DesignOps: o que é e como se tornar um profissional da área
É comum que no ambiente das startups os profissionais T-shaped sejam mais valiosos, pelo menos no início da jornada.
É comum que no ambiente das startups os profissionais T-shaped sejam mais valiosos, pelo menos no início da jornada.
Isso porque a pessoa que tem um perfil T-shaped é aquela que sabe fazer de tudo um pouco e pode cobrir um colega caso seja necessário.
Além do mais, com poucos recursos humanos e financeiros, o começo de uma empresa demanda que as pessoas colaborem umas com as outras para fazer as coisas acontecerem.
Contudo, conforme o negócio vai dando certo e as equipes vão aumentando de tamanho e de responsabilidade, é importante prestar atenção nos processos e fluxos de trabalho para que estes não sejam criados na base da gambiarra, ou seja: do jeito que dá.
E o DesignOps é sobre isso: criar, gerenciar e otimizar processos voltados para equipes de design.
Pode ser tanto uma pessoa quanto uma mentalidade, como veremos neste conteúdo.
Glossário
O que é DesignOps?
DeisgnOps é um termo que se refere às operações do design, e representa uma pessoa ou uma mentalidade voltada ao planejamento, gerenciamento e otimização dos processos de design de produto dentro de uma empresa.
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre A Startup Enxuta, obra literária importantíssima de Eric Ries que funciona como uma bíblia para as startups que trabalham com metodologias ágeis.
De maneira resumida, o livro explica, num grande passo a passo, como as empresas jovens devem se guiar para agilizar processos, errar e corrigir os erros rapidamente, não perder o timing e nem sufocar com fluxos burocráticos de trabalho.
A filosofia do DesignOps vem para contribuir com a agilidade, assertividade e qualidade no trabalho dos designers.
Dessa maneira, ao invés de se preocuparem com processos, ferramentas e tarefas que fogem de sua alçada, o time pode focar única e exclusivamente no que foi contratado para fazer: o design.
Dave Malouf, um dos criadores do termo DesignOps, diz que envolve tudo que dá suporte ao trabalho, métodos e processos do design.
Por isso dizemos que o DesignOps não necessariamente é uma pessoa, mas pode ser uma mentalidade.
Se uma empresa nutre um mindset voltado à organização, gerenciamento e otimização de processos, não necessariamente precisa de uma pessoa 100% dedicada a isso, dependendo do tamanho da equipe.
De acordo com Fabrício Teixeira, co-fundador da UX Collective, a partir dos 40-50 membros no time de designers já é necessário pensar em um profissional dedicado a desempenhar as funções de DesignOps.
O que faz um profissional de DesignOps
A partir do momento que você se transforma em um profissional de DesignOps, então precisa ter em mente que vai precisar desempenhar determinadas funções que envolvem a geração e manutenção de processos relacionados a:
- Ferramentas;
- Infraestrutura;
- Fluxos de trabalho;
- Pessoas;
- Governança.
Pense como se fosse um gerente de projetos que também toma conta das demandas da sua equipe.
Para poder trabalhar, a equipe precisa de ferramentas e infraestrutura. Se esse time fosse de pedreiros, por exemplo, eles precisariam de martelos, marretas, esquadros, desempenadeiras etc: ferramentas.
Além disso, os pedreiros precisam de um espaço para descansar, almoçar, precisam ter água à vontade e um plano de trabalho: infraestrutura.
Os pedreiros também precisam saber o que fazer a cada dia na obra: quando chega o material de construção, quando será feito o alicerce, quem ficará responsável por qual etapa do processo e quanto tempo terão disponível para cada passo: fluxos de trabalho.
Outro aspecto importante: quais profissionais são melhores em cada função? Existem aqueles que assentam melhor os tijolos, outros são especialistas em contrapiso. Saber identificar quantas e quais pessoas farão parte do projeto é fundamental.
