SEO Copywriting: o que é e como se tornar um profissional da área
Textos persuasivos e envolventes são a matéria-prima de um bom Copywriting.
Textos persuasivos e envolventes são a matéria-prima de um bom Copywriting. Contudo, quando se trata de conteúdo digital, não basta apenas criar boas copies, é preciso também torná-las pesquisáveis e “escaneáveis”. Nesse caso, os conteúdos otimizados para SEO cumprem muito bem esse papel.
Se você está interessado em se tornar um SEO Copywriter, este artigo fornecerá uma visão geral do que o trabalho envolve e as etapas que você precisa seguir para ingressar nessa carreira. Além disso, você irá conhecer mais de perto o que é SEO Copywriting e seus principais elementos.
Glossário
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) consiste na otimização de postagens e textos para mecanismos de busca, em especial o Google. Trata-se de um processo usado para otimizar páginas da web para uma melhor classificação nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs).
Uma parte fundamental desse processo é o uso de palavras-chave (palavras e frases que descrevem o assunto do seu conteúdo). Como resultado, os mecanismos de pesquisa podem utilizar essas informações para determinar qual conteúdo é relevante para uma consulta ou pesquisa, e como a página será ranqueada nas pesquisas por um determinado termo.
À medida que esses mecanismos rastreiam as páginas da Web, o conteúdo deve ser ajustado aos algoritmos de pesquisa. Via de regra, isso requer o uso de palavras-chave relevantes em meta descrições e títulos (H1).
Dessa forma, as páginas são localizadas mais rapidamente, além de se tornarem relevantes para as consultas do usuário. Como consequência, os mecanismos de pesquisa as classificam melhor.
O que é SEO copywriting?
SEO copywriting é uma forma de escrita de conteúdo online que envolve a otimização do conteúdo da web a partir do uso de palavras-chave. Isso é feito, principalmente, com a finalidade de direcionar o tráfego dos mecanismos de pesquisa. Em outras palavras, SEO copywriting é escrever para que o Google possa entender.
Esse processo envolve criar conteúdo que melhor se adapta ao que o usuário está tentando encontrar ao realizar uma pesquisa ou consulta online. Nesse sentido, as copies são projetadas para atrair tanto usuários humanos quanto algoritmos de mecanismos de pesquisa.
Portanto, o principal objetivo é possibilitar que páginas da web obtenham uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, assim como direcionar o tráfego orgânico.
Essa técnica se encaixa no campo mais amplo de otimização de mecanismo de pesquisa, que utiliza uma variedade de táticas, como uso de hiperlinks, velocidades de carregamento e outras estratégias de conteúdo.



Vale entender que, diferente do Copywriting tradicional, o SEO copywriting visa atrair tráfego orgânico ao invés de focar exclusivamente na captura de leads e/ou conversões, o que não envolve necessariamente a otimização de busca.
