Microinteração: Entenda tudo sobre seu impacto no UX Design
Seja nos dispositivos que usamos, nos eletrodomésticos que temos em casa, nos aplicativos em nossos smartphones, e até mesmo nos ambientes em que vivemos e trabalhamos, as microinterações estão por toda parte.
Seja nos dispositivos que usamos, nos eletrodomésticos que temos em casa, nos aplicativos em nossos smartphones, e até mesmo nos ambientes em que vivemos e trabalhamos, as microinterações estão por toda parte.
No contexto de UX Design, uma microinteração é capaz de fornecer feedback ao usuário e geralmente transmite o status de um sistema ou interface, o que ajuda a evitar erros. Além disso, ela serve, dentre muitas coisas, para melhorar a experiência do usuário depois que uma estrutura de alto nível é definida, sendo parte fundamental do Design de Interação.
Explicamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre Microinterações e seu impacto no trabalho de Desenvolvedores e UX Designers ao projetar produtos e interfaces.
Glossário
O que é Microinteração?
Microinteração é um momento interativo único em um produto ou interface que aprimora o fluxo de trabalho e torna a experiência do usuário mais agradável. Ela pode surgir na forma de animações simples, texto ou som, sendo sua tarefa principal fornecer feedback e/ou exibir alterações, assim como informações de sistema.
No caso de UX, seu objetivo é encantar o usuário e criar um momento envolvente, acolhedor — e mais humano. Por exemplo, toda vez que você altera uma configuração, sincroniza seus dados ou dispositivos, define um alarme, escolhe uma senha, faz login, define uma mensagem de status ou favorita ou “curte” algo, você está se envolvendo com uma microinteração.
Tal recurso pode servir para fins como:
- Conectar dispositivos;
- Interagir com um único dado;
- Controlar um processo contínuo (ex: ajustar o volume de uma música);
- Ajustar uma configuração;
- Ativar ou desativar um recurso ou função de um dispositivo (ex: alarme do celular).
As microinterações abrangem os mais diversos elementos digitais, mas nem todos eles fazem parte de uma microinteração. Elas possuem quatro componentes principais ao todo. São eles:
- Gatilhos: os gatilhos iniciam uma microinteração, podendo ser iniciados pelo usuário ou pelo sistema. Depois disso, o usuário deve iniciar uma ação;
- Regras: as regras definem o que pode e o que não pode ser concluído com a microinteração. São elas que determinam qual ação acontece e em qual ordem — quando o usuário pressiona aquele botão ou quando uma mensagem chega;
- Feedback: o feedback permite que os usuários saibam o que está acontecendo. Qualquer coisa que um usuário veja, ouça ou sinta enquanto uma microinteração está acontecendo é um feedback;
- Loops e Modes: os modes geralmente devem ser evitados em microinterações, a menos que haja uma ação rara, mas essencial, que de outra forma interromperia seu fluxo. Já os loops determinam quanto tempo dura a microinteração (se ela termina imediatamente ou se repete o tempo todo).
Qual o impacto das microinterações na experiência do usuário?
Ao desenvolver um site ou aplicativo, cuidar das microinterações é algo vital para proporcionar aos usuários uma experiência de navegação agradável e memorável.
Uma experiência agradável significa mais do que apenas usabilidade — ela precisa ser envolvente. E é aí que as microinterações podem desempenhar um papel macro, contribuindo positivamente para a aparência de um produto ou serviço.



Algumas das razões que justificam o impacto das microinterações e porque elas são tão fundamentais em UX incluem:
- Interface User Friendly: as microinterações podem tornar a interface mais amigável com feedback visual ou de áudio para cada ação realizada. Elas também podem orientar os usuários a dar o próximo passo sem se confundirem facilmente;
- Tornam a experiência mais agradável: como as microinterações acompanham os usuários durante o tempo de interface, eles terão uma experiência de navegação mais tranquila e fluida. Como resultado, esse processo se torna mais agradável, o que pode aumentar o engajamento com o produto ou páginas da web, além de atrair visitantes e criar usuários fiéis;
- User Interface mais humana: as microinterações também pretendem tornar a interação bidirecional para que os usuários não se sintam completamente se comunicando com “máquinas”. Dessa forma, eles não se sentirão sozinhos ao utilizar interagir com uma interface, inclusive durante o carregamento, preenchimento de formulários ou espera pelo progresso;
- Impedem que os usuários cometam erros: uma das vantagens mais valiosas das microinterações é evitar que os usuários cometam erros. Como ao confirmar uma nova senha ou preencher um formulário tangível. Quando os usuários cometem um erro ou erro, as microinterações fornecem feedback para que os usuários possam corrigi-lo imediatamente. Ao transmitir o status do sistema, elas oferecem suporte à prevenção de erros e comunicam a marca.
Exemplos de microinteração
São muitos os tipos de microinteração usados em UX. Seu uso, no entanto, pode variar de acordo com cada caso ou propósito. Reunimos a seguir alguns exemplos:
1. Toque ou clique

