Linguagem C: entenda o que é, para que serve e por que aprender!
A linguagem C é conhecida por ser uma das mais importantes para a história da computação e ficou muito popular ainda nos anos 1980.
A linguagem C é conhecida por ser uma das mais importantes para a história da computação e ficou muito popular ainda nos anos 1980.
De lá para cá, muitas outras linguagens surgiram, mas a C continua sendo utilizada pelas empresas e também por quem quer aprender a programar.
Isso porque ela conta com algumas características específicas que fazem com que o estudante de programação tenha que prestar atenção em vários detalhes e, com isso, entenda ao certo o uso de variáveis, identificadores, ponteiros, memória e outros conceitos.
Geralmente, quem aprende a programar em linguagem C tem muito mais facilidade para aprender qualquer outra linguagem mais moderna, que nem sempre conta com tantos detalhes assim.
Conheça mais sobre a linguagem C, entenda seus principais fundamentos e veja porque vale a pena aprendê-la!
Glossário
O que é linguagem C?
A linguagem C é um tipo de linguagem de programação que se tornou muito popular na década de 1980 pois possibilitou um tempo de execução mais baixo, além de ter trazido uma sintaxe mais simples (para aquela época).
Assim, era possível criar programas mais rápidos e de maneira mais simplificada, a partir de uma estrutura com bem menos elementos do que acontecia anteriormente.
Essa linguagem é utilizada até hoje pelas empresas (de maneira geral ou em projetos específicos) pois tem alta capacidade de portabilidade, já que a maioria dos compiladores conseguem entendê-la.
Pode ser utilizada para criar diferentes tipos de software, desde os tradicionais para computadores até funcionalidades para sistemas operacionais.
Muitas pessoas optam por aprender a programar a partir da linguagem C pois escrever um código com ela exige atenção em vários pontos de sua estrutura, já que conta com várias “regrinhas” para funcionar da maneira correta.
Com isso, o futuro programador consegue ter uma visão mais geral sobre o programa e, depois, consegue aprender outras linguagens mais simples com muito mais facilidade.
Quais os fundamentos da linguagem C?
O primeiro passo para aprender a programar em linguagem C é entender seus fundamentos. Toda linguagem de programação conta com suas próprias regras, considerando sintaxe, identificadores, variáveis, funções e mais.
Para um programa em linguagem C funcionar é preciso que tenha funções, variáveis definidas e as bibliotecas necessárias, além de estar estruturado da maneira correta. Acompanhe a seguir para entender mais sobre isso.

Sintaxe
A sintaxe refere-se a como a linguagem C precisa ser escrita que seja compilada da maneira correta e o computador a entenda.
Ou seja, trata-se de regras de estrutura e palavras que devem ser seguidas. Como regras de poruguês, mas com a linguagem C em vez da língua portuguesa.
- é preciso colocar as bibliotecas a serem utilizadas no cabeçalho do programa (#include <nome-biblioteca>);
- também é preciso definir as constantes no cabeçalho (#define);
- os comentários podem ser colocados entre /* */ (mais de uma linha) ou após // se for de apenas 1 linha;
- após cada comando da linguagem C é preciso colocar ; no final;
- o programa C precisa estar identado para evitar erros e melhorar o tempo de execução;
- todas as variáveis precisam ser declaradas antes de serem utilizadas em algum comando;
- as variáveis são de tipagem estática, ou seja, têm sempre o mesmo tipo por todo o programa;
- existem palavras reservadas pela própria linguagem, que não podem ser utilizadas para o programa em si.
Essas são as regras principais da sintaxe da linguagem C, mas também é possível encontrar mais informações na documentação oficial da linguagem. Uma dica é sempre ter essas informações abertas na hora de programar, para conseguir tirar dúvidas rapidamente.