Principais elementos do SEO Copywriting
Conheça abaixo os principais elementos que compõem o SEO Copywriting:
- Copy: consiste em qualquer tipo de texto destinado a persuadir as pessoas a agir, como clicar em um link, comprar um produto ou fornecer uma informação. Ela consiste na composição do conteúdo em si, podendo incluir títulos, subtítulos ou outros itens, além de assumir outras formas (meta descrições, blog posts, anúncios, posts para mídias sociais, e-mails, entre outros);
- Palavras-chave: o uso de palavras-chave ajuda o Google a atribuir a classificação de pesquisa correta a um determinado conteúdo. Sendo assim, um dos elementos base do SEO Copywriting é considerar termos que você sabe que seu público está procurando ao escrever suas copies. Nesse sentido, as palavras-chave são o aspecto mais decisivo para que seu título seja lido ou não. Ferramentas como o Google Trends, Answer the Public e SEMrush podem ajudar a encontrar essas palavras;
- Título/meta descrição: a tag de título e a meta descrição também são elementos básicos e essenciais quando o assunto é SEO Copywriting. Isso porque, o Google tende a usar o conteúdo de metatags para gerar snippets, o que pode resultar um impacto direto na decisão do usuário de clicar em determinado link da busca. Semelhante a um cartão de visitas, tags de título e meta descrições armazenam dados no conteúdo de páginas da Web e, quando for a hora certa, é preciso compartilhar essas informações com os mecanismos de pesquisa e usuários;
- Heading tags (H1 h2 h3): as chamadas heading tags são outro elemento essencial para um bom SEO. Elas fornecem aos rastreadores dos mecanismos de busca, entre eles o Googlebot, informações valiosas sobre o seu conteúdo. Além disso, são um fator determinante para o rankeamento da página. Entre os diversos tipos de headers tags existentes (categorizadas de H1 a H6) a tag H1 é a mais importante, pois consiste no título do conteúdo. Já as tags H2 são subtítulos que classificam os pontos principais de seus parágrafos e seções separadas. Por fim, as tags H3 funcionam como subseções que esclarecem ainda mais os pontos levantados na H2.
SEO copywriting x Marketing de conteúdo
Embora sejam semelhantes em muitos aspectos, uma vez que ambos envolvem escrever e produzir conteúdo para sites e páginas, Marketing de Conteúdo e SEO Copywriting são duas estratégias distintas.
Enquanto o primeiro envolve qualquer conteúdo novo e original criado com o objetivo de longo prazo de atrair novos clientes, o segundo se refere às palavras que preenchem um site e motivam um visitante a fazer algo imediatamente.
No entanto, cada um deles representa uma oportunidade de se comunicar diretamente com um determinado público. É possível dizer que o Marketing de Conteúdo se concentra mais em atrair pessoas que estão em busca de produtos ou serviços e gradualmente convencê-los de que a solução oferecida por você é a mais confiável e útil.
O estilo de escrita para ambos os tipos de conteúdo também é diferente. O marketing de conteúdo tende a ser mais criativo e de fluxo livre, podendo adotar um tom mais casual de escrita. Já a copy otimizada para SEO geralmente é mais direta, pois é projetada para transmitir informações importantes de forma objetiva e motivar os visitantes a agir. Ou seja, o marketing de conteúdo fornece valor a longo prazo, enquanto o SEO Copywriting incentiva a ação imediata.
Como é o trabalho de um SEO Copywriter?
A função de um SEO Copywriter consiste basicamente em criar copies capazes de impulsionar as classificações do mecanismo de pesquisa de um site ou página.
Seu trabalho é semelhante ao de um especialista em SEO, embora não seja exatamente a mesma coisa. Se por um lado um especialista em SEO se concentra em analisar, revisar e executar alterações no conteúdo existente para melhorar a posição de um site, por outro, um SEO Copywriter normalmente cria conteúdo original para apoiar a estratégia do especialista.
Isso significa que SEO Copywriter deve equilibrar a escrita para os mecanismos de pesquisa e para os usuários, seja para atrair e/ou persuadir.
É importante ter em mente que o objetivo principal dessa função é escrever uma copy otimizada para mecanismos de pesquisa por meio da inclusão de palavras-chave. Isso envolve escrever conteúdo em um site inteiro, desde descrições de páginas até artigos para blog, ajudando a impulsionar seu site nas classificações do Google.
Como SEO Copywriter, você pode criar, por exemplo, desde posts para mídias sociais, postagens para blogs até descrições de produtos, copies promocionais e anúncios, entre outros tipos de conteúdo. Nesse contexto, sua especialidade é considerar a densidade e o destaque das palavras-chave, bem como o tom, o estilo e a legibilidade.
Geralmente, é preciso saber pesquisar atributos de produtos, palavras-chave competitivas e cenário de conteúdo. Isso pode incluir também buscar sites de auditoria para ajudar a desenvolver campanhas de SEO externas e internas, além de monitorar o comportamento de usuários e clientes.
