O que é Desk Research e como conduzir esse tipo de pesquisa?
Se você já conhece um pouco sobre UX Design, deve saber o quanto o trabalho de pesquisa é fundamental para conhecer os usuários de um produto e entender suas necessidades.
Se você já conhece um pouco sobre UX Design, deve saber o quanto o trabalho de pesquisa é fundamental para conhecer os usuários de um produto e entender suas necessidades.
Basicamente, existem dois tipos de pesquisa: a primária (onde os UX researchers coletam informações por meio de entrevistas, observações etc.) e a secundária (busca de dados compilados de descobertas anteriores). O Desk Research se enquadra nessa segunda categoria.
Continue lendo para conhecer mais a fundo o método Desk Research, além de aprender, passo a passo, como conduzir esse tipo de pesquisa.
Glossário
O que é Desk Research?
Desk Research (ou pesquisa secundária) é um método de pesquisa que explora dados secundários, como documentos e resultados de pesquisas anteriores, a fim de obter informações sobre algum tópico.
O principal objetivo desse tipo de pesquisa é coletar dados e insights que aprofundem a compreensão das equipes de UX sobre os problemas e necessidades dos usuários, assim como subsidiar a tomada de decisões.
Esse método geralmente deve ser usado antes de iniciar qualquer projeto de Design de Produto. Dessa forma é possível avaliar estudos anteriores e aproveitar dados já existentes.
Essas informações podem ser tanto qualitativas ou quantitativas e incluem de tudo, desde tendências de marketing até relatórios de consumidores e pesquisas acadêmicas.
Além disso, a Desk Research permite ter certeza de que foram feitas as perguntas certas durante a pesquisa primária.
Vantagens e desvantagens da Desk Research no processo de UX design
Qualquer método de pesquisa tem lá seus prós e contras. Portanto, você precisa avaliar quais são eles antes de decidir se a Desk Research é o recurso certo para o seu projeto.



A seguir, confira as principais vantagens de adotar esse tipo secundário de pesquisa:
- Baixo custo: o primeiro benefício de realizar uma Desk Research é que não custa quase nada. Na maioria das vezes, você só precisa ter um computador e conexão com a internet para realizar esse tipo de pesquisa;
- Rapidez: a pesquisa secundária é muito mais rápida de conduzir. Com a ajuda da tecnologia e usando fontes públicas, as informações podem ser coletadas rapidamente;
- Disponibilidade de informações: os dados pré-coletados estão prontamente disponíveis para análise em uma ampla variedade de fontes;
- Clareza: a Desk research impulsiona e agrega valor às ações de pesquisa primária.
- Escalabilidade: tem a ver com os grandes conjuntos de dados usados em pesquisas secundárias.
Já em relação às desvantagens, aqui estão as principais:
- Baixa confiabilidade: é mais arriscado confiar nos dados coletados pela Desk Research pois há o risco de essas informações estarem desatualizadas. Algumas estatísticas e banco de dados costumam ser atualizados apenas uma ou duas vezes por ano;
- Dificuldade para encontrar dados específicos: a pesquisa secundária é útil para estabelecer uma compreensão do tópico de pesquisa, mas não é aconselhável chegar a conclusões apenas com base no resultado da pesquisa documental;
- Falta de controle sobre os participantes: os dados que você coleta ou analisa na Desk Research são baseados na pesquisa realizada por outras pessoas. Portanto, você não pode controlar os participantes da pesquisa e os métodos usados por eles;
- Necessidade de modificação: os dados secundários muitas vezes precisam ser modificados antes do uso real para fins de pesquisa. Isso é necessário para ajustá-los de acordo com a necessidade do projeto;
- Verificação e interpretação: especialmente ao trabalhar com grandes conjuntos de dados, pode levar algum tempo para analisar e revisar para garantir que as informações sejam adequadas para sua pesquisa.
Diferenças entre entre a pesquisa primária e pesquisa secundária
A pesquisa primária é uma pesquisa auto-conduzida que reúne dados para responder a um conjunto de perguntas. Ela geralmente envolve coletar dados brutos direto da fonte por meio de entrevistas e pesquisas de campo. Em outras palavras, todos os dados obtidos são em “primeira mão” .
Os métodos de pesquisa primária incluem pesquisas de mercado , questionários, grupos focais (Focus Group), etc. Em comparação com a pesquisa secundária, ela leva mais tempo, custa mais e exige mais recursos.
Já a pesquisa secundária, por outro lado, é a síntese ou resumo de pesquisas existentes e utiliza informações obtidas anteriormente de várias fontes. Seus métodos incluem a coleta de dados da Internet, bancos de dados governamentais, relatórios e estudos acadêmicos, para citar apenas alguns.
Como encontrar dados para a Desk Research?
