O que é MLOps? Entenda como funcionam as operações de ML
Você já ouviu falar em MLOps? A função ainda não é tão conhecida no mercado brasileiro, mas promete ser um divisor de águas no uso de dados durante os próximos anos.
Você já ouviu falar em MLOps? A função ainda não é tão conhecida no mercado brasileiro, mas promete ser um divisor de águas no uso de dados durante os próximos anos.
Entenda melhor o que é essa área de atuação e porque vem se tornando cada vez mais importante dentro do mercado de tecnologia.
Glossário
O que é MLOps
O termo MLOps é a junção de ML (Machine Learning) com Operations. Basicamente, é a área que trata sobre a aplicação de um projeto de machine learning na prática.
Também é chamado de Engenharia de Machine Learning.
O intuito do MLOps é contribuir com uma produção de modelos de machine learning mais eficiente e confiável, aplicando boas práticas de desenvolvimento também nessa área.
Assim, é visto como uma união entre a Ciência de Dados e o Desenvolvimento de Software.
Uma realidade muito comum atualmente no mercado de dados é a construção de modelos de machine learning que, para serem colocados em prática, precisam passar por diferentes melhorias e mudanças.
Isso porque nem sempre o modelo é construído em integração com outros processos da empresa, pois a maneira de organizá-lo é diferente.
De maneira geral, a construção de modelos de Machine Learning não passa pelo mesmo processo de desenvolvimento de um software, por exemplo, pois os dados também são organizados de maneira diferente.
O objetivo do profissional de MLOps é unir os dois tipos de trabalho: a ciência de dados e construção de modelos de ML e as operações e aplicações desses modelos na prática. Por isso a sigla de Operations.



Para fazer essa “união” entre dois processos distintos, o profissional precisa ter conhecimentos em ciência de dados e Machine Learning e também ser um desenvolvedor e um conhecedor das boas práticas de desenvolvimento.
Diferença entre MLOps, DevOps e Cientista de Dados
O termo MLOps é também uma variação de outro já bastante conhecido no Brasil, o DevOps.
Um DevOps é aquele profissional que tem um conhecimento geral sobre desenvolvimento e, com isso, consegue organizar processos e projetos.
É um profissional que trabalha em conjunto com líderes e gerentes de produto, mas atuam mais especificamente com a equipe de desenvolvimento, contribuindo com as aplicações e o andamento do projeto.
Para ser um DevOps é preciso não apenas ser um bom desenvolvedor, mas também ter uma visão geral de negócios, das boas práticas de programação e de organização do dia a dia de um desenvolvedor.
Outra área que se relaciona obrigatoriamente com MLOps é a de Ciência de Dados. Na prática, o que acontece em muitas empresas é a presença de um cientista de dados para Machine Learning e um DevOps para o desenvolvimento, mas não a de um MLOps, que reúne as duas áreas.
Assim, as principais diferenças entre cada uma dessas áreas são:
- DevOps: focado no dia a dia do desenvolvimento, acompanha os programadores e é responsável pelo andamento do projeto, junto com outros líderes e gerentes;
- Cientista de dados: está focado no tratamento de dados e construção de algoritmos voltados a isso, não ao desenvolvimento. A partir disso, cria modelos de Machine Learning a serem aplicados no projeto. Porém, essa distância com o desenvolvimento pode fazer com que o modelo criado nem sempre se adeque, tornando o processo mais demorado;
- MLOps: é a união entre as duas áreas. É o profissional que tem conhecimentos em modelos de machine learning e desenvolvimento e, por isso, consegue criar algoritmos mais adequados com os dados do projeto, diminuindo refações e adaptações e, consequentemente, economizando tempo e dinheiro.