Esse exemplo de microinteração visa dizer aos visitantes que um botão é clicável. Em muitos casos, toque ou clique em microinterações com o objetivo de gerar ação e conversão. Algo comum nesse caso são botões que podem se mover quando você passa o mouse sobre ele em um site.
2. Efeito deslizar

Consiste em uma animação simples de deslizar, o que ajuda a identificar navegação ou movimento. Um exemplo popular são as microinterações de slides em aplicativos de namoro como o Tinder.
3. Scroll-in-view

As microinterações scroll-in-view pretendem dar mais explicações, informações ou opções sobre um tópico, sendo mais comum em aplicativos e interfaces móveis.
4. Puxar para atualizar (Pull-to-refresh)
Nada menos que o processo de “puxar” a tela do smartphone para atualizar uma página. Ao fazer isso, você pode adicionar microinterações, como animações de carregamento, para tornar a espera do usuário menos entediante.
6. Barras de Progresso
Uma barra de progresso ou loading geralmente vem para mostrar o progresso de algo. É possível notar facilmente esse tipo de microinterações, por exemplo, ao fazer upload ou download de um arquivo e enviar um formulário em uma página.
7. Sons de erro e notificações
Os sons de erro ajudam principalmente os usuários a evitar erros ao executar uma ação em uma página. Às vezes, esses sons também desempenham um papel de notificação para os usuários. Isso fornece ao usuário feedback de que uma nova notificação chegou (sistema acionado).
Quando os usuários recebem notificações, você mostra a eles que há algo importante para verificar. Como resultado, a microanimação permite que um usuário crie uma associação com o produto.
Quando utilizar microinterações
No universo de UX/UI, embora pequenas, as microinterações são apontadas como a potência quando se trata de comunicação com o usuário. Mas quando utilizá-las? Confira abaixo algumas situações:
Ao criar animações
A animação simplesmente permite e melhora as microinterações. Eles personificam um bom design. Embora sua presença não seja notada, a ausência dela afeta a todos.
Eles agem como uma cola que ajuda os designers a tornar os processos mais simples, interessantes e viciantes. Mas tenha muito cuidado, pois eles visam envolver os usuários e não distraí-los ou frustrá-los. Isso porque, o processamento atrasado ou introdução de novo estilo de design pode causar confusão.
Para demonstrar os status atual de um sistema
É essencial manter os usuários informados sobre o status atual que está acontecendo em um site ou aplicativo. Se eles não forem informados, é provável que eles fiquem irritados e fechem o site ou aplicativo.



Nesse sentido, as microinterações permitem que o usuário saiba exatamente o que está acontecendo, quanto tempo levará para o processo ser concluído, etc. Mesmo as mensagens de falha podem ser bem-humoradas, mas eficazes para manter a confiança do usuário.
Call to Action
Uma microinteração tem o poder de essencialmente estimular o usuário a interagir com um aplicativo ou site.
A chamada à ação instiga um sentimento de conquista, além de ser um fator de empatia no comportamento do usuário e a melhor maneira de fazer seu usuário interagir com o CTA é torná-lo envolvente o suficiente para atrair seu interesse.
Ferramentas para crar microinterações
Conheça algumas ferramentas que você pode usar para criar tarefas específicas de microinteração:
Framer

Ferramenta de UX voltada para o Design de Interação. Trata-se de um plataforma gratuita que permite criar designs interativos de UI e UX para qualquer tipo de aplicativo ou site.
Origami Studio

Ferramenta multifunções, a Origami Studio conta com recursos de animação e prototipagem. Essa solução de design permite organizar componentes visualmente e combiná-los de forma interativa.
ProtoPie

O ProtoPie é a ferramenta de prototipagem mais fácil e totalmente livre de código. Ela ajuda equipes de design e suas empresas a criar protótipos altamente interativos e realistas para dispositivos móveis, desktop, web, IoT, entre outros.
Principle

O Principle para Mac é uma ferramenta de prototipagem UX que ajuda designers a criar interfaces de usuário animadas e interativas para web, dispositivos móveis e desktop.
Como o nome sugere, o Principle foi projetado sob medida para o sistema operacional Mac e é alimentado por Core Animation.
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