Variáveis
As variáveis são espaços de memória identificados por nomes (identificadores, como veremos a seguir). A partir delas é possível atribuir um valor para aquele espaço de memória, que pode ser utilizado em outros momentos do programa.
Para reservar um espaço na memória, é preciso declarar de qual tipo será a variável antes de colocar o nome.
Isso porque cada tipo reserva uma quantidade diferente de espaço na memória. Por exemplo, o tipo int reserva espaço de 4 bytes, que é o necessário para alocar um número inteiro.
Veja os principais tipos de variáveis:
- int: recebe apenas números inteiros (de -32767 até 32767);
- float: rece números reais com até 6 dígitos de precisão;
- double: também recebe reais, mas com até 10 dígitos de precisão;
- char: recebe letras e símbolos. Precisa declarar entre colchetes a quantidade;
- string: recebe uma sequência de caracteres, ou seja, uma palavra.
Para fazer a declaração de variável usa-se a seguinte estrutura:
tipo NomeDaVariavel;
ou
tipo NomeDaVariável = X; // já atribui o valor na declaração
Toda variável precisa ser declarada antes de ser utilizada, podendo ser de caráter global (para todas as funções) ou local (apenas dentro da função em que foi declarada).
Identificadores
São os nomes dados às variáveis, ou seja, a maneira como elas são identificadas por todo o programa depois de serem declaradas. Para que o compilador entenda, é preciso seguir algumas regras para nomear as variáveis.
- o nome da variável precisa iniciar por uma letra ou por _ (underscore);
- depois da primeira letra é possível utilizar letras, números ou _;
- a linguagem C é case sensitive, ou seja, reconhece se a letra é maiúscula ou minúscula, e isso faz diferença nos nomes das variáveis (a variável nome é diferente de Nome);
- é comum utilizar letras maiúsculas para facilitar a leitura de identificadores com mais de uma palavra (NomeDaPessoa);
- pode ter no máximo 31 caracteres.
É esse nome, ou seja, identificador, que deverá ser utilizado toda vez que você precisar atribuir um valor àquela variável específica. Por isso, é indicado sempre colocar nomes facilmente reconhecidos, para facilitar o entendimento do código.
Constantes
Como o nome sugere, constantes são variáveis que não sofrerão troca de valor em nenhum outro momento do código. Ou seja, terão aquele valor sempre constante durante toda a compilação.
Diferentemente das variáveis, as constantes são declaradas logo no cabeçalho do código, junto com as bibliotecas, pois têm caráter global. Também têm estrutura diferente:
#define NOMEDACONSTANTE valordaconstante // sem ;
Bibliotecas da linguagem C
Para conseguir compilar um código, a linguagem C conta com diferentes bibliotecas que permitem o uso de funções específicas dentro do código. Para isso, é preciso indicar, no código, que você deseja incluir aquela biblioteca antes de executá-lo.
As bibliotecas são incluídas logo no cabeçalho do programa, junto com as constantes. A estrutura de inclusão de bibliotecas é:
#include <nomedabiblioteca>
Existem diversas bibliotecas que podem ser utilizadas em um código de linguagem C, desde a que faz a pontuação da língua portuguesa até a que contém diferentes funções matemáticas, que podem ser utilizadas no código apenas se essa biblioteca estiver inserida.
Para conhecer as bibliotecas possíveis, é só acessar a documentação oficial. Além disso, também é possível criar sua própria biblioteca e estrutura e inseri-la no código. É preciso criá-la como .h e colocá-la no mesmo diretório da função main.
Algumas das principais bibliotecas da linguagem C são:
- stdio.h: funções de entrada e saída padrão (mostrar um texto ou receber do teclado);
- stdlib.h: funções de conversão, ordenação, etc;
- math.h: funções matemáticas;
- stdlib.h: funções da biblioteca padrão, como exit, abort e sleep.
Funções
As funções são as partes principais de qualquer código de programação. São uma sequência de comandos que são repetidos todas as vezes em que são chamadas.
Assim, em vez de fazer todas as funcionalidades dentro da função principal, você consegue criar funções separadas que recebem um valor da função principal (parâmetros), os processam, e devolvem um resultado/valor do mesmo tipo da função.
Para declarar uma função, usa-se a estrutura
tipo NomeDaFuncao (parâmetros){



comandos da função;
return valor;
}
Na hora de utilizar a função, é só chamá-la pelo identificador e passar os parâmetros que ela solicita (que foram definidos na estrutura básica da função):
NomeDaFuncao(parametros);
Na linguagem C, todo programa é constituído por um conjunto de funções. A função principal, chamada de main, é a que é compilada pelo programa.
Algumas funções são padrões da linguagem C e estão presentes nas bibliotecas utilizadas. Um exemplo são as funções printf e scanf.
- printf: mostra um valor na tela;
- scanf: recebe um valor digitado pelo usuário e aloca na variável indicada;
A estrutura dessas funções são:
- printf(“%x\n“, i);
/* %x é placeholder, o que está escrito após a vírgula entrará nesse espaço. O \n indica o programa para pular uma linha depois do fim do texto. i representa o texto a ser escrito.
/*
- scanf(“%f”,&r);
/* O %f é um placeholder que indica que o valor a ser recebido é um float. Se for inteiro, por exemplo, usa-se %d. O &r indica a variável em que será recebido o valor.
*/
Qual a diferença entre C e C++?
Além da linguagem C, existem outras baseadas nela que também são muito conhecidas e utilizadas. É o caso da linguagem C++ e C#.
A linguagem C++ é vista como uma evolução da linguagem C, pois foi desenvolvida ainda nos anos 1980 para corrigir limitações. Por exemplo, a linguagem C++ é orientada a objetos, enquanto a C é estruturada.
A orientação a objetos é um paradigma de programação que permite funcionalidades ainda maiores e mais específicas e é utilizada para a maior parte das aplicações atualmente. Na linguagem C, esse tipo de estrutura orientada a objetos não consegue ser feita.
No caso do C#, é uma linguagem mais nova, criada nos anos 1990, também com base na linguagem C. Nesse caso, foi modificada para atender às necessidades de aplicações criadas em .NET Framework.
Essa solicitação foi feita pela Microsoft, que buscava uma linguagem com menor tempo de execução mas que considerasse o que já existia na empresa, que era feito em .NET.
Aprenda programação e construa o futuro com a Awari!
Viu a quantidade de detalhes que é preciso entender para aprender a programar? Mas pode ficar tranquilo, pois, com a prática, esse tipo de conhecimento fica cada vez mais intuitivo e natural para o programador.
O importante mesmo é aprender bem essa base para, depois, conseguir entender qualquer outro tipo de linguagem. Vale lembrar que nem toda linguagem conta com essa quantidade toda de detalhes, tendo uma sintaxe mais simples.
É exatamente por ser um conhecimento bastante específico que os programadores têm carreiras promissoras e bem remuneradas na área da tecnologia. Já pensou entrar para o setor que mais cresce no mundo?
Conheça os cursos da nossa Trilha de Programação e comece a trilhar sua carreira no mundo do desenvolvimento!