Aqui estão algumas categorias de fontes que você pode usar para obter dados para a sua Desk Research:
- Produtos já existentes: produtos que já existem no mercado são fontes úteis para obter dados sobre experiência do usuário, interações, ideias, preços, classificações etc. Mergulhe no que já existe no mercado para encontrar dados relevantes para a Desk Research.
- Dados disponíveis na Internet: as informações disponíveis online podem ser baixadas com apenas um clique. A maior parte desses dados é disponibilizada de forma gratuita e contém informações que você pode usar para atender às suas necessidades de pesquisa. No entanto, é preciso considerar sites confiáveis para coletá-las;
- Agências governamentais e não-governamentais: os dados para pesquisa secundária também podem ser coletados em sites e portais oficiais do governo e também de ONGS, ambos geralmente publicam relatórios e levantamentos que podem ser úteis para a sua pesquisa;
- Bibliotecas públicas: as bibliotecas públicas são outra boa fonte de pesquisa de dados. Esses locais são um verdadeiro repositório de documentos dos quais informações relevantes podem ser extraídas tanto de livros quanto de outras fontes físicas;
- Instituições de Ensino: a importância de coletar dados de instituições de ensino para pesquisa secundária é muitas vezes negligenciada. Contudo, mais pesquisas são feitas em faculdades e universidades do que em qualquer outro setor. Embora os dados coletados por essas instituições sejam usados principalmente para pesquisa primária, muitas empresas costumam solicitar esses dados;
- Conteúdo jornalístico: notícias de jornais, reportagens, entrevistas e matérias jornalísticas fazem parte de outra categoria de fonte de dados que você pode explorar na sua Desk Research. Esses conteúdos, de modo geral, reúnem informações em primeira mão sobre desenvolvimento econômico, agenda política, mercado, segmentação demográfica e temas semelhantes.
Passo a passo para conduzir a Desk Research
Semelhante a qualquer pesquisa, a pesquisa secundária também tem um processo. Confira abaixo todas as etapas para realizar a Desk Research:
Passo 1. Defina o objetivo da sua pesquisa
Antes de iniciar a pesquisa, identifique o que você quer saber ou qual pergunta precisa responder. Sem um objetivo pré-determinado, será difícil determinar se as informações encontradas são relevantes ou não para o seu projeto.
Portanto, estabeleça objetivos e defina um caminho claro para as perguntas que você deseja responder. Depois disso, liste quaisquer atributos de pesquisa que sejam relevantes.
Por fim, tenha uma ideia aproximada da quantidade de dados que deseja coletar para saber quando passar para a próxima etapa.
Passo 2. Escolha das fontes
Nesta etapa, você deve mapear e escolher quais fontes são mais adequadas para a sua pesquisa. Quais fontes têm mais probabilidade de trazer os melhores resultados? Seria o caso de usar apenas a internet? Ou também seria válido recorrer a bibliotecas físicas?
Além de economizar tempo, esse planejamento ajudará a manter o foco na pesquisa.
Passo 3. Defina um prazo
Ter um prazo definido ajudará a guiar o processo de processo de pesquisa. Defina quanto tempo você pretende investir para conduzir sua Desk Research (somente algumas horas? dias? semanas?).



Mantenha um cronograma apertado e proponha prazos realistas para ajudar sua produtividade e sua eficiência de pesquisa.
Passo 4: Conduza a pesquisa
É hora de partir para a prática e realizar sua pesquisa. Mas lembre-se de ter em mente: seu objetivo, o prazo e as fontes confiáveis.
Use o método que achar melhor para identificar e reunir as informações necessárias: resumir, arquivar, destacar ou copiar.
Lembre-se de buscar visões diferentes sobre o mesmo problema. Não caia no chamado “viés de confirmação”, onde você coleta apenas dados que confirmam sua suposição.
Busque informações que possam contradizer as ideias iniciais para trazer outras perspectivas que serão essenciais na análise dos dados.
Passo 5: Análise de dados
Uma etapa crucial da Desk Research é analisar os dados coletados. Primeiro, leia atentamente as informações e revise todas as descobertas.
Em seguida, aprofunde seu estudo: compare os resultados de diferentes fontes e defina a importância de cada uma.
Também é importante verificar se a pesquisa respondeu às questões e atendeu ao objetivo proposto. Se não, será preciso refazê-la e verificar se o objetivo precisa ser alterado.
Por fim, organize os dados finais de forma que outras pessoas possam visualizá-los e interpretá-los. Você pode formalizar suas descobertas por meio de um relatório ou apresentação.
Quer ingressar na área de Design? Conheça a Awari!
A Awari é uma plataforma de ensino completa que conta com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira para você dar seu próximo passo profissional.
Conheça nossa trilha de Design e confira os nossos cursos de UX/UI com jornada personalizada e materiais complementares desenvolvidos por especialistas no mercado.


