Awari

Perfil no LinkedIn: Dicas para se destacar na rede

O Linkedin é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo e uma das mais favoritas dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa efetuada pela própria empresa, somos o quarto país com mais usuários na rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Índia. Segundo uma pesquisa realizada pela própria rede social em 2015, 31,3% dos recrutadores não contratariam alguém sem um perfil na rede.

Dessa forma, ter um perfil no LinkedIn capaz de te destacar na rede e atrair a atenção dos recrutadores é cada vez mais importante. Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a construir um perfil campeão no LinkedIn!

Foto de perfil

É fundamental ter uma boa foto de perfil em seu perfil no LinkedIn. Além de ser o primeiro contato entre você e recrutadores, a foto torna a comunicação mais pessoal e pode gerar uma identificação entre as partes. Também é importante notar que, segundo dados da própria rede social, perfis com fotos profissionais recebem aproximadamente 14 vezes mais visitas

Dicas para uma boa foto:

  • Escolha fundos que facilitem o reconhecimento do seu rosto. Uma dica prática é escolher fundos claros para as fotos, assim você se destaca.
  • Utilize uma boa iluminação para a foto não ficar muito escura. Se possível, encontre um ambiente naturalmente iluminado para tirar a foto.
  • Evite centralizar o rosto na imagem e procure tirar a foto com uma certa distância. Seu rosto deve ocupar aproximadamente 60% do espaço disponível.
  • Não exagere nos filtros e em tratamentos agressivos. É importante ser facilmente reconhecido quando alguém que só te conhece pela rede social te encontrar pessoalmente.
  • Use uma foto capaz de transmitir sua personalidade. A foto também deve combinar com o tipo de empresa em que você quer trabalhar. Por exemplo, a foto ideal para quem deseja trabalhar em uma startup é diferente da foto ideal para um grande banco tradicional

Sobre

Essa é uma das etapas mais importantes para você preencher da sua página de perfil. Utilize este espaço para escrever (em primeira pessoa) um resumo de suas principais competências e resultados de uma maneira que reflita sua personalidade. Descreva de forma breve as informações mais relevantes de sua trajetória profissional e sobre você, a pessoa por trás dela.

Palavras-chave

O LinkedIn possui uma grande quantidade de usuários. Como ser encontrado no meio de tantos profissionais?

Uma dica é utilizar palavras-chave tanto no seu resumo como no seu título profissional. Como muitos recrutadores utilizam palavras-chave referentes a competências e ferramentas para encontrar candidatos, essa dica vai aumentar (e muito) suas chances de ser encontrado . 

Para escolher as palavras-chave mais adequadas a seu perfil, visite outros perfis da mesma área de atuação que tenham se movimentado recentemente e procure por padrões entre os termos presentes nos títulos e resumos profissionais. 

Personalize a sua URL

Ao criar seu perfil na rede, a URL de seu perfil segue um padrão alfanumérico. Quando você personaliza sua URL, seu perfil torna-se mais fácil de acessar e evidencia de quem é o perfil em questão.

Neste artigo, a própria rede social explica o passo-a-passo necessário para realizar essa alteração. 

Recomendações

O Linkedin possibilita recomendar e receber recomendações de amigos, chefes e outros colegas de trabalho. Essa é uma ferramenta poderosa para aumentar sua credibilidade, já que outros profissionais estarão atestando a qualidade do seu trabalho. Assim, recrutadores não precisam acreditar apenas em suas palavras!

Uma ótima forma de conquistar recomendações é recomendar pessoas com quem você tenha trabalho ou estudado junto. Muitas vezes, a pessoa recomendada sente-se inclinada a retribuir o favor. Ainda assim, nada te impede de solicitar recomendações para colegas e ex-colegas de trabalho, desde que a solicitação seja feita de maneira respeitosa às pessoas com quem você manteve uma boa relação enquanto trabalhavam juntos.  

Seja ativo na rede

Para garantir o destaque de seu perfil na rede, é muito importante interagir com suas conexões e influencers de assuntos relacionados a sua área de atuação. Publique conteúdos, faça comentários longos e pertinentes (com mais de 8 palavras) e curta postagens de seu interesse. Amplie sua rede de contatos adicionando recrutadores e profissionais de sua área e estreite seus laços interagindo com os conteúdos postados por eles.

Aproveite também os grupos e comunidades existentes no LinkedIn. Eles são uma ótima maneira de adquirir de se atualizar sobre as tendências de seu ramo de atuação e conhecer pessoas engajadas para adicionar a sua rede de contatos.

Open to Work 

Durante a pandemia, a empresa anunciou sua mais nova funcionalidade: o filtro “Open to Work”, uma maneira simples e prática de informar sua rede de contatos e recrutadores que você está buscando novas oportunidades. Ao especificar as características que mais lhe interessam em uma oportunidade, seu perfil será exibido com prioridade quando procurarem por profissionais assim. 

Outra característica interessante dessa funcionalidade é a possibilidade de informar apenas recrutadores sobre sua busca por um novo emprego. Então caso você esteja emprego e queria se movimentar, você pode fazer isso sem gerar algum desconforto em sua empresa atual. O Linkedin garante o sigilo profissional, então seus colegas de trabalho não terão acesso a essa informação.

Explore todas as seções 

Manter um perfil atualizado e completo é essencial! O LinkedIn oferece diversas sessões para você preencher em seu perfil, como:

  • Experiências de trabalho
  • Formações acadêmicas
  • Licenças e certificados
  • Trabalhos voluntários
  • Projetos relevantes 
  • Reconhecimentos e prêmios 
  • Idiomas
  • Organização de eventos
  • E muito mais!

Você não precisa colocar todas as suas conquistas em cada uma dessas categorias, mas é importante destacar pelo menos algumas em todos os campos aplicáveis a sua trajetória profissional.

Uma última dica capaz de tornar seu perfil irresistível

Com os cursos da Awari você estará pronto para entrar no mercado de tecnologia. Além de mentorias com profissionais experientes, oferecemos orientação de carreira com um time especialista em recolocação profissional e um certificado muito valorizado por empresas como Descomplica, Movile e Picpay.

Mirella Pagnano

Escrito por

Mirella Pagnano

é analista de RH na Awari e faz parte do nosso time de orientação de carreira. Possui experiência em Avaliação de Desempenho, Recrutamento & Seleção e Recolocação Profissional.