso dos produtos digitais, acompanhar as métricas de Time to Value é essencial para entender quais são as dúvidas ou obstáculos que fazem com que o possível cliente não perceba o valor da solução e deixe de utilizá-lo. 

A partir da métrica de Time to Value é possível fazer avaliações e mudanças estratégicas tanto no produto quanto em outras áreas envolvidas, como o marketing ou vendas. 

Por isso, a métrica de Time to Value pode contribuir com:

  • Definição do ciclo de entregas: de acordo com o Time do Value é possível entender em que momentos o aprimoramento de um produto ou serviço pode ser positivo para o cliente;
  • Análise da satisfação dos clientes: o Time to Value também está relacionado com a satisfação do cliente, pois é construída a partir da entrega de valor do produto; 
  • Análise da taxa de fidelização: clientes satisfeitos são mais facilmente fidelizados, considerando tanto tempo quanto dinheiro;
  • Validação da solução no mercado: quanto mais rápido seus clientes percebem o valor agregado de um produto ou serviço, a validação deste acontece de maneira mais ágil, indicando novas estratégias que podem ser seguidas. 

Como melhorar índices de Time to Value

Diminuir o Time to Value é um desafio conjunto de diversos setores, não apenas do time de desenvolvimento ou de gestão de produtos. 

Entretanto, todo Product Manager precisa entender os principais pontos que levam a uma maior rapidez na percepção de valor por parte do cliente. 

Avalie a satisfação e feedback do cliente

A métrica de Time to Value está muito relacionada com a satisfação do cliente. Por isso, vale a pena acompanhar esses dois pontos de maneira conjunta. 

A partir dos níveis de satisfação é possível entender o que pode ser melhorado no produto, o que também tem influência na percepção de valor daquele produto.

Por isso, ouvir os feedbacks dos clientes pode fazer com que novas pessoas enxerguem o valor naquele produto e também se tornem clientes. 

Filtre melhor os leads dos possíveis clientes

“Lead” é o nome dado ao conjunto de informações de um possível cliente. Essas informações são conquistadas quando alguém conhece seu produto e demonstra algum tipo de interesse por ele, mas ainda não deseja realmente se tornar um cliente. 

A partir disso, sabendo desse interesse, mesmo que pequeno, uma das estratégias é começar a mostrar o valor desse produto para esse lead, para que ele tome a decisão de se tornar um cliente. 

Melhore o onboarding de clientes

No caso dos produtos digitais, um processo que faz toda a diferença é o onboarding dos clientes. É a apresentação inicial depois da tomada de decisão. 

Isso é imprescindível para que o cliente realmente entenda tudo o que o produto pode oferecer e consiga aproveitar todo o valor agregado dele. Além disso, o onboarding pode ajudar a construir uma experiência mais positiva. 

No caso de empresas Business to Business, por exemplo, o onboarding é um processo essencial para que o cliente enxergue o investimento com algo positivo a curto e longo prazo. 

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Pense a experiência completa

Um dos pontos principais de qualquer mercado hoje em dia é a experiência do cliente ou do usuário. Os produtos digitais precisam não apenas resolver o problema do cliente, mas oferecer uma experiência positiva. 

Isso envolve não apenas o desenvolvimento, mas também a parte do suporte, melhorias e aderência ao mercado. Todos esses pontos constroem o valor de um produto para o cliente e são pontos decisivos na fidelização. 

Por isso, pense não apenas no produto, mas em tudo o que envolve as necessidades do cliente, desde a usabilidade até o suporte oferecido a ele. 

A importância de considerar o Time to Value na criação do Produto

O Time to Value é uma métrica utilizada em praticamente todo mercado pois consegue representar a percepção dos possíveis clientes e mostrar pontos que podem ser melhorados na tomada de decisão de compra ou uso. 

São muitos os profissionais envolvidos durante o processo de criação de um produto digital e o gerente de produto, ou Product Manager, fica responsável por fazer essa conexão entre o que o cliente espera e o que está sendo desenvolvido. 

E a métrica de Time to Value faz toda a diferença nesse processo, pois a partir desse tempo de percepção é possível fazer mudanças significativas no produto digital para que esteja mais aderente com o que o público precisa ou espera.

Assim, o profissional que faz o gerenciamento do produto precisa considerar o Time to Value para o aprimoramento do produto, fazendo essa integração entre os setores do projeto. 

Afinal, nem sempre a mudança precisa ser feita no produto em si, mas, sim, na maneira como é comunicado ao público, muito mais relacionado com o marketing e o branding. 

Essa visão global do projeto é imprescindível para o sucesso de um produto digital, principalmente em momentos de grande concorrência. 

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A gestão de produtos é uma área cada vez mais em alta no mercado, principalmente no de tecnologia. 

Isso porque, com o avanço das soluções, é preciso entregar cada vez mais valor ao cliente para se manter relevante no mercado. 

Ser um profissional de Gestão de Produtos requer conhecimentos tanto sobre o mercado quanto sobre os processos de desenvolvimento. Isso porque fica responsável por unir todas essas áreas e fazer a integração. 

O resultado deve ser entregar o que o cliente deseja da melhor forma possível, o que, por si só, já pode melhorar o Time to Value do produto, algo super positivo para o projeto. 

Além disso, se tornar Gerente de Produto Digital é a carreira ideal para quem quer entrar para o mercado da tecnologia mas não se interessa pela área da programação. 

Fico interessado? Confira nossa Trilha de Conhecimento de Produtos e aprenda tudo sobre criação e gestão de produtos na tecnologia!

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