As responsabilidades de um SEO copywriter podem incluir também:
- Realizar pesquisa de palavras-chave para identificar quais termos e frases os clientes em potencial estão usando para pesquisar produtos ou serviços como os oferecidos pela empresa;
- Escrever conteúdo original e compatível com SEO para páginas de sites, postagens de blog, artigos, comunicados à imprensa etc.;
- Otimizar o conteúdo existente no site para melhorar sua classificação nas SERPs;
- Criar tags de título, meta descrições e outros elementos HTML que ajudam a melhorar a visibilidade das páginas da web
- Realizar testes A/B para comparar o desempenho de diferentes partes do conteúdo;
- Analisar dados de tráfego do site para identificar tendências e padrões;
- Manter-se atualizado com as últimas mudanças nas melhores práticas de SEO.
Como se tornar um SEO Copywriter
Aqui estão algumas etapas que você deve seguir para se tornar um SEO Copywriter:



Passo 1. Obtenha uma certificação
Buscar qualificação e obter certificações na área é o primeiro para atuar com SEO Copywriting. Além de prepará-lo, isso irá mostrar aos seus possíveis empregadores que você possui o conhecimento necessário e está apto para escrever. Nosso curso de Copywriting pode ser um bom lugar para começar.
Passo 2. Ganhe experiência escrevendo conteúdo amigável para SEO
Para se tornar um SEO Copywriter, geralmente é preciso adquirir certo nível de experiência escrevendo conteúdo para sites. Estágios e posições iniciais são boas maneiras de construir seu currículo e desenvolver suas habilidades. É possível buscar empregos em marketing digital ou projetos freelancer em sites como Workana ou Freelancer.
Você deve se concentrar em escrever artigos que incluam palavras-chave relacionadas aos tópicos sobre os quais deseja escrever. Isso ajudará você a aprender como usar técnicas de otimização de mecanismo de pesquisa ao escrever conteúdo. Também é importante prestar atenção aos detalhes, já que essa é uma habilidade essencial para SEO copywriting.
Passo 3. Entenda como usar as ferramentas de pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é parte crucial do processo de SEO Copywriting. Por isso, saber como usar as ferramentas de pesquisa de palavras-chave irá ajudá-lo a identificar quais termos as pessoas estão procurando e determinar quais têm maior potencial de tráfego.
Ferramentas como Keyword Planner e Ubersuggest permitem que você insira um termo e veja sua popularidade ao longo do tempo, onde está a tendência geográfica e quantas pesquisas existem para aquela palavra ou frase em particular. Essas informações podem ser úteis ao decidir sobre os tópicos sobre os quais escrever.
Passo 4. Desenvolva habilidades interpessoais
Como SEO Copywriter, você deve ser capaz de trabalhar bem com os outros. Afinal, você provavelmente terá que colaborar com clientes, desenvolvedores Web e outros membros de equipes de Marketing de uma empresa.
Sendo assim, fortes habilidades interpessoais podem ajudá-lo a construir relacionamentos de trabalho fortes com esses indivíduos e garantir que o conteúdo que você cria atenda às necessidades de seu cliente.
Você também pode interagir com especialistas em SEO e profissionais de marketing de conteúdo durante o processo de redação. Portanto, desenvolver uma comunicação assertiva, por exemplo, será fundamental.
Passo 5. Mantenha-se atualizado sobre as tendências do setor
O mercado de SEO está mudando constantemente. Sendo assim, é importante que os redatores se mantenham atualizados sobre as últimas tendências.
Por exemplo, caso o Google faça várias atualizações de algoritmo que afetem a forma como o conteúdo é classificado nos resultados de pesquisa, será importante saber quais tipos de conteúdo funcionam bem e quais não.
Você também pode aprender sobre novos desenvolvimentos lendo blogs escritos por especialistas em SEO ou nas mídias sociais.
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