Já a governança de uma obra faz referência aos quesitos técnicos, jurídicos e burocráticos do trabalho: como e quando serão feitos os pagamentos, ficar de olho no cumprimento do contrato, avaliar faltas e desempenho dos pedreiros etc.
É responsabilidade do profissional de DesignOps prezar pela cultura da organização, coerência e agilidade.
A pessoa precisa ser designer para cumprir esse papel? Não necessariamente, mas é essencial que ela conheça o trabalho de um designer, saiba identificar pontos fortes e fracos de um expert da área e consiga compreender e dominar as terminologias, ferramentas, workflows e tudo que envolve esse universo.
Quem vem da gestão de projetos pode se dar bem na área, mas o background em design também é fundamental.
Qual é o perfil desse profissional
Cada empresa tem as suas necessidades, sua cultura e suas características, portanto as habilidades do profissional ideal para DesignOps podem variar.
Mas algumas skills não mudam: sempre serão importantes para o perfil de um bom especialista da área. Veja a seguir.
Liderança
A liderança é uma soft skill importante não apenas para ser um DesignOps, mas para gerir a sua carreira como um todo, então recomendamos o aprofundamento nos estudos.
É uma habilidade que pode ser desenvolvida, mesmo que seja para liderar a si próprio. Lembre-se: nem sempre o líder é o chefe de uma organização. A liderança é uma habilidade que qualquer pessoa pode ter e aperfeiçoar.
Empatia
Empatia é fundamental para compreender as necessidades do time e ter uma escuta mais ativa; o melhor processo é aquele que é ideal para todos os envolvidos.
Gestão de projetos
Já dissemos que a gestão de projetos é uma habilidade importante para um DesignOps, afinal de contas ele será responsável por gerir e otimizar as operações do design. Com isso, precisa ser um exímio gerente de projetos – e às vezes de pessoas também.
Organização
Organização, disciplina e facilidade em implementar metodologias são outras características essenciais para uma pessoa que deseja trabalhar com DesignOps, uma vez que será responsável pela otimização dos processos e fluxos de trabalho dos designers.
Vantagens do DesignOps
Produtividade, eficiência, confiança e segurança são aspectos que aumentam consideravelmente depois da implementação de um profissional ou da mentalidade das operações do design.
Outros benefícios esperados envolvem a participação em temas mais estratégicos por parte dos designers, que se veem livres para se dedicar 100% aos projetos, com mais tranquilidade e apoio.
Automatização de processos, contribuição para uma cultura forte e a possibilidade de promover os valores de um design bem feito são outras vantagens que uma empresa pode obter através desse posicionamento.
A longo prazo, é possível prever que todos esses pontos de melhoria se transformem em um resultado ainda mais palpável: amadurecimento e aumento da responsabilidade e eficiência da equipe de designers, de onde podem surgir novas ideias, novos produtos e novos faturamentos para a corporação.
Perfil de empresas que contratam pessoas para DesignOps
Como dissemos no item sobre o que é DesignOps, as empresas que demandam profissionais dedicados já estão num patamar mais elevado de colaboradores, infraestrutura e desenvolvimento.
Além disso, é importante que o time de colaboradores seja expressivo — mais de 40 ou 50 pelo menos, só no departamento do design – e geralmente são corporações voltadas ao desenvolvimento e à tecnologia de produtos digitais, como aplicativos, SaaS (Software as a Service), bancos digitais etc.
Como se tornar um profissional de DesignOps? ?
Se você leu até aqui, sabe que para ser um profissional de DesignOps é imprescindível ter um bom background na área de design de produto.
Para criar esse background, nada melhor do que contar com a instituição de ensino que é a maior referência de cursos em UX/UI Design da América Latina, ou seja, a Awari.
A Awari é uma plataforma de ensino completa que conta com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira para você dar seu próximo passo profissional.Conheça nossas trilhas de conhecimento e confira os nossos cursos de UX e UI Design com jornada personalizada e materiais complementares desenvolvidos por especialistas no mercado.