← Voltar para o blog

Plano de Carreira: o que é, como funciona e como elaborar o seu

Plano de Carreira: o que é, como funciona e como elaborar o seu

Seja para quem acabou de se formar ou que já está no mercado faz algum tempo, traçar um plano de carreira é algo fundamental e que pode ter um alto impacto na sua vida.

Afinal, decidir os rumos da sua vida profissional e onde você pretende construir sua jornada é uma das bases de um bom plano. Neste conteúdo, trouxemos os principais direcionamentos para quem pretende entender melhor como funciona esse tipo de planejamento e como fazer o seu do zero. Vamos juntos?

O que é um Plano de Carreira?

Um Plano de Carreira se trata de um plano de decisões para o que você pretende conquistar na sua vida e como fazer para chegar lá. Nesse sentido, como o mundo muda e você também pode mudar suas metas e objetivos, o plano corresponde a todo um processo que deve ser contínuo e constantemente atualizado. 

Como funciona?

Na prática, funciona como um norteador. Ou seja, um ótimo ponto de partida para explorar quais tipos de cargos e funções se alinham com o que você deseja para a sua vida. Sendo assim, também envolve absolutamente tudo que impacta diretamente na sua carreira: cursos profissionalizantes, testes de avaliação, coaching profissional e treinamentos em geral.

Qual é o objetivo do Plano de Carreira?

Segundo pesquisa, uma pessoa gasta no trabalho 20% do tempo total da sua vida em um ano. Considerando isso, chegamos à conclusão de que nossa carreira pode sim determinar nossa felicidade, à medida que constitui parte importante das nossas vidas.

Seguindo essa linha, podemos dizer que o objetivo de um plano de carreira é de fato definir um caminho para uma vida de sucesso, bem-sucedida e feliz. Mas não só isso, um plano de carreira tem objetivos que podem ser tanto para o funcionário quanto para as empresas, afinal, a falta de crescimento na carreira leva à rotatividade de colaboradores, o chamado turnover.

Portanto, trabalhar um plano de carreira é essencial para pessoas e organizações – já que a construção de programas de desenvolvimento e aceleração de carreira podem poupar tempo e recursos de ambos. Separamos alguns dos principais destaques referentes para deixar ainda mais claro:

Fornecer os próximos passos

Um plano de carreira nos faz pensar nos próximos passos: promoção, mudança de cargo, área ou setor. Também inclui tudo o que precisamos fazer para chegar a essas conquistas, ou seja, as habilidades e experiências necessárias. 

Gerar produtividade 

Ao trabalhar para atingir os próprios objetivos de carreira, a motivação vem junto. E profissionais mais motivados são consequentemente mais produtivos, pois há uma ideia de projeção de carreira que vai além das suas atividades cotidianas.

Entender e criar novas possibilidades

Ao estabelecer um planejamento, conseguimos entender o que esperamos a curto e longo prazo da empresa onde estamos trabalhando ou pretendemos trabalhar. Nesse sentido, é possível verificar com seu empregador atual se essas oportunidades estão ou estarão disponíveis no período que você imagina. 

Caso a sua empresa atual não ofereça uma das posições que tem em vista, veja se eles podem criar essa posição para você! Se não puderem, isso pode limitar o crescimento de sua carreira. Por isso é tão importante criar um plano de carreira, onde é mais fácil ver se o crescimento da carreira é atingível com seu empregador atual. Nesse sentido, você também saberá o que precisa fazer para alcançar seus planos de carreira a longo prazo.

Como elaborar um Plano de Carreira?

Pois bem, como elaborar o seu próprio plano de carreira? A princípio, há áreas principais que devemos considerar na construção primária: interesses, hobbies e habilidades.

Interesses e hobbies

Aqui mapeamos nossos interesses, as coisas as quais gostamos de gastar nosso tempo livre. Seja algo educativo, que gostamos de aprender, seja algo mais voltado para o nosso lazer mesmo, mas que de alguma forma irá ajudar a construir suas principais aptidões.

Para isso, responda algumas questões: 

  • O que eu costumo fazer no meu tempo livre? 
  • Que tipo de eventos, aulas, cursos e workshops me interessam?
  • Sobre o que eu leria um livro?

Habilidades

Já nas habilidades, destaque aquilo em que você se destaca: talentos e competências desenvolvidas ao longo do tempo. O objetivo aqui é entender quais as suas características principais as quais você confia quando precisa fazer algo. 

Para descobrir suas habilidades, responda: 

  • No que eu sou bom? 
  • O que eu faço de graça e que outros são pagos para fazer?
  • O que eu faço que os meus amigos admiram e reconhecem?

A partir disso, a ideia é que seja possível transformar suas habilidades em opções de carreira. Por exemplo, se você possui um perfil analista, adora gráficos, matemática e dados, opções de carreira como cientista de dados ou engenheiro de dados pode ser muito interessante!

Construindo seu plano de ação

Para finalizar, uma vez identificada a carreira que deve seguir a partir dos interesses e habilidades, agora é a vez de colocar em prática num plano de ação. O plano de ação nada mais é do que uma projeção para que seus objetivos sejam alcançados. Sendo assim, serve como um roteiro que leva você desde a escolha da carreira até alcançar seus objetivos a longo prazo

Para começar, identifique alguns aspectos importantes:

  • seus objetivos de curto e longo prazo;
  • requisitos de educação e treinamento para sua carreira.

Após identificar esses pontos, basta partir para a parte mais estratégica na busca de emprego:

  • identificar potenciais empregadores;
  • criar um currículo;
  • desenvolver as cartas de apresentação;
  • se preparar para entrevistas de emprego.

Muitas pessoas acreditam que o plano de carreira é apenas para recém-formados que estão tentando conseguir seu primeiro emprego, mas isso não passa de apenas mais um mito. Como vimos, criar seu planejamento é necessário e útil na sua vida profissional, já que também serve como norteador dos seus interesses profissionais à medida que seus objetivos evoluem.

🔵 Desenvolva a sua carreira hoje mesmo! Conheça a Awari

A Awari nasceu e permanece assim: pensando totalmente em transformar a vida de nossos alunos com conteúdos de valor, proporcionando uma experiência incrível que seja real e acessível. Confira nossos cursos, que vão desde Trilhas de Data Science, Gestão de Produtos, Design e Programação. Saiba mais sobre a nossa jornada personalizada e materiais complementares feitos por especialistas no mercado.

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Inscreva-se