Vale dizer que todas essas áreas e profissionais são importantes para um negócio baseado em dados. Porém, o intuito é conseguir ter uma integração maior entre as áreas, para que os processos sejam cada vez mais ágeis e acompanhem a entropia dos próprios dados.
Qual a importância para os negócios
Ter um Engenheiro de Machine Learning (MLOps) vem se tornando um grande diferencial para as empresas dada a importância de um bom uso de dados para seu crescimento e relevância.
Não é à toa que os dados ganham cada vez mais “fama” no mercado. Negócios Data Driven, que se baseiam em dados para criar suas soluções, demonstram muito mais sucesso a longo prazo e conseguem ter ideias cada vez mais inovadoras.
Isso porque os dados são representações de comportamentos que, quando são analisados, mostram novas possibilidades de negócios.
O Machine Learning, por exemplo, consegue contribuir com diversas melhorias de um negócio, além de automatizar análises de dados e muitos outros processos.
Por todos esses usos e possibilidades, a área de dados é considerada uma das em maior ascensão dentro do mercado de tecnologia e, com isso, a área de MLOps também vem se destacando.
Os benefícios de ter uma área ou profissional MLOps na empresa são:
- Criação de modelos de ML muito mais aderentes com os dados;
- Implantação de modelos muito mais rápida e com resultados mais assertivos;
- Diminuição da refação do algoritmo de ML, evitando desperdícios de tempo e a tendência de mudança dos dados;
- Otimização do trabalho dos desenvolvedores;
- Mais processos podem ser automatizados;
- Atualizações de ML feitas mais facilmente pela interação bem feita desde o início.
Principais ferramentas para MLOps
As ferramentas de MLOps servem para facilitar a integração dos processos e das equipes. Existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas, de escolha do próprio MLOps, em conjunto com outros líderes e profissionais envolvidos.
Kubeflow
Uma das ferramentas mais conhecidas para o uso em MLOps pois tem código aberto e possibilita a integração em diferentes fases do desenvolvimento, desde a criação até o posterior gerenciamento.



Metafluxo
Utilizada tanto para Python quanto para R, é indicada para projetos com muitas equipes envolvidas, quando os projetos de Machine Learning são criados por mais de uma equipe, por exemplo. Por isso, é uma das ferramentas mais utilizadas em grandes empresas.
Pachyderm
Também de código aberto, utiliza o “ciclo de vida” dos dados como referência para organização da ferramenta: preparação, exploração dos dados, treinamento e aplicação. Um de seus maiores diferenciais é seu versionamento, feito em cada mudança de bit de dados, dando maiores possibilidades de retorno, quando necessário.
Kedro
Com essa ferramenta é possível criar modelos de Machine Learning seguindo fluxos de Engenharia de Software, considerando organização, versionamento, modularidade dos códigos, entre outras funções. Também é muito utilizado para monitoramento do MLOps e gerentes de produto, sendo uma opção para médias e grandes equipes.
Azure Machine Learning
Ferramenta da Microsoft, é uma das ferramentas mais completas de MLOps e indicada também para grandes empresas e quando há equipes diversas trabalhando no mesmo modelo de Machine Learning. Além do versionamento, contribui com testes e monitoramento de modelos. Também conta com funções referentes ao gerenciamento de projeto, mantendo tudo em um só lugar para facilitar a integração.
Torne-se um MLOps ou Engenheiro de Machine Learning com a Awari
Como vimos, trabalhar como MLOps exige conhecimentos diversos em diferentes áreas, pois a integração entre ciência de dados e desenvolvimento é sua função principal.
Por isso, ter conhecimentos em Ciência de Dados e construção de modelos de Machine Learning é um ponto primordial.
Além disso, indo para o lado do desenvolvimento, o profissional precisa conhecer o dia a dia de trabalho dos desenvolvedores e entender seus processos para poder integrá-los com a área de Machine Learning.
Os conhecimentos e habilidades mais importantes para se tornar MLOps são:
- conhecimento em Ciência de Dados;
- saber construir de modelos de Machine Learning;
- desenvolvimento de software, de maneira geral;
- conhecer e aplicar as boas práticas de desenvolvimento;
- ter conhecimento sobre a rotina de desenvolvedores;
- aplicação de Metodologias Ágeis em dados;
- capacidade de gerenciamento de equipes;
- utilização de ferramentas para facilitar o trabalho;
- visão geral sobre o negócio;
- trabalho em equipe com outros líderes e gerentes.
Ou seja, é possível unir seus conhecimentos de desenvolvedor(a) com o de ciência de dados e construir soluções muito mais assertivas para a empresa.
Com isso, se tornar um MLOps é uma ótima opção para desenvolvedores que querem migrar para a área de dados sem deixar de lado seus conhecimentos da prática de construção de um produto.
O conhecimento em Data Science é um ótimo caminho para entrar para o mercado de tecnologia, pois os dados serão fonte cada vez mais valiosa de informações e, consequentemente, novas ideias.
? Quer se tornar um expert em Ciência de dados? Vem pra Awari!
A Awari é uma plataforma completa com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira na área de Dados.
Conheça nossos cursos de Data Science, com intensivos de Ciência de Dados, Machine Learning, Engenharia de Dados e Data Analytics. Saiba mais sobre a nossa jornada personalizada e materiais complementares feitos por especialistas no mercado.


